Geral

FAS continua até segunda com serviço especial nas ruas de Curitiba

 

As baixas temperaturas e a chuva continuam no Paraná e com isso a Prefeitura de Curitiba estendeu as ações intensificadas para resgate de pessoas em situação de rua.

O trabalho de abordagem social, que já é executado 24 horas por dia, será ampliado nas noites desta quarta-feira (7/9), domingo (11/9) e segunda-feira (12/9), quando poderão ser registradas temperaturas mínimas de 7 graus, de acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Nas noites de quinta (8/9), sexta (9/9) e sábado (10/9), há previsão de temperaturas mais altas.

O trabalho intensificado faz parte da Ação Inverno – Curitiba que Acolhe e é feito sempre que há previsão de temperaturas abaixo de 8 graus. Das 18h a 1h, mais equipes de abordagem social vão percorrer as ruas de toda a cidade, em busca de pessoas que estejam desprotegidas para ofertar acolhimento.

Educadores sociais da Fundação de Ação Social (FAS) farão a busca de desprotegidos em roteiros já identificados e estabelecidos, nas dez regionais da cidade, além de atenderem solicitações que chegarem à Central 156.

“O objetivo é abordar as pessoas que estão nas ruas desprotegidas e oferecer serviços, principalmente de acolhimento e assim evitar o risco de hipotermia”, explica a presidente da FAS, Maria Alice Erthal.

Durante o dia, nas regionais, a abordagem à essa população é feita pelos Centros de Referência Especializados de Assistência Social (Creas) e, nos demais horários da noite, pela Central de Encaminhamento Social (CES), que funciona 24 horas por dia e sete dias na semana.

Mais vagas

Para garantir acolhimento à população em situação de rua, a FAS amplia o número de vagas durante as noites em que são realizadas ações intensificadas. São, inicialmente, 200 vagas a mais em duas unidades emergenciais. Com isso, a FAS conta com 1.452 vagas de acolhimento, número que pode aumentar de acordo com a demanda.

Nos abrigos, os acolhidos encontram local para banho, roupa limpa, alimentação e cama quente.

Pessoas em situação de rua com problemas de saúde, além de serem monitoradas constantemente pelas equipes, que já conhecem cada caso, podem ser encaminhadas para unidades de saúde do município. Para aqueles que recusarem acolhimento, as equipes de abordagem distribuem cobertores e mantas térmicas.

Os animais de estimação também são transportados com seus tutores. Para isso, a FAS mantém em suas Kombis para abordagem social caixas para animais de até médio porte. Para esses casos, o acolhimento é feito na Praça Solidariedade, complexo de atendimento à população de rua que possui canis.

Ajuda pelo 156

A Prefeitura pede a ajuda da população para proteger as pessoas em situação de rua.

A orientação é para que entrem em contato com a Central 156, por telefone, site ou pelo aplicativo Curitiba 156, sempre que avistarem alguém nessa condição.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Havaianas é o uniforme oficial dos brasileiros durante os Jogos Olímpicos

São Paulo, julho de 2024 – A Havaianas, patrocinadora oficial dos comitês olímpico e paralímpico brasileiros,…

3 minutos ago

Férias de julho: Curitiba tem programação especial para toda família

Durante o período de férias escolares, os pais precisam de muita criatividade para manter as…

4 horas ago

Expositores da feira itinerante Londrina Criativa têm presentes personalizados da cidade

Panos de prato, bate-mão e até toalhas de lavabo personalizados com bordados e desenhos característicos…

5 horas ago

Conexões Urbanas tem exposição de grafite, hip hop e até pintura ao vivo no Norte Shopping

Exposição de grafite, live painting, flash tattoo e muito hip hop estão na programação do…

6 horas ago

ACAFE e LIDE SC se unem para propor Lei de Incentivo à Inovação

A edição especial do LIDE Tendências SC, realizada na última sexta-feira (5), no Rooftop Floripa…

7 horas ago

Como utilizar recursos audiovisuais para aprender inglês

Há vários recursos que você pode utilizar para aprender inglês, como por exemplo os recursos…

7 horas ago