Feninfra
São Paulo, 17 de agosto de 2023.
Ao Excelentíssimo Senhor
Senador da República
Assunto: Requerimento da defesa da autonomia e independência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
Senhor Senador,
As entidades signatárias, participantes da cadeia produtiva do setor de telecomunicações, vêm, pelo presente ofício, solicitar a atuação imediata do Senado Federal para defender e garantir a autonomia e independência da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), ante a ameaça criada pela Representação da então Secretaria de Infraestrutura Hídrica, de Comunicações e de Mineração (SeinfraCom) do Tribunal de Contas da União – TCU, atual Aud Comunicações que pleiteia a redução do mandato do atual Presidente da Anatel.
Há mais de 25 anos o desenvolvimento do Setor de Telecomunicações deve grande parte do seu sucesso às políticas públicas construídas de forma técnica pela Anatel que, enquanto órgão técnico de Estado, garantiu a segurança jurídica e a coerência normativa necessárias para o atingimento das metas setoriais.
O resultado do modelo de política pública baseado em uma agência autônoma e independente foi a atração, neste período, de mais de um trilhão de reais em investimento, mais de 350 milhões de acessos aos usuários e a geração de mais de dois milhões e quinhentos mil empregos direto sendo um exemplo incontestável de sucesso nacional.
As telecomunicações são serviços essenciais para a população e para a economia brasileira, e com a chegada da tecnologia 5G, que requererá grandes investimentos, nos causa grande apreensão as notícias veiculadas na mídia sobre a possibilidade de redução do mandato do presidente da Anatel.
Consideramos o TCU órgão exemplar de controle, auxiliando o Congresso Nacional na missão de acompanhar a execução orçamentária do país, entre outros. Porém a decisão sobre o mandato da Presidência da Anatel, conforme definida pelo Senado Federal, no uso de suas prerrogativas privativas, já foi fixada para terminar em 4 de novembro de 2026, onde o próprio legislativo afirmou conhecer, na época de sua indicação, que o pleiteante ao cargo era, desde novembro de 2020, membro titular do Conselho Diretor da Agência, sendo então nesta época sabatinado e aprovado.
Tudo em estrita observância aos ditames da Lei 13.848/2019!
O fato é que uma eventual alteração na decisão desta Casa Legislativa e Poder da República, gerará grande insegurança jurídica e forte ameaça à independência e autonomia da agência reguladora o que seria muito prejudicial para o desenvolvimento do setor em meio a introdução de uma nova tecnologia, 5G, que requer justamente o contrário, isto é, segurança e previsibilidade normativa.
Alertamos ainda, que interrupção de mandato, irá gerar certamente prejuízos às empresas e consequentemente aos trabalhadores, pois as frequentes decisões da Anatel impactam diretamente nas decisões e atividades cotidianas de conectividade. Não podemos ter riscos em atividades.
Por todos os motivos acima é que os signatários do presente ofício pleiteiam a atuação imediata do Senado Federal, em favor de suas prerrogativas privativas, e em garantia e defesa da autonomia e independência da Anatel, enquanto órgão de Estado.
Valemo-nos do ensejo para renovar as expressões do nosso maior apreço e consideração e subscrevemo-nos, atenciosamente,
Vivien Suruagy
Presidente
FENINFRA – Federação Nacional de Instalação e Manutenção de Infraestrutura de Redes de Telecomunicações e de Informática
Sinstal – Sindicato Nacional das Empresas Prestadores de Serviços e Instaladoras de Sistemas e Redes de TV por Assinatura, Cabo, MMDS, DTH e Telecomunicações
Gilberto Dourado
Presidente
FENATTEL – Federação Nacional dos Trabalhadores de Empresas de Telecomunicações
Ricardo Patah
Presidente
UGT – União Geral dos Trabalhadores
João Diniz
Presidente
CEBRASSE Central Brasileira do Setor de Serviços
Kleber Rezende
Presidente
ABERIMEST Associação Brasileira das Empresas e Profissionais de Engenharia das Comunicações e Infraestrutura.
Ivan Ianelli
Presidente
ABEPREST – Associação Brasileira de Empresas de Soluções de Telecomunicações e Informática
José Roberto Silva
Presidente
CONTCOP – Confederação Nacional dos Trabalhadores em Comunicações e Publicidade
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…