fbpx
Empreendedorismo

Fiep completa 80 anos exercendo papel fundamental para o crescimento da indústria do Paraná

Cerimônia festiva reuniu 800 pessoas e rendeu homenagens a personalidades que contribuíram com o desenvolvimento do setor

Em uma solenidade que reuniu 800 pessoas, entre lideranças políticas, empresariais, industriais e convidadosforam comemorados os 80 anos de fundação da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep). O evento festivo aconteceu na noite desta quinta-feira (15/8), no Campus da Indústria, em Curitiba.

Considerada referência na defesa da indústria e do desenvolvimento econômico nas interlocuções com o Poder Público, a Fiep, junto com o Sesi, o Senai e o IEL forma o Sistema Fiep – provedor de soluções nas áreas de educação, formação e qualificação profissional, segurança e saúde, tecnologia e inovação e cultura dos trabalhadores das indústrias.

O presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, agradeceu a presença de autoridades, empresários, parceiros, colaboradores, homenageados e seus familiares e falou sobre a alegria em participar da comemoração dos 80 anos da Fiep. “É motivo de orgulho perceber a grande evolução que a nossa Federação teve desde a sua fundação”, disse. “Ao longo de sua história, a Fiep e seus sindicatos filiados sempre buscaram articulação e se envolveram nas mais diversas lutas com o objetivo de defender os interesses e permitir melhores condições para a atividade industrial em nosso estado”, completou.

Vasconcelos também destacou os posicionamentos firmes em questões como infraestrutura, tributação, segurança jurídica, comércio exterior e políticas públicas que são uma marca da Fiep. “Sempre fomos uma entidade presente em todos os momentos em que a indústria cresceu e se fortaleceu no Paraná”, ressaltou. “É uma alegria celebrar os 80 anos de quem soube evoluir e se adaptar às mudanças econômicas e tecnológicas ao longo de sua história, cumprindo sua missão de defender e apoiar a indústria paranaense. Vamos continuar como uma entidade forte e visionária, pronta para enfrentar os desafios futuros e continuar contribuindo para o crescimento e a prosperidade da indústria e do estado do Paraná”, concluiu.

O vice-governador do Paraná, Darci Piana, que representou o governador Ratinho Junior, também falou aos presentes. “Quero cumprimentar todos os homenageados desta noite, parabenizar a Fiep pelos seus 80 anos e agradecer por todas as parcerias que mantêm com o Governo do Paraná. São elas que garantem excelência na formação de mão-de-obra, gerando emprego e renda no nosso estado”, enfatizou. “Ninguém faz nada sozinho e o resultado deste esforço é o que temos visto. Um estado inovador, empreendedor e cheio de oportunidades para todos. Obrigado aos industriais que acreditam no Paraná. Parabéns a todos e vida longa às nossas indústrias”, comentou Piana.

Na sequência, representando o presidente da Confederação Nacional da Indústria (CNI), Antonio Ricardo Alvarez Alban, o vice-presidente da CNI e presidente da Fiesc, Mário Cezar de Aguiarfalou que os 80 anos da Fiep são um marco significativo para todo o setor produtivo e para a economia da região Sul do Brasil. Ele agradeceu o presidente Edson Vasconcelos pela parceria que fortalece o setor produtivo e a geração de emprego e renda no Brasil. “Graças à dedicação do trabalho dos industriais, a Fiep é reconhecida por promover o diálogo com o poder público e outros segmentos da sociedade em torno de iniciativas essenciais para o desenvolvimento da nossa economia”, frisou. “A atuação da Fiep para a criação de um ambiente favorável ao empreendedorismo e à competitividade contribuiu para o estabelecimento de um parque fabril forte, diversificado e inovador no Paraná. Parabéns por este trabalho”, resumiu.

A solenidade contou ainda com as presenças dos senadores Flavio Arns e Sergio Moro; do secretário Estado da Indústria, Comércio e Serviços, Ricardo Barros; e do planejamento, Guto Silva; de deputados federais e estaduais, autoridades municipais e presidentes e representantes do setor produtivo paranaense (Fetranspar, Fecomércio, Sebrae/PR, ACP, Ocepar e Faciap).

Homenagens

Para marcar a data, a Fiep homenageou personalidades que contribuíram para o desenvolvimento industrial do Estado. Durante a solenidade, o chanceler da Ordem do Mérito Industrial, Mário Cezar de Aguiar, vice-presidente da CNI e presidente da Fiesc, acompanhado do presidente do Sistema Fiep, Edson Vasconcelos, e do diretor da CNI, Edson Campagnolo, entregaram a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI – a mais importante condecoração da indústria brasileira – a Dilvo Grolli, presidente da Coopavel Cooperativa Agroindustrial.

Ele foi escolhido por representar a evolução industrial do Paraná e por simbolizar uma mudança na cultura do agronegócio, que cada vez mais investe na transformação do que é produzido no campo, atuação fundamental para a evolução industrial do Paraná. “É um orgulho enorme receber este prêmio, que eu compartilho com todos os produtores e agroindustriais do Paraná. Juntos formamos esta cadeia unificada que envolve o homem do campo, o setor produtivo até chegar na ponta”, comentou. “Temos destaque na economia nacional hoje porque nosso produtor é empreendedor e a nossa indústria é pujante e diversificada. Expresso minha gratidão por este reconhecimento e quero dizer que nossa responsabilidade aumenta ainda mais porque temos que deixar um legado às futuras gerações”, disse Grolli.

Já o desembargador Luiz Fernando Tomasi Keppen, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, foi condecorado com a láurea de Honra ao Mérito. O desembargador tem mantido um diálogo institucional constante com a Fiep, rendendo importantes iniciativas no âmbito do judiciário que melhoram o ambiente de negócios do Paraná, especialmente a criação das Varas Cíveis Empresariais Regionalizadas. Ele agradeceu o reconhecimento. “É uma honra ser agraciado com tão elevada homenagem, que eu estendo a todo o Poder Judiciário do Paraná. Agradeço especialmente ao presidente Edson Vasconcelos, que acolheu nosso projeto das varas empresariais regionalizadas, tornando possível esta parceria que vai trazer ainda mais celeridade, eficiência e segurança jurídica aos industriais”, destacou. “Sou extremamente grato por este reconhecimento nos 80 anos da Fiep, um motivo ainda maior para que eu continue me dedicando cada vez mais em prol da promoção da justiça social do nosso estado”, concluiu.

O troféu Pinheiro de Ouro foi entregue ao secretário de Estado da Educação, Roni Miranda, gestor público que entendeu como a formação técnica dos estudantes paranaenses pode transformar vidas e impulsionar o desenvolvimento social e econômico. Sua visão já resultou em parcerias entre a secretaria e o Sistema Fiep que trarão muitos resultados para o Paraná. “Com muita emoção recebo este reconhecimento tão importante do qual muito me orgulho. Hoje é um dia feliz em que comemoramos os resultados positivos dos indicadores da educação paranaense. Somos o estado com a melhor educação do Brasil no Ensino Fundamental e Médio”, ressaltou Miranda. “Essa parceria com o Sistema Fiep, de trazer o Ensino Técnico Profissionalizante do Senai para dentro das nossas escolas públicas, faz toda a diferença na qualidade do nosso ensino e nos incentiva a buscar cada vez mais motivos para nos orgulharmos do nosso trabalho”, finalizou.

Estrutura da Fiep e números da indústria

A indústria hoje é fundamental para o desenvolvimento econômico, social e tecnológico do estado. Atualmente, são 37 segmentos industriais em atividade Paraná, totalizando quase 76 mil empresas. Elas estão sob a representação institucional da Federação – incluindo indústrias de transformação, da construção civil, extrativas, de serviços industriais de utilidade pública e de outros serviços industriais.

Esta força industrial é representada pelos 108 sindicatos que atualmente são filiados à Fiep – sendo 99 de base estadual, 8 de base nacional e 1 de base interestadual. As empresas geram mais de 1 milhão de empregos diretos, sendo responsáveis por boa parte da renda e das riquezas produzidas no Paraná. A indústria paranaense movimenta R$ 130 bilhões anualmente, o que representa 27,4% do Produto Interno Bruto estadual.

Esse montante equivale a 6,5% do PIB Industrial brasileiro, o que coloca o parque fabril paranaense como o quarto principal do país, atrás somente de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Se considerada apenas a indústria de transformação, o Paraná sobe para a terceira colocação.

Em volume de produção, a indústria do Paraná também se destaca com alguns dos principais polos nacionais de itens específicos. Ocupa o primeiro lugar nas produções de carne de frango e de tilápia, além de madeira para papel e celulose e produtos de madeira. Já nas produções de suínos, leite, veículos, celulose e papel e produtos de base florestal, o estado é o segundo maior fabricante do país.

Entre os principais setores em termos de Valor Bruto de Produção (VBP) estão os de fabricação de alimentos, veículos automotores, produtos químicos, derivados de petróleo e biocombustíveis, máquinas e equipamentos e celulose e papel. Já entre os maiores empregadores estão os de alimentos, construção de edifícios, serviços especializados para construção, vestuário e têxtil, obras de infraestrutura, produtos de metal, veículos automotores, móveis, máquinas e equipamentos e produtos de madeira. Juntos, esses setores respondem por cerca de 70% dos empregos formais da indústria paranaense.

O setor industrial paranaense também se destaca nas exportações, colocando o estado na liderança nacional das vendas de carnes e de madeira serrada e compensado para outros países.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo