fbpx
Empreendedorismo

Fintech agro é única brasileira selecionada para apresentação no maior evento de investimento dos EUA

Rivool Finance se apresentou no SelectUSA Investment Summit, em Washington, que conecta investidores internacionais a novas startups

São Paulo, julho de 2024 – A fintech Rivool Finance foi a única empresa brasileira selecionada para se apresentar no Select USA Investment Summit, que promove e facilita o investimento estrangeiro em novas startups. Lançado em 2011 pelo Departamento de Comércio dos Estados Unidos, o programa reúne anualmente executivos, grandes corporações e entidades do governo americano para ouvir propostas de startups do mundo inteiro. Entre 300 empresas de diversas partes do mundo que compareceram ao evento em Washington, a Rivool Finance foi a única brasileira selecionada para fazer uma apresentação a investidores internacionais no painel da Select USA Tech, categoria do programa voltada para startups e empresas de tecnologia.

Comandada por Tiago Piassum, a Rivool Finance é uma fintech de web3 que conecta investidores globais ao mercado de crédito rural brasileiro por meio da tokenização e da tecnologia blockchain. A startup trabalha em estreita colaboração com securitizadoras e originadoras, que garantem a originação e gestão eficiente dos ativos de crédito. “Ser reconhecida em um dos maiores eventos de tecnologia do mundo é muito importante para a Rivool. Poder compartilhar nossa visão com possíveis investidores internacionais nos posiciona muito bem no mercado”, destaca Tiago Piassum, CEO da Rivool Finance.

Várias empresas globais, de diferentes setores, têm se beneficiado do suporte do Investment Summit, o que contribui para a inovação no mundo. A edição deste ano ocorreu entre 23 e 26 de junho. “A presença de uma startup brasileira certamente aquece as relações entre o Investment Summit e o mercado do agronegócio brasileiro, e coloca o crédito rural do país em destaque”, diz Tiago Piassum.

Fundada no ano passado, a Rivool tem uma mistura de gerações em sua estrutura. Tiago Piassum, ex-CEO da Marco Investimentos, umas das maiores assessorias de investimentos do país, se uniu a Mauro Leite, ex-CEO da Vetorial Internet, para criar a fintech que tem como objetivo derrubar barreiras no mercado convencional. Em maio deste ano, Fernando Fegyveres, ex-CEO do banco Voiter, também entrou para a sociedade.

A estratégia da Rivool consiste em estabelecer um canal eficiente de captação de recursos junto a investidores internacionais, visando atender às demandas de crédito rural presentes no mercado. De acordo com o plano agrícola e pecuária 2023/24, apresentado pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), nos últimos três anos, a agropecuária sofreu com a falta de recursos e interrupções dos programas oficiais de crédito, o que aumentou a procura do setor por fontes alternativas de financiamento.

O procedimento da Rivool envolve a conversão de direitos sobre ativos reais, como títulos do agronegócio em tokens digitais. Por meio desse mecanismo, os produtores podem se financiar com um novo canal de captação. Por exemplo: cada CPR (Cédula de Produtor Rural) emitida, que possui garantias de produção de grãos, pode ser um token exclusivo na blockchain, permitindo sua negociação no mercado conforme a demanda, com preços atualizados, de maneira direta e internacional.

Sobre a Rivool Finance

A fintech agro tem como objetivo fazer a ponte entre investidores institucionais globais e o mercado de crédito privado no setor agrícola brasileiro. É a única empresa brasileira disposta a atuar de uma forma proativa para trazer investidores institucionais externos para investirem em médias empresas do setor agrícola por meio da tokenização de forma privada.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo