fbpx
Empreendedorismo

Pinhais é a 4ª cidade paranaense com maior número de empresas inscritas no Prêmio Nacional de Inovação

Premiação é concedida pela Confederação Nacional das Indústrias e Sebrae; e atesta o potencial de empresas e ecossistemas, quanto a processos inovadores

O município de Pinhais, situado na Região Metropolitana de Curitiba, é o quarto município paranaense em número de empresas participantes do Prêmio Nacional de Inovação. O prêmio é concedido anualmente pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI), reconhecendo o potencial de inovação de empresas em diversas categorias, como Gestão da Inovação, Inovação de Produto, Inovação em Processos de Negócio, Inovação para Sustentabilidade, Pesquisador Inovador e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho.

A cerimônia de premiação ocorrerá no dia 26 de setembro, e Pinhais concorre também na categoria Ecossistema de Inovação. No Paraná, Curitiba, Londrina, Maringá, Pinhais e São José dos Pinhais, pela ordem, estão entre os municípios com maior número de inscritos.

Segundo Paulo Grochowicz, consultor do Sebrae/PR, o prêmio é um reconhecimento às empresas que implementam novas ações e gerenciam seus processos de maneira inovadora.
“Este resultado reflete o esforço do ecossistema de inovação de Pinhais. A mobilização dos parceiros possibilitou que tivéssemos acesso e conhecimento de mais ideias inovadoras. Muitas, inclusive, foram capazes de apresentar com qualidade seus casos de projetos inovadores, que agora têm a possibilidade de ganhar destaque nacional”, afirma o consultor.

A prefeita de Pinhais, Rosa Maria de Jesus Colombo, afirma que o município tem o compromisso de promover a inovação como parte fundamental do desenvolvimento econômico. Para isso, tem implementado ações como a instituição da lei de inovação.

Para a prefeita de Pinhais, Rosa Maria, resultado reflete investimentos do município em inovação. Foto: divulgação.

“Um exemplo de incentivo que fortalece o desenvolvimento tecnológico e a inovação é o Programa de Desenvolvimento Econômico, que prevê a concessão de tratamento tributário diferenciado para empresas com foco nesses aspectos. Atualmente, existem várias ações em andamento para a criação de startups, em parceria com empresas e instituições de ensino, como a Faculdade de Pinhais e o Instituto Federal do Paraná”, cita a prefeita.

Oportunidade internacional

Fundada em 2000, a Heige Extratos Vegetais, da empreendedora Ana Heemann, é um exemplo de empresa de Pinhais que investe na inovação e tem participado de várias premiações nos últimos anos.

“Quando participamos, nosso objetivo primário é contribuir para a sociedade, gerando inovações que, muitas vezes, não conseguiríamos sozinhos. A partir da visibilidade

gerada através de nossas participações em diversos concursos, que tivemos a oportunidade de criar mais produtos que atualmente são vendidos nos Estados Unidos e na Alemanha.”, relata Ana.

Segundo a empresária, o Sebrae/PR desempenhou papel crucial em todo o processo.

“A Heige nasceu dentro do Sebrae e seguimos juntos até hoje, trabalhando sempre em colaboração. O resultado disso é que temos conseguido agregar mais valor aos nossos produtos e expandir nossa presença para diferentes regiões e países”, conclui a empresária.

Sobre o PNI

Prêmio Nacional de Inovação (PNI) chega à 8ª edição com 3.005 inscritos, o maior número dos últimos anos. Esse é o recorde desde a 5ª edição, em 2017, quando a premiação recebeu 3.987 inscrições. Naquele ano, no entanto, ainda existia a categoria ALIs (Agentes Locais de Inovação) – o que justifica essa maior quantidade de inscritos.

Organizado pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), o PNI é o principal reconhecimento de iniciativas inovadoras no país.

O estado com o maior participação nesta edição é São Paulo, com 600 inscrições. Na sequência, aparecem Santa Catarina (369), Paraná (247), Pernambuco (224) e Minas Gerais (219).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo