Empreendedorismo

Fundação Dom Cabral lança Guia para a Competitividade das Médias Empresas de Transporte e Armazenagem para o Estado de São Paulo

O Brasil é um dos 20 maiores mercados do mundo em termos de potencial logístico. Em São Paulo, o setor de transporte, que contempla transporte, armazenagem e correio, conta com 1.698 médias empresas, que correspondem a 17% das empresas de médio porte no setor de serviços do estado, e é responsável por 21% do pessoal ocupado no mesmo segmento. No Guia lançado, o Centro de Inteligência de Médias Empresas da Fundação Dom Cabral (FDC) aponta os desafios operacionais e reúne tendências de crescimento e de oportunidades de investimento na região para as médias empresas, que têm entre 50 e 499 funcionários.

Expectativas

A estimativa para o setor paulistano é de crescimento real do valor adicionado de 4,7% em 2023, que diminui anualmente, podendo chegar a uma taxa de 2,97% em 2025. Depois deste período, é esperado um ciclo de retomada de crescimento em 2026, com retorno a um novo ciclo de tendência de redução até 2029.

 

Dependência do transporte rodoviário reduz lentamente no estado

A receita bruta das médias empresas do setor de transporte e armazenagem no estado de São Paulo também tende a ter redução nos próximos anos, mantendo uma taxa de crescimento em torno de 3,3%. Em contrapartida, é possível observar o crescimento de outras modalidades de transporte, como ferroviário, aquaviário e aeroportuário, a partir de 2023, reduzindo a dependência do transporte rodoviário e ampliando as possibilidades de oferta de soluções mais completas ao mercado. O Guia também aponta um crescimento constante do serviço de correios e outras modalidades de entrega, provavelmente impulsionado pelo crescimento do e-commerce.

Evolução e futuro da armazenagem agrícola

A participação do estado de São Paulo, quando comparada ao nível de armazenamento nacional, tem se mostrado em queda ao longo dos anos (de 9,2% em 2010 para 8,1% em 2023). Contudo, projeções apontam para possível crescimento da capacidade de armazenagem no estado a partir de 2024, passando a uma taxa de crescimento média de 3% ao ano até 2030.

 

Oportunidades para investimento

O setor de armazenamento apresenta elevação na receita bruta a partir de 2024, provavelmente em decorrência do aumento de preços. Esse contexto indica oportunidades para investimento nesta atividade.

Os dados levantados revelam que o segmento tem atraído novos empresários, uma vez que 41% das médias empresas paulistanas têm menos de 15 anos de existência, enquanto no Brasil este percentual cai para 14%.

 

 

De olho no futuro

O levantamento deixa claro que o futuro do setor não está ligado apenas ao transporte em si, mas a diversas outras tecnologias aplicadas aos modais. “Para conquistar mais eficiência operacional, soluções mais assertivas e rentáveis, as empresas devem empreender avanços em tecnologia de informação, blockchain, inteligência artificial, internet das coisas, ciência e análise de dados”, indica Áurea Puga, professora da Fundação Dom Cabral e líder do grupo de especialistas que preparou o Guia.

Áurea Puga, professora da FDC. Foto: divulgação.

O setor também demanda muita energia e combustíveis fósseis. “Portanto é urgente investir em soluções mais sustentáveis em busca de alternativas operacionais, garantindo a longevidade das empresas em um mundo que está em contínua transformação”, completa a especialista.

Serviço:

Confira o Guia no portal do Centro de Inteligência de Médias Empresas da Fundação Dom Cabral.
Sobre Fundação Dom Cabral

A FDC é uma escola de negócios brasileira com mais de 47 anos, que está entre as melhores do mundo e na 7ª posição dentre as instituições de educação executiva participantes do ranking do jornal inglês Financial Times 2023.

Oferece uma abordagem educacional diferenciada: o UNI(CO), que cria experiências consistentes, contínuas e com impacto positivo em seus três pilares de atuação: Educação Executiva, Acadêmica e Social para pessoas, organizações e o mundo. Consegue combinar em sala de aula: inteligência com afetividade, rigor científico com aplicabilidade e desempenho com progresso social, mostrando o seu jeito de fazer educação. Sempre acompanhando as transformações globais, tem como missão contribuir para o desenvolvimento sustentável da sociedade por meio da educação, capacitação e desenvolvimento de executivos, empresários e gestores públicos.

Cerca de 46 mil profissionais passaram pela instituição em 2022. No âmbito da Educação Social, o FDC – Centro Social Cardeal Dom Serafim foi concebido para apoiar jovens em situação de vulnerabilidade social, empreendedores populares, organizações sociais e seus gestores, por meio do desenvolvimento e capacitação. A escola também tem o portal Seja Relevante, que democratiza o acesso a conteúdos proprietários e a informações relevantes sobre carreira, gestão, negócios e impactos positivos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Maior Papai Noel do mundo fica no Paraná

Atrativo turístico de Natal foi oficialmente reconhecido como o maior do mundo pelo Guiness World…

15 horas ago

Lacen divulga documentário sobre descoberta inédita de bactéria rara

Obra apresenta a investigação que identificou a Phytobacter diazotrophicus, uma superbactéria que provocou mortes há…

15 horas ago

Formatura marca a última noite de “ALGO/RITMO” no Guairão

Ao todo, quase 3 mil pessoas prestigiaram as duas noites de apresentações do espetáculo. A…

15 horas ago

Paraná amplia banco de perfis genéticos para casos criminais e cresce 15% em 12 meses

A coleta faz parte do esforço permanente para garantir que todos os presos condenados pelos…

15 horas ago

Governadores do Sul e Sudeste cobram ação integrada na segurança pública

Na carta divulgada após a conclusão do 14ª Cosud, , os governadores renovam a convicção…

15 horas ago

IDR-Paraná divulga resultado final do PSS com 173 novos profissionais para reforçar a extensão rural e pesquisa no Estado

Profissionais exercerão funções de graduação com doutorado, graduação superior e função de médio especializado. Os…

15 horas ago