Formandos do programa Conexão Aprendiz, da Fundação Siemens Brasil
A Fundação Siemens forma a primeira turma de aprendizes estudantes do Conexão Aprendiz em parceria com o Senai – uma iniciativa inovadora, que trouxe a instituição educacional para dentro da empresa, para capacitar jovens talentos com teoria e prática no mercado de trabalho. A celebração solene do encerramento do curso aconteceu no dia 20 de junho, na Siemens Brasil, em Jundiaí (SP), e contou com a presença de Pablo Fava, presidente da Fundação Siemens, de educadores do Senai, da Prefeitura de Jundiaí, de diretores das empresas parceiras, de voluntários e, é claro, dos 34 formandos.
A conclusão dessa turma do Conexão Aprendiz também representa um marco para a Fundação Siemens, que há 12 anos realiza ações de inclusão produtiva e, agora, passou a promover a certificação dos alunos em técnico-administrativa pelo Senai. “O programa alia conhecimento teórico no Senai à vivência prática nas empresas parceiras da Fundação Siemens, proporcionando aos participantes uma experiência única de aprendizado e desenvolvimento profissional durante os 18 meses do curso”, comenta Livia Viana, uma das responsáveis pelo programa Conexão Aprendiz.
E para se ter ideia do alto nível de capacitação oferecido aos estudantes, durante o curso, os alunos foram motivados a criar projetos de melhoria no método de resolução de problemas, resultando em mais de 9 soluções desenvolvidas pelos formandos, sendo que 50% destes projetos já estão implementados.
Com esse ótimo desempenho, 60% dos jovens já foram contratados como efetivos ou estagiários pelas empresas parceiras da Fundação Siemens (Siemens Brasil, Siemens Energy e Innomotics) e os demais seguem em acompanhamento para busca de oportunidades profissionais, atestando a importância do projeto para a inclusão social e o desenvolvimento profissional de pessoas em situação de vulnerabilidade social e/ou econômica ou socialmente negligenciadas.
“O Conexão Aprendiz vai além de um enquadramento de cotas, o programa desenvolve jovens talentos sob a perspectiva da equidade. Ou seja, nós investimos na capacitação das pessoas para que elas possam desenvolver suas habilidades e ter acesso às oportunidades que desejarem”, comenta Pablo Fava, curador presidente da Fundação Siemens e CEO da Siemens Brasil.
Agora, a Fundação Siemens se prepara para receber a próxima turma do programa Conexão Aprendiz, que iniciará em julho deste ano e terá um número recorde de participantes: 60 alunos.
“Durante o processo de aprendizado com o Senai e a Siemens, adquiri não apenas uma base sólida no mundo empresarial e habilidades técnicas valiosas, mas também algo que considero verdadeiramente importante: buscar a excelência por meio do trabalho e do esforço. Após esse processo, sinto-me muito mais confiante em alcançar meus sonhos e metas, além de desejar contribuir significativamente para toda a sociedade”, conta Cássio dos Santos, formando da turma Conexão Aprendiz e recém-contratado como estagiário da Siemens Brasil.
Para participar do programa Conexão Aprendiz, é necessário ter entre 18 e 21 anos, cursar o último ano do ensino médio ou ter concluído o ensino em até 1 ano. As inscrições são abertas a cada 2 anos.
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…