Empreendedorismo

Folks lança franquia para cidades de pequeno porte

Em 2023, a Folks vai investir pelo menos R$ 500 mil em sua expansão. Além de capitais e cidades de porte médio, alvos para o modelo pub – que exige maior estrutura e investimento inicial –, a rede também projeta a abertura de novas unidades em municípios com população entre 50 mil e 250 mil pessoas, ideais para o formato boteco. O modelo foi desenvolvido para adequar-se ao perfil de localidades menores.

O projeto-piloto foi desenvolvido em Cambé, no Interior do Paraná, com investimento próprio da franqueadora. O faturamento projetado por unidade varia de R$ 100 mil a R$ 250 mil. Além das três unidades do boteco em operação, há um contrato fechado para implantação em Presidente Prudente, no Interior Paulista.

“Fizemos um investimento de R$ 300 mil nessa unidade. Foi um sucesso desde o primeiro dia”, explica Albuquerque. “Faturamos 30% acima do que prevíamos e conseguimos colocar o plano que prevíamos. Dali estão saindo todos os manuais e estratégias operacionais.”

Conforme o Head Comercial e Marketing da Folks, Leonardo Leão, a divulgação da nova unidade também exigiu um processo diferenciado. “Sentimos a necessidade de construir estratégias offline, além das online já dentro do escopo da franqueadora, e juntamos as frentes comercial e de marketing para execução do projeto”, conta Leão. “A junção das estratégias desenvolvidas com a execução completa do projeto faz com que alcancemos o ‘barulho’ necessário para nossa chegada nas cidades menores.”

Ambiente rústico e atmosfera animada

A proposta da Folks Pub é unir a elegância das public houses britânicas com a energia das baladas brasileiras. O modelo baseia-se em casas pequenas e intimistas, que recebem como atrações cantores promissores, em início de carreira. Em um ambiente rústico, com uma atmosfera animada e muita música sertaneja, oferece um cardápio de cervejas, drinques e petiscos.

O interior, decorado com referência aos clássicos filmes de velho oeste e os móveis e objetos em madeira alinhados ao palco próximo ao público, formam o clima acolhedor e intimista. Os drinks personalizados, a música ao vivo e o ambiente propício a interações sociais, atraem adultos, jovens e universitários que buscam se divertir com os amigos ao som de um dos ritmos mais populares no Brasil.

Se a “sofrência” domina as letras das músicas sertanejas, os números do setor são bastante otimistas. Antes da pandemia, o segmento movimentava cerca de R$ 4 bilhões apenas com os shows.

 

Boteco Folks

Investimento inicial:  70mil a 350 mil

 Taxa de franquia – 30 e 40 mil

 Royalties: 5%

Fundo de propaganda: até 2%

 Payback : 6 a 12 meses

 Lucratividade: 10 a 22%

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Modernização na Subestação Ivaiporã, da Eletrobras, aumenta a confiabilidade do fornecimento de energia para o Paraná

A Eletrobras prevê investir R$ 84,2 milhões na modernização da Subestação Ivaiporã, no município de…

14 horas ago

Loja do futuro da Cacau Show atrai 2 mil visitantes por dia no Latam Retail Show

A Cacau Show encerrou ontem, 19 de setembro, sua participação no Latam Retail Show 2024,…

14 horas ago

PPP de iluminação pública estruturada pela CAIXA para municípios do Paraná vai a leilão na B3

Em leilão realizado na Bolsa de Valores (B3), em São Paulo (SP), nesta sexta-feira (20),…

14 horas ago

CAIXA Cultural tem programação especial em suas sete unidades na 18ª primavera nos museus

A CAIXA Cultural se une ao Instituto Brasileiro de Museus (IBRAM) e a outros 935…

14 horas ago

Fecomércio PR alerta para risco de aumento de preços de alimentos e da carne em decorrência das queimadas que assolam o país e regiões produtoras

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) registrou deflação de 0,02% no Brasil…

15 horas ago

Maria Victoria (PP) diz que vai continuar firme “contra a censura e contra a indústria da multa

A candidata a prefeita de Curitiba, Maria Victoria (PP), afirmou na quinta-feira (19) que vai…

15 horas ago