Em abril, a Prefeitura de Curitiba sancionou a lei que implementa o Selo Empresa Amiga dos Animais. Na ocasião, também foi lançado o edital de credenciamento de clínicas veterinárias que tenham interesse em participar do Programa Municipal de Castração Gratuita. Na cerimônia de sanção, estiveram presentes o prefeito em exercício, Eduardo Pimentel; a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias e o vereador Tico Kuzma, autor da lei.
Uma das seis primeiras empresas contempladas com o selo foi a Favretto Mídia Exterior. A empresa irá veicular a campanha de adoção em seus ativos publicitários espalhados pela cidade. “Estamos muito honrados em receber este selo de apoio à causa animal, pois sabemos que a proteção e o bem-estar dos animais são temas de extrema importância para a nossa sociedade”, declarou a coordenadora financeira da empresa, Nelci Brasil Soares Fonseca, que recebeu o selo em nome da empresa durante a cerimônia.
A Favretto Mídia Exterior está comprometida com a construção de uma cidade mais justa e solidária, onde todos possam conviver tranquilamente, incluindo os animais. Por isso, a campanha de adoção de animais que será veiculada tem como objetivo incentivar que os animais de rua possam encontrar lares amorosos e garantir que tenham uma vida digna e feliz. “Acreditamos que é dever de todos cuidar e proteger os animais, e continuaremos a apoiar iniciativas que visem a garantia dos seus direitos e o seu bem-estar”, declarou a diretora da empresa, Janete Favretto.
Para Pimentel, o Selo reconhece a colaboração de empresas privadas com as políticas públicas municipais de proteção e de bem-estar animal. “Graças a união entre o poder público e empresas privadas, Curitiba é referência na Proteção Animal, assim como em muitas outras áreas. O trabalho conjunto vai tornar a cidade ainda melhor e mais justa para os animais, nossos protetores e organizações não-govenamentais”, afirmou.
Sustentabilidade e Espaço Pet
Dentro do campo da sustentabilidade, a Favretto Mídia Exterior desenvolve o BIOOH, um projeto que transforma as lonas de todos os produtos a partir de logística reversa, transformando-os em matéria prima para a produção de objetos urbanos, como bancos e vasos, que são usados em praças e espaços abertos ao público e mantidos pela empresa, uma iniciativa que beneficia a população e valoriza a cidade de Curitiba.
Uma dessas praças é o Espaço Pet. Localizado na Rua Paulo Gorski, esquina com a Rua Dep. Heitor Alencar Furtado, nas proximidades do Park Shopping Barigui, no Ecoville, o Espaço Pet é destinado para a recreação de animais de estimação. O local tem mais de 600 m² de área e foi projetado para oferecer conforto e segurança a moradores e visitantes que quiserem passear com seus animais em um espaço agradável e aconchegante, com projeto paisagístico próprio.
Proteção e bem-estar animal
A proteção animal é essencial para a vida em sociedade e essa tem sido uma preocupação que vem ganhando cada vez mais atenção da sociedade. Muitos municípios têm investido em projetos e ações voltadas para a proteção e defesa dos direitos dos animais, e Curitiba é uma das cidades brasileiras que mais investe em políticas públicas e ações destinadas à proteção e bem-estar animal.
Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente, Marilza, a capital paranaense já recebeu reconhecimentos nacionais importantes nos últimos anos, como o prêmio Expressão Ecologia e Cidade Amiga dos Animais. “Por ano, são mais de R$ 6 milhões destinados a garantir o bem-estar e qualidade de vida para os animais e que impacta positivamente na vida da população”, conta.
Desde 2017, segundo a secretária, foram realizadas mais de 93 mil castrações gratuitas e foram feitos mais de 18 mil atendimentos a cães e gatos nas ações clínicas gratuitas com a Universidade Federal do Paraná (UFPR). A capital paranaense é destaque ainda pelo trabalho do Centro de Referência para Animais em Situação de Risco (Crar), que promove cuidado e a adoção permanente de animais, e pela criação da Patrulha de Proteção Animal, com a Guarda Municipal.
Essas políticas públicas têm impacto direto na qualidade de vida das pessoas, pois ajudam a prevenir e controlar doenças zoonóticas, além de promoverem a convivência saudável entre humanos e animais. A proteção animal também contribui para a preservação do meio ambiente e da biodiversidade, o que é essencial para o equilíbrio ecológico do planeta.
Sobre a Favretto
No quintal de uma casa em Curitiba, há 45 anos, nasceu a Favretto Mídia Exterior. A história da empresa começou com a chegada da família Favretto na capital paranaense na década de 1970. A empresa nasce em 1977 e já no primeiro ano de atuação obtém resultados grandiosos.
Em mais de 45 anos no mercado, a empresa se reformula a cada ano para proporcionar o que há de mais moderno no mercado para seus clientes. Atualmente, com mais de 2 mil pontos de visualizações, a Favretto é referência em comunicação visual, sempre procurando a excelência do mercado.
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…