fbpx
Esporte

Foz do Iguaçu na contagem regressiva para dar a largada no Rally dos Sertões 2022

Quem anda pela cidade de Foz do Iguaçu já pode ter se deparado com algum veículo das equipes do Rally dos Sertões. Isso porque, desde o começo do mês, mecânicos, jornalistas e organizadores da maior competição brasileira de rali, com o maior percurso do mundo em trechos cronometrados, circulam na cidade a fim de deixar tudo pronto para o grande dia da largada, em 27 de agosto (sábado).

Além deles, os pequenos empreendedores de Foz do Iguaçu também estão empenhados nos preparativos.

Além da cidade no oeste do Paraná, o rally terá uma segunda etapa no estado, em Umuarama.

A jornada começou em junho, quando o Sebrae Paraná convidou empreendedores para o lançamento e apresentação das ações que serão realizadas durante a passagem dos competidores pelo município.

Representantes de 34 empresas aprenderam sobre tendências no turismo e marketing de experiência.

Em julho, foram promovidos workshops sobre temas como “Ingredientes de origem da tríplice fronteira”, “Formação de preço de produto”, e “Experiência do turista”, por exemplo. Além disso, foi realizado um workshop para artesãos com cinco módulos que englobaram desde a estratégia de produtos até o atendimento e a condução da venda direta.

“Ter Foz do Iguaçu como sede da largada do Rally é uma oportunidade para que empreendedores e artesãos consigam movimentar seus negócios e mostrar produtos e serviços. Mas, para que isso seja aproveitado, é preciso preparação. Por isso, capacitamos, formamos e oferecemos informações valiosas para que esse grupo de empresários e artesãos esteja pronto para aproveitar a movimentação que a competição vai gerar”, afirma a consultora do Sebrae Paraná, Maisa Silvestre.

O empreendedor Jaime Mendes, sócio proprietário do Del Rey Quality Hotel, foi um dos participantes do movimento de preparação. Ele esteve em formações e treinamentos e garante que o cronograma proporcionou muito mais que conhecimento.

“Participei de vários eventos e destaco a oportunidade de aprender e de fazer networking. Conheci empresas, troquei experiências e pude fazer negócios também, já que conheci o trabalho de uma artesã. Fechei uma parceria para que ela exponha os trabalhos no nosso hotel e, ainda, levei a arte dela para o Sindhotéis, onde sou um dos diretores. É uma conexão de conhecimentos e negócios”, evidencia Jaime.

Crédito da foto: Reprodução Facebook/Sertões

De acordo com ele, ainda não é possível afirmar que a lotação prevista para o hotel no período de 24 a 27 de agosto é advinda do Rally, mas é perceptível que a movimentação está ocorrendo.

“Você anda pelas ruas e vê os carros e as equipes da competição. Alguns profissionais reservaram a hospedagem dizendo que viriam para a cobertura do evento. Então, com certeza é uma ocasião que vai movimentar a economia local”, completa o empresário.

O diretor de marketing do Grupo Loumar, Garon Piceli, também está animado com o evento. Para ele, a escolha de Foz do Iguaçu como cidade-sede da largada do Rally dos Sertões é um divisor de águas para o turismo de negócios do município.

“O Rally abre com chave de ouro a retomada dos grandes eventos na cidade, que é referência, mas sempre tem mais novidades para mostrar. Durante a competição, todos os holofotes estarão direcionados para cá e, ao falar de Foz do Iguaçu, falamos também do Paraguai e da Argentina, então, toda a região se beneficia”, observa.

Programação

No dia 23 (terça-feira), está prevista a chegada de todas equipes, somando 89 carretas. No dia 24 (quarta-feira), além da abertura da Vila dos Sertões, no CTG Parque Charruá, ocorre a premiação do Concurso Gastronômico e do Concurso de Artes Rally dos Sertões. Já no dia 25 (quinta-feira), entre 15h e 21h, será realizada a reunião de briefing do Rally, no Movie Cars, com participação estimada de 300 pessoas. No dia 26 (sexta-feira), haverá uma apresentação na Rampa Promocional no estacionamento do Parque Nacional do Iguaçu e, finalmente, no dia 27 (sábado), às 7h, será a largada oficial da competição.

Edição Histórica

Para celebrar os 30 anos da competição e os 50 anos do Sebrae, a edição de 2022 será histórica, com o maior percurso do mundo em trechos cronometrados – 4.811km de um total de 7.211km de rota, passando por 14 cidades de oito estados brasileiros. São elas: Foz do Iguaçu (PR), Umuarama (PR), Presidente Prudente (SP), Campo Grande (MS), Costa Rica (MS), Barra do Garças (MT), São Félix do Araguaia (MT), Palmas (TO), Mateiros (TO), Bom Jesus (PI), Balsas (MA), Imperatriz (MA), Paragominas (PA) e Salinópolis (PA).

A competição está dividida em 14 etapas, com a largada marcada para o dia 27 de agosto, em Foz do Iguaçu (PR), e chegada prevista para o dia 10 de setembro em Salinópolis (PA). O único ponto de descanso será realizado em Palmas (TO), no dia 3 de setembro.

Sabores do Sertões

A edição 2022 do Rally dos Sertões também será marcada por uma competição de sabores, com objetivo de resgatar os ingredientes da região e promover a gastronomia criativa de micro e pequenos negócios dos oito estados que fazem parte da rota deste ano. O Concurso Gastronômico Sabores do Sertões Estrela Sebrae 50+50 está com votação aberta pela internet até o dia 21 de agosto pelo link https://saboresdossertoes22sebrae.com.br/saboresdosertoes.

Cada restaurante teve o desafio de elaborar um prato, doce ou salgado, que represente o sabor da região, utilizando ingredientes locais. Os participantes escolheram um ingrediente, de acordo com sua localização, que foi obrigatoriamente acrescentado ao preparo do prato, a partir da lista disponível no regulamento do concurso. Entre os ingredientes definidos para Foz do Iguaçu, que será o ponto de partida do Rally dos Sertões, estão o cordeiro, a mandioca e o chimichurri.

Tanto os competidores quanto o público do Rally dos Sertões vão poder experimentar as criações dos chefs e dos restaurantes de cada cidade com preços acessíveis, entre R$ 20,00 e R$ 60,00, durante o período do evento. Além de receberem troféus e selos de reconhecimento, os ganhadores vão fazer parte de guia especial de comemoração dos 50 anos do Sebrae, que terá veiculação nacional.

Caravana Sebrae

A Caravana Sebrae também vai marcar presença nas cidades integrantes da rota do Rally. Quem empreende ou tem o sonho de ter seu próprio negócio vai contar com o atendimento presencial do Sebrae em carretas estacionadas na Vila Sertões, ponto de encontro com vários serviços, restaurantes e espaço de convivência para competidores e a comunidade.

Na edição do ano passado, mesmo com a pandemia, mais de 350 empreendedores foram capacitados com as ações do Sebrae. Em pesquisa realizada com os pequenos negócios locais, o Rally dos Sertões 2021 proporcionou aumento no faturamento das empresas entre 10% e 100%, além de oportunidade de aprimoramento da gestão e incentivo ao desenvolvimento do potencial dos negócios.

A Caravana e as demais programações do Rally serão realizadas na Vila dos Sertões, montada no CTG Parque Charruá. O espaço ficará aberto para visitação do público entre os dias 24, 25 e 26 de agosto, das 10h às 22h.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo