fbpx
Cultura

Cap Logística participa de livro sobre a história da logística frigorificada no Brasil

Foi lançado, pela Global Cold Chain Alliance (GCCA) Brasil, o livro “História da Logística Frigorificada Brasileira”, escrito pelo engenheiro Francisco Moura, que conta como começou esse importante braço da logística no país, iniciado pela Frimorite, primeira empresa privada a operar um armazém frigorificado de uso público no estado do Rio de Janeiro, fundada por Moacyr Gonçalves Moreira Leite e seus filhos Luiz Paulino, José Roberto e Paulo Cesar.

“Na época queríamos diversificar os nossos investimentos e percebemos que o país precisava com urgência de armazéns para a conservação de alimentos. No Rio de Janeiro, por exemplo, ainda não tinha nenhum armazém frigorificado moderno e amplo”, destaca Luiz Paulino Moreira Leite, secretário de Desenvolvimento Econômico de Niterói e fundador da Cap Logística Frigorificada.

De acordo com o livro, o armazém foi inaugurado em 1977 para atender às necessidades de armazenagem do estado do Rio de Janeiro, com capacidade inicial de 14,5 mil metros cúbicos, distribuídos em nove câmaras frias preparadas para o congelamento e o descongelamento de 40 toneladas por dia. “O armazém foi montado com tecnologia japonesa, que era muito avançada para a época. Nos consolidamos como um dos grandes espaços privados utilizados pelo governo federal para conservar carnes. Depois de um tempo, a empresa cresceu, se modernizou e foi redimensionada”, afirma Leite.

Em 1990, Luiz Paulino Moreira Leite deixou a sociedade com os irmãos e se dedicou a um novo projeto na região de São José dos Pinhais, no estado do Paraná, que deu origem à Cap Logística Frigorificada. “Inauguramos a Cap em 2000 e nove anos depois abrimos uma segunda unidade, no Porto de Paranaguá, no Paraná, com foco na armazenagem e na movimentação de produtos frigorificados para exportação”.

Além de contar sobre os desafios enfrentados pelos pioneiros da logística frigorificada no Brasil, o livro de Francisco Moura também mostra as perspectivas para o futuro do setor. A publicação tem 324 páginas com versões em português e inglês e distribuição para o Brasil e os Estados Unidos.

A obra tem patrocínio das empresas Cap Logística Frigorificada, Comfrio, Superfio, Arfrio S.A, Portonave Iceporte, Serbom e Friozem e apoio da Therm Tech, Guntner e Mayekawa.

Sobre a Cap Logística

A Cap Logística Frigorificada atua no mercado há mais de 20 anos com a armazenagem de produtos frigoríficos em duas unidades no sul do país, situadas em São José dos Pinhais (PR) e Paranaguá (PR), a apenas 5 km do porto.

A empresa atende todo o território nacional e destinos internacionais como o Mercosul, União Europeia, Oriente Médio, Ásia e agora a União Econômica Eurasiática.

A Cap Logística conta com estruturas modernas para atender às necessidades de armazenagem e movimentação de cargas frigorificadas com capacidade para mais de 12 mil toneladas de mercadorias.

A empresa também conta com um braço voltado ao transporte de cargas refrigeradas com frota própria e veículos agregados.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo