fbpx
CidadaniaGeral

Festa de inclusão no estádio do Clube Atlético Bairro Alto

O Clube Atlético Bairro Alto liberou as instalações no domingo passado e as primeiras atividades do “Autismo em Campo” reuniram pais e crianças da União de Pais Pelo Autismo.  Alguns brinquedos de uso comum foram emprestados pela Secretaria Municipal de Esportes Lazer e Juventude, a Fundação de Ação Social também participou e o JOCKEY PLAZA SHOPPING doou alguns brinquedos.
Alexandra Mello, da UPPA, está procurando mais patrocinadores para o próximo evento, que será no penúltimo domingo de agosto:
-Precisamos de apoios para melhorar o lanche, ampliar a oferta de brinquedos. O nosso objetivo é romper a invisibilidade, melhorar políticas públicas, atendimento médico e terapias. O SUS não está nos atendendo e os planos de saúde dificultam o processo continuo das terapias, com reflexo muito forte na evolução da educação das crianças.
Voluntários participaram de atividades com familiares e fizeram pinturas faciais nos rostos das crianças. Genivaldo Santos, da diretoria do CABA, elogiou o envolvimento de órgãos da Regional Boa Vista e acredita em maior número de apoiadores no próximo evento, o que atrairá maior número de famílias envolvidas com o autismo.
AUTISMO
É um transtorno do desenvolvimento, chamado de Transtorno do Espectro Autista ( TEA). Os principais sintomas são: problemas com a linguagem, na interação social e no comportamento ( que é restrito e repetitivo). Os sinais aparecem antes dos três anos de idade.
Com ação precoce, quem tem autismo pode ter grande avanço em seu desenvolvimento.
A cor azul do símbolo se justifica na estatística que aponta quatro meninos para cada menina com o autismo.
SINAIS
Gosto por empilhar e alinhar objetos, correr de um lado para o outro e balançar as mãos para cima e para baixo. Hábito de cheirar objetos e alimentos, hipersensibilidade na visão, audição, tato e paladar. As crianças com autismo também costumam querer impor suas rotinas e rituais, pois a previsibilidade os tranquiliza.
Muitos não iniciam a fala antes antes dos três anos e alguns podem repetir aquilo que escutam ( ecolalia).

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo