Impressora 3D, óculos de realidade virtual, soluções para compartilhamento de rede de wi-fi, horta inteligente, carros elétricos foram algumas das inovações apresentadas no primeiro dia da Feira de Inovação Vale do Pinhão, neste sábado (11/3), no calçadão da Boca Maldita das 9h às 13h.
A entrada é gratuita.
A feira faz parte dos eventos comemorativos dos 330 anos de Curitiba e antecipa aos curitibanos algumas das inovações que serão apresentadas no Smart City Expo Curitiba 2023, a versão brasileira do maior evento mundial sobre cidades inteligentes e que será realizada de 22 a 24 de março, no Centro de Eventos Positivo no Parque Barigui.
“A ideia desta feira é mostrar que a inovação faz parte do DNA de Curitiba. Por isso, temos nosso Vale do Pinhão, que reuniu aqui para a população o trabalho de empresas e instituições dos setores público e privado e das universidades que usam a tecnologia para transformar a inovação em processo social”, disse o prefeito Rafael Greca.
Na Feira de Inovação, a população tem a oportunidade de conhecer projetos, produtos e serviços de 30 startups de Curitiba e da Região Metropolitana e de outros atores do ecossistema de inovação do Vale do Pinhão.
Também expõem hubs de inovação, instituições como Receita Federal, Senac e Santa Casa de Curitiba, universidades e há estandes com os serviços inovadores da Prefeitura de Curitiba.
O objetivo da Feira, lembra Cris Alessi, é levar a discussão das cidades inteligentes para perto da população, em um dos locais de maior fluxo de pedestres de Curitiba, no Centro da cidade. “
As startups apresentaram iniciativas como a estação de coworking com acesso gratuito à internet da WeWork; os equipamentos de robótica para a educação na cultura maker da Drone Kids School; a horta inteligente da EVA Agricultura Urbana.
Na Saúde, os testes rápidos feitos pelo Hilab chamaram a atenção por seu equipamento de análise laboratorial menor que uma lata de leite em pó.
Já o serviço das caixas postais inteligentes da Handover foi apresentado como alternativa para as entregas de produtos onde não há alguém para receber as encomendas.
A WifiWiz apresentou o serviço de personalizar o compartilhamento de wi-fi em estabelecimentos que podem ser pagos ao incluir anúncios que serão vistos pelos clientes ao acessar a internet do local.
Outra solução da empresa está em fase de testes na Linha Turismo de Curitiba: ao acessar o wi-fi disponível pelo ônibus, o turista tem a opção de ligar o áudio-tour no próprio smartphone.
Também em fase de expansão dos seus serviços está a startup Bus’Station, que oferta serviços de mídia embarcada.
A opção de rádio para os passageiros está em teste em alguns ônibus da linha Inter 2.
A Equipe Yapira de Robótica da UFPR apresentou o mundo das competições de robótica, com seus robôs lutadores feitos com peças desenvolvidas com apoio do Fab Lab da Prefeitura de Curitiba.
“Aqui na Feira temos a oportunidade de levar para fora do campus as coisas boas que desenvolvemos”, disse a estudante de Engenharia Mecânica Ketlyn dos Santos, 19 anos.
Na área de mobilidade, os veículos com matriz energética limpa foram apresentados em diversos modelos.
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