Geral

Formação para profissionais de educação de Pinhais aborda uso de recursos tecnológicos

A Secretaria de Educação de Pinhais realizou, na última terça-feira (20), mais uma Proficiência, desta vez com o tema “Educação 5.0, bem-vindo ao futuro”, abordado pelo palestrante Mestre em Educação, José Motta Filho.
 A atividade, voltada para profissionais de educação do município, marca o retorno do segundo semestre letivo de 2021 nas unidades da Rede Municipal de Ensino.

De acordo com a diretora do Departamento de Ensino, Raquel Simas, avançar para novas formas de ensino na qual a tecnologia seja compreendida enquanto ferramenta e recurso auxiliar no currículo escolar a serviço das aprendizagens, foi o tema dialogado no encontro. “O intuito é que novos ambientes de aprendizagem e possibilidades estejam presentes nos percursos formativos dos educandos da Rede Municipal de Ensino, a partir dos avanços tecnológicos de informação e comunicação”, declara.

A prefeita de Pinhais, Marli Paulino, participou deste momento de formação e desejou um bom retorno aos profissionais. “Agradeço pela oportunidade de participar e por estarmos bem para continuar os desafios. Infelizmente estamos vivendo uma pandemia, mas em Pinhais, apesar de todos os desafios, mantivemos as ações. E quero aproveitar para agradecer o empenho e dedicação de todos que atuam na Educação do município”, afirmou.

A vice-prefeita Rosa Maria destacou que a Educação de Pinhais é referência para outros municípios, e falou sobre a necessidade de buscar conhecimento.

 “O educador precisa estar em constante formação e o professor Motta traz provocações necessárias para entendermos que é fundamental se adaptar às novas tecnologias aliadas à educação. A pandemia trouxe uma necessidade absurda de trabalhar com o novo, nunca os profissionais da educação trabalharam tanto. A educação tem o poder da superação e sem dúvidas formações como estas contribuem para que possamos retomar as aulas da melhor forma possível. Deixo meu agradecimento e minha admiração pelo trabalho que realizam”, disse.

Segundo a secretária de Educação de Pinhais, Andrea Franceschini, o encontro “evidencia a importância da utilização qualificada das tecnologias e dos conteúdos das mídias como recurso aliado ao desenvolvimento do currículo, a partir do importante papel da escola como ambiente de inclusão digital e de utilização crítica desses recursos e meios da informação e comunicação.”

Andrea também aproveitou para falar aos profissionais da educação sobre o retorno das atividades do segundo semestre letivo. “Desejo que tenham muita saúde para retornar, e celebramos o fato de que todos estão imunizados com a vacina contra a Covid-19, pelo menos com a primeira dose. Estamos fazendo um retorno gradativo das aulas presenciais, pensando na segurança dos nossos profissionais e das nossas crianças, então gratidão é a palavra para este momento”, declarou a secretária de Educação.

José Motta Filho

Especialista em Metodologias Ativas de Ensino, o professor José Motta Filho José Motta Filho é Mestre em Educação, professor, pesquisador, consultor, palestrante, autor e entusiasta em Metodologias Ativas de Aprendizagem e Tecnologias Educacionais; Co-Fundador da Moonshot Educação, entre outras formações. É um profissional renomado nacionalmente e que traz importantes reflexões sobre o tema específico da tecnologia no espaço escolar, promovendo a aprendizagem e compreendendo-a como apoio, meio, ferramenta de articulação na interação, no diálogo e compartilhamento de significados e aprendizagens. Nas inúmeras formações que têm realizado pelo país, tem propagado a ressignificação do papel docente diante de toda essa inovação no sentido de potencializar a aprendizagem dos educandos.

O evento de formação contou com oficinas com foco em metodologias ativas, aprendizagem híbrida e tecnologias educacionais emergentes.

Artigos relacionados

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo