O endereço escolhido pelo Festval para abrigar a nova unidade da rede pertence ao patrimônio histórico e cultural de Curitiba. Localizada na Praça Osório, o imóvel abrigou uma das primeiras lojas do Mercadorama, inaugurada em junho de 1972, e manteve vocação varejista por mais de cinco décadas. O Festval adquiriu o ponto no final de 2024, em negociação com o Nacional (Grupo Carrefour).
A escolha do local dialoga com a memória urbana do Centro. Também em 1972, sob a primeira gestão do então prefeito Jaime Lerner, a Rua XV de Novembro se tornou o primeiro calçadão do Brasil, entre as praças Osório e Santos Andrade, e consolidou o eixo de comércio e serviços a céu aberto.
A operação reforça o abastecimento de proximidade e corta deslocamentos diários no Centro. “Abrimos as portas num endereço afetivo de Curitiba. Nossa proposta é contar com uma loja central, ágil e completa para atender aos moradores e pessoas que trabalham nas redondezas”, diz Carlos Beal, diretor comercial e de marketing do Festval.
A empresária Bernadete Demeterco, filha de José Luiz Demeterco, o fundador do Mercadorama, conta que a loja da Osório foi a quinta da antiga rede supermercadista paranaense, no mesmo período do fechamento da Rua XV para os veículos. “Entre os comerciantes, existia uma dúvida muito grande sobre o impacto para o comércio”, relembra. À época, Curitiba contava com pouco mais de 600 mil habitantes e o supermercado moderno surgiu como resposta ao novo fluxo de pedestres, trabalhadores e estudantes.
Bernadete relata que, antes mesmo da rede Mercadorama – que chegou a 14 lojas no Paraná –, a família Demeterco já trabalhava no varejo, com o antigo Armazém Demeterco, que funcionava desde 1914 na Praça Tiradentes, perto da Catedral Basílica, e que depois veio se transformar no primeiro supermercado da rede.
O Mercadorama ajudou a consolidar o atual modelo de mercado em Curitiba, com formato de autosserviço. Até a instalação do primeiro supermercado, os clientes eram atendidos “no balcão”. O cliente pedia os produtos que desejava, o balconista selecionava e fazia a cobrança – ou, ainda, anotava na caderneta. O autosserviço trocou a intermediação pela escolha direta nas gôndolas, preços à vista, carrinhos e pagamento concentrado nos caixas.
Com cerca de 1 mil m² de área de vendas, o Festval Osório terá 12 checkouts, incluindo self-checkouts, além de adega, importados, padaria e floricultura. O projeto segue o padrão de loja compacta da rede, com sortimento essencial e atendimento rápido. “É uma operação pensada para o ritmo da região central, com uma grande variedade de produtos, itens de qualidade e atendimento de excelência, que é o principal diferencial do Festval”, diz Beal.
Com a abertura, o Festval amplia a capilarização em Curitiba e avança no plano de expansão no Paraná. Ainda este ano será inaugurado o Festval Juvevê, 31.ª loja na capital paranaense, somando 37 em todo o Paraná.
A Cia. Beal de Alimentos foi fundada em 1972, na cidade de Cascavel. Em 2003, adquiriu a marca Festval de Supermercados de Curitiba, consolidando a expansão da rede, que hoje é referência em qualidade e atendimento no setor varejista. Com a inauguração do Festval Bacacheri, a rede passa a contar com 36 lojas em Curitiba, Região Metropolitana e Cascavel.
Inauguração: 9 de outubro de 2025
Endereço: Praça Osório (Avenida Vicente Machado, 18), Centro, Curitiba.