Um projeto desafiador, sustentável e com tecnologia de ponta está a pleno vapor na Ocellott, em São José dos Campos. A empresa de engenharia eletroeletrônica (especializada em sistemas para os mercados aeroespacial, de defesa e testes e medições) está concluindo o desenvolvimento da bateria de íon de lítio do carro voador da Embraer. Para que o projeto do veículo pudesse ser realizado desde 2020, a Ocellott solicitou financiamentos da Desenvolve SP – agência de fomento vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE) do Governo de São Paulo.
A Ocellott é o case de sucesso desta semana e que encerra a série especial de reportagens da Desenvolve SP para este mês do Empreendedor.
Linhasde crédito para projetos de inovação e de capital de giro da agência estão contribuindo para alavancar o eVTOL, sigla em inglês de “aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical”. Para o carro voador passar para a fase de testes e ser certificado, sua bateria tem que, antes, ser certificada também pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), explica o CEO da Ocellott, Henrique Lemos de Faria.
“Os recursos desembolsados pela agência foram importantíssimos para que pudéssemos desenvolver o projeto. A bateria do eVTOL é uma inovação, mas com riscos, e seria bastante complicado e custoso um investimento da Ocellott com recursos próprios. A Desenvolve SP oferece taxas atraentes”, afirma Henrique. “Estamos diante de uma solução sustentável para um meio de transporte de motorização elétrica, que substituirá um de motorização por combustíveis fósseis. Espero que, no primeiro, semestre de 2025, possamos receber a certificação da Anac da bateria de íon de lítio do carro voador”, prevê o CEO.
A previsão de operação do eVTOL é 2026 e o veículo também terá que passar por testes e certificações. Até lá, o trabalho continua na Ocellott, instalada no Parque de Inovação Tecnológica de São José. A bateria trouxe desafios para a companhia. “Precisávamos desenvolver um produto seguro, com peso menor e com eficiência energética, item no qual está inclusa a autonomia. Temos aqui uma bateria de ponta, com desempenho igualmente de vanguarda. Há mais de 200 projetos de carros voadores em desenvolvimento no mundo, em países como Estados Unidos, Alemanha, França, Inglaterra e China”, explica Faria.
Atualmente, a bateria da Ocellott possui entre 700 e 800 quilos (de 30 a 40% do peso total) e é feita em módulos, para se adequar à necessidade do veículo que ela irá alimentar. “Este projeto do eVTOL tem grande potencial para ser o carro-chefe da empresa, quando o carro voador estiver operando. A previsão é que, a partir de 2030, com este meio de transporte ambientalmente mais adequado sendo popularizado, possamos ter 50% de nosso faturamento gerados pela venda deste produto”, completou o executivo da Ocellott.
Investimentos em inovação
O fomento à inovação tem sido uma prioridade para a Desenvolve SP. Neste ano, até setembro, já foram desembolsados mais de R$ 51 milhões para projetos desta natureza de micro, pequenas e médias empresas do estado de São Paulo. No acumulado, desde 30/09/2013, quando passou a oferecer linhas com este fim, a instituição já liberou mais de R$ 322,8 milhões.
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