Empreendedorismo

Feira de inovação antecipa projetos da  Smart City

Impressora 3D, óculos de realidade virtual, soluções para compartilhamento de rede de wi-fi, horta inteligente, carros elétricos foram algumas das inovações apresentadas no primeiro dia da Feira de Inovação Vale do Pinhão, neste sábado (11/3), no calçadão da Boca Maldita das 9h às 13h.

A entrada é gratuita.

A feira faz parte dos eventos comemorativos dos 330 anos de Curitiba e antecipa aos curitibanos algumas das inovações que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2023, a versão brasileira do maior evento mundial sobre cidades inteligentes e que será realizada de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.

“A ideia desta feira é mostrar que a inovação faz parte do DNA de Curitiba. Por isso, temos nosso Vale do Pinhão, que reuniu aqui para a população o trabalho de empresas e instituições dos setores público e privado e das universidades que usam a tecnologia para transformar a inovação em processo social”, disse o prefeito Rafael Greca.

Na Feira de Inovação, a população tem a oportunidade de conhecer projetos, produtos e serviços de 30 startups de Curitiba e da Região Metropolitana e de outros atores do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.

foto DANIEL CASTELLANO-SMCS

Também expõem hubs de inovação, instituições como Receita Federal, Senac e Santa Casa de Curitiba, universidades e há estandes com os serviços inovadores da Prefeitura de Curitiba.

Cidade inteligente

O objetivo da Feira, lembra Cris Alessi, é levar a discussão das cidades inteligentes para perto da população, em um dos locais de maior fluxo de pedestres de Curitiba, no Centro da cidade. “

Inovação das startups

As startups apresentaram iniciativas como a estação de coworking com acesso gratuito à internet da WeWork; os equipamentos de robótica para a educação na cultura maker da Drone Kids School; a horta inteligente da EVA Agricultura Urbana.

Na Saúde, os testes rápidos feitos pelo Hilab chamaram a atenção por seu equipamento de análise laboratorial menor que uma lata de leite em pó.

Já o serviço das caixas postais inteligentes da Handover foi apresentado como alternativa para as entregas de produtos onde não há alguém para receber as encomendas.

Soluções em expansão

WifiWiz apresentou o serviço de personalizar o compartilhamento de wi-fi em estabelecimentos que podem ser pagos ao incluir anúncios que serão vistos pelos clientes ao acessar a internet do local.

Outra solução da empresa está em fase de testes na Linha Turismo de Curitiba: ao acessar o wi-fi disponível pelo ônibus, o turista tem a opção de ligar o áudio-tour no próprio smartphone.

Também em fase de expansão dos seus serviços está a startup Bus’Station, que oferta serviços de mídia embarcada.

A opção de rádio para os passageiros está em teste em alguns ônibus da linha Inter 2.

Robôs e mobilidade

A Equipe Yapira de Robótica da UFPR apresentou o mundo das competições de robótica, com seus robôs lutadores feitos com peças desenvolvidas com apoio do Fab Lab da Prefeitura de Curitiba.

“Aqui na Feira temos a oportunidade de levar para fora do campus as coisas boas que desenvolvemos”, disse a estudante de Engenharia Mecânica Ketlyn dos Santos, 19 anos.

Na área de mobilidade, os veículos com matriz energética limpa foram apresentados em diversos modelos.

A Eion Veículos apresentou o protótipo do primeiro buggy do Brasil 100% elétrico, enquanto a chinesa BYD exibiu seu modelo elétrico de altíssima tecnologia embarcada, comercializado pela Servopa.

A Guarda Municipal expôs o modelo Twizzy, cedido pela Renault.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

11 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

11 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

11 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

11 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

11 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

11 horas ago