Pela primeira vez no Paraná, a Edição 2024 da Feira da Franquia será realizada em Curitiba (PR), no Espaço Torres Kennedy, entre os dias 8 e 10 de novembro. Considerada um dos principais eventos de franchising fora do eixo Rio-São Paulo, a feira deve atrair cerca de 4,5 mil visitantes em três dias de programação, com destaque para franqueadores, investidores e empreendedores. Entre as marcas confirmadas para a primeira edição da feira no Paraná estão redes conhecidas, como Apolar, Spedini, China in Box, Não+Pelo e Kumon, e também novas franquias com planos de expansão.
A escolha da capital paranaense para a realização do evento, que já passou por Porto Alegre (RS), Belo Horizonte (MG) e Salvador (BA), considerou o crescimento do mercado de franchising do Paraná. O setor registrou alta de 21% no estado no primeiro semestre de 2024, com faturamento de R$9 bilhões, de acordo com levantamento da ABF (Associação Brasileira de Franchising).
Com cerca de 100 marcas expositoras, a Feira da Franquia de Curitiba terá opções de franquias com investimentos iniciais que vão de R$19 mil a R$1 milhão. “Teremos um mix variado de opções para quem já está no mercado de franquias e quer diversificar os investimentos e também para empreendedores que têm uma linha de crédito ou profissionais que pouparam para realizar o sonho de ter o próprio negócio”, afirma o organizador da Feira da Franquia, Arvid Auras.
Para Auras, investir em franquias é uma opção vantajosa, especialmente em um cenário econômico que prioriza o empreendedorismo. Ele ressalta que o modelo de franquia oferece um negócio já testado e uma marca estabelecida no mercado, o que reduz riscos e facilita a gestão para novos empreendedores. “As franquias costumam fornecer todo o suporte necessário para que o franqueado tenha sucesso, desde a escolha da localização da loja, suporte de software, gestão financeira e de marketing, até o treinamento das equipes. Entre as vantagens, frente a empreender do zero, está o fato de que a taxa de risco de quebra é infinitamente menor”, avalia.
Além do ambiente de negócios e networking, a feira terá ciclo de palestras com consultores de franquias, como o criador do método “Segredos da Franquia”, Erlon Labatut, e o CEO da Go Franchise, Arthur Thompson. A programação também terá, entre os palestrantes, líderes de redes de franquias de relevância nacional, como Giovani Prass (RS), CEO da Hora do Pastel; Kaka e Ludmila (BA), fundadoras da Xmonkey, e Dinei Vicente, da Nobug – que irá falar sobre “IA aplicada ao franchising”. A Feira da Franquia terá, ainda, palestras com o fisiculturista e cantor Leo Stronda, fundador da Fábrica de Monstros, que irá abordar o tema “Empreendendo no mundo Fitness”, e João Victor, sócio da franquia catarinense de mercados autônomos 121 Smart Shop.
Quinta cidade do Brasil em número de franquias, com 4.371 unidades e faturamento de R$5,2 bilhões em 2023, segundo dados da ABF, Curitiba é considerada um pólo nacional emergente do setor de franchising. Com a participação de mais de 50 CEOs de franquias dos setores de varejo e serviços, em segmentos como Alimentação, Beleza e Saúde, um movimento coordenado, que une iniciativa privada e poder público, trabalha para fomentar o crescimento do setor na cidade.
Palestrante convidado da Feira de Franquia, o consultor Erlon Labatut é uma das lideranças envolvidas na iniciativa. Segundo ele, a expectativa é de que a rede de cooperação contribua para alavancar o desenvolvimento estruturado e sustentável do mercado de franchising em Curitiba, com impacto para a economia regional. “Estamos unindo forças com Sebrae, Fecomércio e Prefeitura de Curitiba, buscando criar um ecossistema de excelência para o franchising. Essa sinergia já resultou em avanços significativos, como a redução de impostos para franquias e a aprovação de leis que favorecem o setor”, conta.
A realização da Feira da Franquia na capital contribui para a estratégia, segundo o organizador do evento. “O estado do Paraná e a cidade de Curitiba são reconhecidos no meio do franchising como ambientes de teste para franquias, em função da seletividade do público consumidor, da infraestrutura robusta e alto índice de desenvolvimento humano, o que representa a prova ideal para as franquias nacionais e também redes internacionais que chegam ao Brasil. Além disso, existem muitas franquias paranaenses, o que faz do estado um mercado regional importante para o setor”, completa Auras.
Os ingressos para a Edição 2024 da Feira da Franquia em Curitiba já estão à venda pela Internet, no link https://www.sympla.com.br/
Feira da Franquia
Datas: de 08 a 10 de novembro de 2024
Local: Espaço Torres Kennedy – Av. Pres. Kennedy, 2377, Água Verde, Curitiba-PR
Ingressos à venda exclusivamente pelo site:
https://www.sympla.com.br/
Mais informações: https://www.feiradafranquia.
A FG Empreendimentos, uma das maiores construtoras e incorporadoras do Brasil, anunciou a abertura de…
O Rockefeller Center, icônico ponto de Nova York, conhecido por sua árvore de Natal e…
Em continuidade à parceria de muito sucesso, a Stanley - marca líder em produtos térmicos para alimentos…
As fábricas da BYD Brasil em Campinas (SP) — fábrica de módulos fotovoltaicos, fábrica de…
A padaria artesanal Local Pães e Cafés acaba de inaugurar sua nova unidade, na Alameda…
O Brasil encerrará 2024 com a quarta maior taxa de juros nominal do planeta (12,25%),…