A felicidade no olhar de um animalzinho de estimação é algo que arrebata corações humanos.
O afeto e o cuidado, tão genuínos entre um dono e seu pet, são sentimentos que geram dezenas de adoções a cada Feira de Adoção de Cães e Gatos em Pinhais.
Só na última edição, realizada no dia 12 de fevereiro no Bosque Municipal de Pinhais, foram 28 animais adotados. Cães e gatos que estavam à procura de um novo lar e que agora encontraram a família que tanto esperavam.
O número foi tão expressivo que surpreendeu a organização do evento.
Até então, o índice mais alto de adoções tinha sido 12 bichinhos.
São animais de denúncias em que os tutores são notificados a levar na Feira, animais de protetores e os animais resgatados pela Secretaria de Meio Ambiente, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal.
Mesmo com todo esforço coletivo, ainda aguardam adoção cerca de 30 animais, que estão sob os cuidados da SEMMA até encontrarem novos lares.
Segundo a médica veterinária da Divisão de Bem-Estar Animal, Solange Marconcin, a divulgação da Feira de Adoção tem surtido efeito.
Mas apesar do sucesso no número de adoções, ela orienta quem está pensando em adotar um pet:
“Sempre levar em consideração o temperamento do animal com o da família. Não indicamos por exemplo um idoso adotar um filhote, pois filhotes têm muita energia, necessitam de muita disposição do novo tutor, o que pode não ser viável para um idoso”, diz.
A dica para quem já tem um bichinho em casa e pretende levar um amiguinho novo é na adaptação.
“As primeiras semanas exigem paciência, pois uma interação mal feita compromete a adoção. Apresentar os animais lentamente, deixá-los em ambientes separados por alguns dias, com visibilidade um ao outro, aos poucos deixar juntos por alguns momentos, levar para passear juntos… Esses são os segredos para dar certo”, orienta a servidora.
Além do evento presencial, o site Adoção VirtuAU também reúne informações de animais para adoção. Mais uma forma de encurtar a distância entre o animalzinho e seu futuro tutor.
Para participar da Feira, seja no evento presencial ou pelo site Adoção VirtuAU, todos os animais devem estar obrigatoriamente vacinados, castrados e acima de seis meses de idade.
Os cães, quando filhotes, precisam de três doses de vacina múltipla (V8), uma por mês, depois somente reforço anual.
“Se o cão for adulto e nunca recebeu vacina, indicamos fazer duas doses”, explica a médica-veterinária Solange. Gatos normalmente recebem duas doses da múltipla felina, independente se filhotes ou adultos.
Essas vacinas são fornecidas pela prefeitura aos animais de rua. Portanto, animais advindos de tutor anterior devem estar dentro dos critérios explicitados.
Gratuita pelo município, a vacina da raiva pode ser aplicada a animais de qualquer origem, com a gerência da vigilância ambiental. Esta vacina é feita apenas uma vez ao ano, independente da espécie, para animais a partir de cinco meses.
Em dezembro, os passageiros do Trem Caiçara, que realiza passeios entre as históricas cidades de…
Os professores do Colégio Donaduzzi, localizado no Parque Tecnológico do Oeste do Paraná — Biopark,…
Em um país com déficit habitacional superior a 6,5 milhões de moradias, conhecer as cidades…
Com investimento recorde, de R$ 2,4 bilhões, o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, iniciou…
Dica para os pais que procuram diversão para os pequenos neste fim de ano. O…
Seguindo para sua terceira edição, a maior festa de Ano Novo em Curitiba, a Virada Paradisíaca, promete…