Geral

Festa dos 330 anos da CMC e de Curitiba reúne 3 mil pessoas

A rua em frente à Câmara Municipal de Curitiba (CMC) e a praça Eufrásio Correria foram ocupadas, nesse sábado (25), pela festa antecipada para marcar os 330 anos do Legislativo e da capital paranaense. A estimativa é que 3 mil pessoas tenham passado pelo evento Câmara 330 anos, que reuniu atividades físicas e culturais para todos os gostos, gastronomia e diversão para a criançada.

“Gostaria de agradecer a presença de todos na festa de comemoração dos 330 anos da Câmara Municipal, no último sábado, aqui na rua ao lado e na praça Eufrásio Correia”, destacou o presidente Marcelo Fachinello (PSC). “Foi um dia de muita atividade física, um dia de atividades culturais e gastronomia. [Gostaria de] agradecer a todos os vereadores que se fizeram presentes, aqueles que não puderam vir mas os gabinetes puderam participar e aos funcionários da Casa.”

O vereador frisou a participação do vice-prefeito Eduardo Pimentel na abertura do evento e ainda agradeceu a parceria com a Prefeitura de Curitiba, com secretarias municipais e a TV Evangelizar.  “Foi um sucesso a comemoração dos 330 anos da Câmara, iniciando a semana de comemorações dos 330 anos da nossa cidade”, pontuou Fachinello. “Aliás, teremos uma sessão especial na próxima quarta-feira, no dia 29 de março [com a encenação do Auto de Fundação, hasteamento da bandeira de Curitiba e a presença do prefeito Rafael Greca].”

Alexandre Leprevost (Solidariedade) cumprimentou a Mesa Diretora pela organização do evento. “É importante que a Câmara possa agir com atitudes como essa, que aproximam a população da Câmara”, comentou.

Incentivo ao esporte
A concentração para o evento foi na praça Oswaldo Cruz, a partir das 10 horas. Depois da caminhada de cerca de um quilômetro, pela avenida Sete de Setembro, as atividades foram realizadas na CMC e na Eufrásio Correia. “Gostei de tudo”, afirmou Dirceleide Polacchini. Ela e a amiga Lúcia Helena Parente participaram da caminhada e, após o aulão de alongamento, aproveitaram para tietar o educador físico, personal trainer e influenciador Aurélio Alfieri, responsável pela atividade.

Alfieri ainda é autor do livro “Manual prático para ser jovem por mais tempo”. “Parabéns para Curitiba, 330 anos. E essa possibilidade da gente caminhar pela cidade com um clima tão gostoso, fazer um aulão de alongamento e agora curtir uma música, fantástico. Parabéns à Câmara de Vereadores, à organização”, parabenizou Alfieri.

Além da caminhada e do alongamento, a população pode participar de aula-show de ginástica com a educadora física, personal e influenciadora Renatinha de Lima e de aulão de zumba com a professora Ale Brito. “Maravilhoso, eu fiquei muito feliz com o convite, bastante gente apareceu. E assim você consegue mostrar um pouquinho mais a energia que é a dança para o povo curitibano”, contou Ale.

Cultura e diversão
A banda Questão de Ordem, formada por vereadores e servidores, animou o público. Com uma setlist abrangente, o grupo começou com a música “Sou bicho do Paraná”, de João Lopes, e tocou até sambinha e sertanejo. A “saideira” foi ao som de “Não quero dinheiro”, de Tim Maia. A apresentação foi organizada pela Associação dos Servidores da Câmara Municipal de Curitiba (ASCMC).

Vocalista da banda Lenhadores da Antártida, Ricardo Passos frisou a importância de eventos como realizado sábado para a promoção da cultura local. “Curitiba está fazendo 330 anos, a gente está fazendo 12 anos de estrada. Espero que sempre tenham estas festas de aniversário da cidade, porque elas ajudam na cultura local”, declarou. “Curitiba é uma cidade muito rica, de cultura, e a gente não consegue fazer com que isso se expanda para o país inteiro.”

“A arte curitibana é uma arte muito restrita a Curitiba. Então essa ideia de fomentar a cultura em praças e áreas públicas é maravilhosa”, completou Passos. A programação musical também contou com a banda Lyra, com as pickups da Disco Joints. Além disso, o público pode acompanhar a apresentação cultural do grupo Odori, da comunidade japonesa.

Também houve uma visita guiada pela Câmara de Curitiba. O tour foi guiado pela pesquisadora Clarissa Grassi, responsável pela tradicional visita ao Cemitério Municipal São Francisco de Paula. Ela começou a atividade pela praça Eufrásio Correia, falando de curiosidades como a origem do nome e a influência da Estação Ferroviária, desativada na década de 1970, para o desenvolvimento da região.

O grupo depois passou para o Palácio Rio Branco, onde o presidente Marcelo Fachinello também falou um pouco da função dos vereadores e do processo legislativo. Em seguida, Clarissa conduziu os visitantes para o subsolo do prédio histórico, onde hoje funciona a Diretoria de Apoio às Comissões (DAC), e para o gabinete do vereador Tico Kuzma (PSD), para que pudessem conhecer o espaço.

Durante o dia, o Palácio Rio Branco também esteve aberto para quem quisesse conhecer o espaço onde os vereadores de Curitiba se reúnem para votar os projetos de lei e realizar as discussões para a cidade. A pesquisadora ressaltou o papel do cidadão de fiscalizar o poder público. “Nós temos esse direito, mas nós temos que exercer esse direito, antes de qualquer coisa”, afirmou a pesquisadora.

Sobre a experiência de guiar a visita a outro ambiente, Clarissa contou que para a pesquisa cemiterial já acabava se debruçando sobre a história de fundação da CMC e sobre outras questões relativas à cidade. “E o objetivo é o mesmo da visita ao cemitério, desmistificar o lugar, trazer as pessoas para conhecerem o espaço”, complementou.

Filipe Leiria, que já havia acompanhado a visita ao Cemitério Municipal, realizou o tour. “Achei sensacional a gente ter essa contextualização da rua, do surgimento do Palácio, como foi o desenvolvimento da Câmara, os diferentes usos do prédio”, avaliou. Ele disse que recomendaria a atividade, caso fosse realizada uma nova visita.

Para os “curitibinhas”, o evento ainda teve pipoca e algodão-doce de graça, além de contação de histórias, espaço para pintura, brinquedos infláveis, por meio da parceria com a TV Evangelizar. E à tarde, a praça Eufrásio Correia recebeu os Jogos do Piá, da Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude (Smelj), que resgatam as brincadeiras de antigamente, como o rolimã e as bolinhas de gude.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Estudantes do programa ‘Ganhando o Mundo’ retornam ao Paraná após semestre de intercâmbio na Austrália

Ao todo, 50 alunos que participaram de um semestre letivo de intercâmbio na Austrália desembarcaram…

13 horas ago

Ratinho Junior participa de encontro com MPs e recebe medalha do Bope durante 14º Cosud

Durante o encontro, no Rio de Janeiro, os governadores tiveram mais detalhes sobre o Plano…

13 horas ago

Com ações do IDR-Paraná, renda dos criadores de búfalos pode crescer 50% no Estado

Encontro nesta semana, em Itaperuçu, integrou as ações que o IDR-Paraná vem promovendo no sentido…

13 horas ago

Dezembro Transparente: CGE informa cidadãos sobre como fiscalizar gestão pública

Objetivo do Dezembro Transparente é promover a cultura de transparência, de prevenção e de combate…

13 horas ago

Perto da população: Missão Paraná IV leva forças de segurança ao Litoral

Ao longo da semana, equipes das polícias Militar, Civil, Penal, Científica e do Corpo de…

13 horas ago

Cosud articula mais recursos da União para assistência de média e alta complexidade

No começo do século, por exemplo, o governo federal custeava 70% dos pagamentos necessários para…

13 horas ago