divulgação
Começa nesta sexta-feira (19) a 20ª edição do Festival do Caranguejo, em Pontal do Paraná (Litoral do Estado), com solenidade de abertura a partir das 16 horas na Praça Alvorada, em Shangri-lá.
Haverá atividades para crianças, ações ambientais e de turismo, além de exposição sobre o caranguejo-uçá, entre outras atrações.
A iguaria caiçara pode ser degustada da maneira tradicional ou em pratos elaborados nos diversos estabelecimentos gastronômicos da cidade.
Este é o segundo ano que o Festival acontece nesse formato, em que os interessados na culinária do caranguejo se dirigem aos estabelecimentos participantes.
O evento acontece até o dia 18 de fevereiro.
O festival é realizado pela Prefeitura de Pontal do Paraná, conta com apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Turismo e do Viaje Paraná (órgão de promoção vinculado à pasta), do Conselho Municipal de Turismo de Pontal do Paraná e da Adetur Litoral.
“Esse festival é uma tradição cultural e mais um evento que gera aumento no fluxo de turistas e visitantes no Litoral, o que influencia na geração de renda e no trabalho local.
Também é mais uma oportunidade para que os amantes da culinária desfrutem dos atrativos turísticos naturais do município”, destaca o secretário do Turismo do Paraná, Márcio Nunes.
Além de aumentar a geração de empregos diretos e indiretos e fortalecer o comércio local, o festival tem o objetivo de consolidar Pontal do Paraná como um destino turístico gastronômico, visando o consumo consciente, com a captura adequada das espécies.
Para o prefeito de Pontal do Paraná, Rudão Gimenes, o atual formato do Festival do Caranguejo foi pensado para valorizar os comerciantes da região e receber um maior fluxo de turistas. “A ampliação de datas e locais permite que mais veranistas possam aproveitar o verão para saborear nosso caranguejo e conhecer as praias de Pontal do Paraná”, afirmou.
CAPTURA ARTESANAL – A pesca do caranguejo-uçá é uma das atividades extrativas mais antigas no Brasil, sendo praticada por comunidades tradicionais litorâneas que vivem de sua comercialização. É caracterizada como uma das mais importantes pescarias dentro do setor artesanal em áreas de manguezal.
Para garantir a sobrevivência da espécie, a captura no Paraná é permitida apenas entre os dias 01 de dezembro e 14 de março.
O período de defeso pode variar em cada estado. A captura de fêmeas é totalmente proibida. Já em relação aos machos, só é permitida a captura de caranguejo-uçá com carapaça acima de 7 centímetros – os menores devem ser recolocados no mangue.
Além disso, a captura é permitida apenas de forma artesanal, ou seja, com as mãos. É proibido o uso de qualquer tipo de ferramenta cortante, como enxadas, facões, foices, cavadeira, cortadeira e outros, além de produtos químicos ou armadilhas.
PRATOS – A relação de restaurante participantes e pratos servidos com a iguaria caiçara pode ser conferida no site http://
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…