fbpx
Geral

Para combater o vandalismo na cidade, estudantes sugerem redução de imposto sobre resina antipichação.

A Câmara Municipal de Curitiba (CMC) recebeu a visita de um grupo de alunos do Colégio Marista Paranaense.

Os 20 estudantes, que têm entre 7 e 9 anos de idade, estavam acompanhados da professora Franciele Trevisan Azzolin.

Eles participaram do programa Visite a Câmara e entregaram uma carta aos vereadores pedindo a redução do imposto sobre resina antipichação.

A carta foi entregue em mãos para a vereadora Amália Tortato (Novo), que representou a CMC perante os alunos.

A parlamentar elogiou a iniciativa e explicou que não é uma atribuição do Legislativo Municipal alterar a cobrança desse imposto, mas se comprometeu a levar a ideia aos deputados estaduais e dar um retorno aos estudantes.

A professora Franciele explicou que a visita à Câmara integra dois projetos em desenvolvimento na escola, o Ser Cidadão e o Diga não à pichação.

“No Ser Cidadão há a simulação de uma cidade fictícia, com os alunos ocupando as funções de prefeito, vice-prefeito, secretários e vereadores. Estudamos como as leis são criadas e como os cidadãos podem ir atrás de seus direitos. O objetivo é que eles percebam que, como cidadãos, fazem parte disso tudo, e de valorizar a participação política deles”.

A sugestão entregue à CMC foi no âmbito do projeto Diga não à pichação. A professora explicou que os alunos pesquisaram sobre o tema e descobriram o programa Rosto da Cidade, da Prefeitura de Curitiba. Na sequência, entenderam a importância da ação e da resina antipichação, que possui alto valor comercial.

“Então, a nossa sugestão, construída pelos estudantes do terceiro ano, é que haja uma redução de impostos para esse produto, tendo em vista ele ser caro, para que se torne mais acessível à população”, detalhou a professora Franciele.

O grupo também conheceu o plenário do Palácio Rio Branco, a sala das comissões e o Manual do Cidadão. A apresentação do material educativo sobre as funções da Câmara Municipal e o trabalho dos parlamentares foi feita pelo servidor Matheus Carnib, da Escola do Legislativo.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo