Crédito das fotos Freepik
O UniCuritiba – instituição que integra a Ânima Educação – realiza neste mês sua 1ª Festa Junina. O evento organizado pelos estudantes será no dia 28 de junho (sábado), das 10h às 17h, no Campus Milton Vianna Filho (rua Chile, 1.678, bairro Rebouças). A entrada é solidária. Para participar do evento é necessário levar um quilo de alimento não perecível.
A proposta da instituição de ensino é animar o inverno curitibano com brincadeiras, banda ao vivo, muita diversão e comidas típicas, tudo isso associado à responsabilidade social e à doação de alimentos a instituições da cidade.
“Eventos culturais fortalecem vínculos afetivos e promovem o senso de pertencimento e de comunidade, além de estimularem interações sociais saudáveis, especialmente quando associados a ações solidárias, como essa promovida pelo UniCuritiba”, explica a psicóloga Alexia S. M. Lopes, professora do curso de Psicologia do UniCuritiba.
De acordo com a docente, momentos de lazer e confraternização também contribuem significativamente para a saúde mental. “Participar de atividades prazerosas ajuda na regulação emocional, na redução do estresse e no fortalecimento dos recursos psicológicos necessários para lidar com a rotina e suas exigências. É importante criar espaços para o descanso ativo, que envolvam prazer, criatividade e conexão com outras pessoas”, afirma Alexia.
A professora lembra ainda que atividades lúdicas típicas do período junino são excelentes oportunidades para o que a Psicologia chama de ‘tempo de qualidade’ com a família. “Esses momentos favorecem o desenvolvimento socioemocional, reforçam vínculos e criam memórias afetivas que são importantes para a construção da identidade e do bem-estar”, completa.
Protagonismo estudantil
A diretora-adjunta do UniCuritiba, Marcela Xavier, é entusiasta da 1ª Festa Junina que será realizada no Campus Milton Vianna Filho. Já pensando no traje típico, ela celebra a movimentação e o empenho dos estudantes na realização do evento aberto à comunidade.
“Queremos fazer parte das atividades da cidade e, ao abrir as portas para receber familiares e amigos, consolidamos nosso desejo de uma integração ainda maior com a comunidade. Além disso, o protagonismo dos nossos alunos na organização do evento mostra que eles têm habilidades como espírito de equipe, planejamento, boa capacidade de comunicação e tantos outros requisitos que, no futuro, serão essenciais na profissão e na vida pessoal”, avalia Marcela.
Gastronomia típica
Para quem curte a culinária típica das festas de São João, a nutricionista Marcella Oliveira, professora do curso de Nutrição do UniCuritiba, ensina duas receitas com a cara do inverno curitibano: paçoca doce de pinhão e quentão sem álcool.
PAÇOCA DOCE DE PINHÃO
ingredientes
Modo de preparo
Descasque os pinhões já cozidos, deixe esfriar e triture no liquidificador até ficarem moídos grosseiramente. Transfira os pinhões moídos para uma assadeira e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por 5 minutos. Retire do forno e espere esfriar.
Em uma tigela, misture a farinha de bolacha maisena (batida no liquidificador), a manteiga em temperatura ambiente, o açúcar, o sal e a farofa de pinhão. Amasse tudo com as mãos e molde em formato de rolha. Se preferir, use cortadores para dar outro formato à massa.
Depois, é só servir. A paçoca de pinhão fica uma delícia acompanhada de café ou sorvete com calda.
QUENTÃO SEM ÁLCOOL
Ingredientes
Modo de preparo
Em uma panela, coloque o suco de uva, a água e o açúcar. Misture bem e leve ao fogo por cerca de cinco minutos. Adicione o cravo, o gengibre, a canela e as rodelas de limão. Assim que começar a ferver, desligue o fogo e sirva.
SERVIÇO
O quê: 1ª Festa Junina do UniCuritiba
Quando: 28/06 (sábado), das 10h às 17h
Onde: Campus Milton Vianna Filho – rua Chile, 1.678, bairro Rebouças
Quanto: a entrada é 1kg de alimento não perecível
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…