Fiep comemora 80 anos com mesa redonda e solenidade nesta quinta-feira (15)
Às 15h, especialistas debatem impactos dos gastos públicos na taxa Selic; às 18h30, entidade homenageia personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Paraná
A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) promove, nesta quinta-feira (15), uma programação especial para celebrar seus 80 anos de fundação. A partir das 15 horas, a entidade promove a mesa redonda “Gastos públicos e impactos na taxa Selic”. Já às 18h30, reúne empresários, lideranças e autoridades em uma solenidade que será marcada por homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento do Paraná. Os dois eventos acontecem no Campus da Indústria do Sistema Fiep, em Curitiba.
A mesa redonda terá as participações do ex-presidente da República, Michel Temer, do economista-chefe do BTG Pactual e ex-secretário do Tesouro Nacional, Mansueto Almeida, e do presidente do Conselho Superior do Movimento Brasil Competitivo (MBC), Jorge Gerdau Johannpeter.
Durante o evento, que será mediado pela jornalista Thais Herédia, os especialistas debaterão como o descontrole dos gastos públicos aumenta a necessidade de financiamento do Estado brasileiro, influenciando diretamente na taxa básica de juros. Além disso, analisarão como uma Selic elevada dificulta o acesso a crédito para investimentos produtivos, afetando o desempenho da economia nacional.
As inscrições para acompanhar a mesa redonda são gratuitas e devem ser feitas neste link.
Homenagens
À noite, a partir das 18h30, uma solenidade aberta a empresários, lideranças da indústria, do setor produtivo, da sociedade civil e autoridades públicas celebrará os 80 anos de fundação da Fiep, que se completam oficialmente em 18 de agosto de 2024. Além de ressaltar a importância da entidade para o crescimento industrial do Paraná ao longo dessas oito décadas, a Federação prestará homenagens a personalidades que contribuem para o desenvolvimento econômico e social do estado.
O desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), será condecorado com a láurea de Honra ao Mérito, concedida pela Fiep a personalidades brasileiras ou estrangeiras por sua valiosa contribuição dada ao progresso industrial do Paraná, no campo da ciência, da técnica, da cultura e da política. Já o secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, receberá o troféu Pinheiro de Ouro, concedido pela entidade a personalidades que prestam relevantes serviços ao desenvolvimento do Brasil em sua área de atuação.
A Fiep aproveitará a ocasião também para entregar ao presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial, Dilvo Grolli, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, a mais importante condecoração da indústria brasileira, que é concedida pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).
SERVIÇO
Comemoração dos 80 anos da Fiep
Data: 15/08 (quinta-feira)
Programação:
· 15 horas – Mesa redonda “Gastos públicos e impactos na taxa Selic”
· 18h30 – Solenidade festiva com homenagens a personalidades
Local: Campus da Indústria do Sistema Fiep
Endereço: Av. Comendador Franco, 1.341 – Jardim Botânico – Curitiba/PR