Empreendedorismo

Fusões e aquisições sobem 37% no Sul no primeiro trimestre, diz KPMG

A região Sul do Brasil registrou 81 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2023, uma alta de alta de 37% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 59 transações. O número das operações no Sul corresponde a 21,7% do total de 372 transações realizadas no Brasil no primeiro trimestre de 2023. Os dados constam na tradicional pesquisa da KPMG sobre o assunto, realizada com empresas de 43 setores da economia brasileira. Segundo o conteúdo, no primeiro trimestre deste ano, foram realizadas as quantidades a seguir de operações nas seguintes Unidades Federativas: Paraná (17), Rio Grande do Sul (28) e Santa Catarina (36).

“A pesquisa evidenciou que o Sul teve um aumento expressivo no total de fusões e aquisições no primeiro trimestre deste ano, sendo a maior parte no estado de Santa Catarina, que representa 44% das transações da região. Os demais Estados da região também continuam sendo relevantes nesse aspecto. Interessante observar que a região Sul se contrapôs à tendência nacional, a qual registrou queda dessas operações nesse período”, afirma João Panceri, sócio de Mercados Regionais da KPMG no Brasil.

 

Região Sul 1T2023 1T2022
Paraná 17 19
Rio Grande do Sul 28 16
Santa Catarina 36 24
Total Sul 81 59
Total Brasil 372 553

 

A pesquisa da KPMG revelou ainda que o Brasil registrou 372 fusões e aquisições no primeiro trimestre de 2023, uma queda de 32,74% na comparação com o mesmo período de 2022, quando foram registradas 553 transações. Este número também aponta para um cenário de estabilidade com leve recuperação em relação aos dois trimestres anteriores onde foram concluídas 370 e 344 transações respectivamente.

“Aparentemente, as atividades de fusões e aquisições se estabilizaram neste novo patamar de negócios desde a queda pelo apetite em transações relacionadas às empresas de tecnologia verificada no primeiro semestre de 2022. Outro fator que contribui para esta redução é o agravamento do cenário econômico global e local”, analisa Luis Motta, sócio-líder de Fusões e Aquisições Proprietárias da KPMG no Brasil.

Sobre os setores, os que mais se destacaram foram companhia de internet com 81 transações, tecnologia da informação com 66 e instituições financeiras com 36. Os outros que receberam investimentos foram os seguintes: companhia de serviço com 15; mídia e telecomunicação com 24; companhias de energia, 14; seguro, 11; hospitais e laboratório de análises clínicas, 14; e transportes 12.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Moderna maternidade de Pinhais é inaugurada com 14 bebês nascidos

A Região Metropolitana de Curitiba (RMC) acaba de ganhar uma nova estrutura de saúde para…

14 horas ago

Além de Pinhais, Governo do Estado investe em mais quatro hospitais na região metropolitana

Além do Hospital e Maternidade Municipal de Rio Branco do Sul, entregue no mês de outubro,…

14 horas ago

Progressistas anuncia que não homologará candidatura de Sergio Moro ao Governo do Paraná pela Federação UP

O Progressistas do Paraná decidiu, por unanimidade, que não homologará a candidatura do senador Sergio…

14 horas ago

Hospital Veterinário alerta da importância de cuidar e proteger os animais

No dia 10 de dezembro, celebramos o Dia Internacional dos Direitos Animais. A data, criada…

14 horas ago

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

24 horas ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

24 horas ago