Educação

Futuros eletricistas participam de curso gratuito da Copel

O curso de Formação Básica de Eletricista de Distribuição tem sido frequentado por homens e mulheres que viram na qualificação gratuita aberta pela Copel a oportunidade do início de uma nova carreira. Mais de 400 pessoas já se inscreveram na formação, ofertada desde abril em Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa com o objetivo preparar para oportunidades profissionais no setor elétrico.

O curso disponibiliza aulas teóricas e práticas, realizadas em redes didáticas, distribuídas em 15 módulos que abordam desde os fundamentos básicos de eletricidade até as normas regulamentadoras essenciais, incluindo padrões de segurança para o trabalho em altura. O projeto tem o potencial para formar 750 novos eletricistas até o final de 2024.

Um destes futuros profissionais é Moisés Fernando Antunes, que soube da oferta através de um amigo que trabalha em uma empreiteira no município de Londrina. Com 29 anos de idade, ele trabalha à noite como freelancer, e decidiu fazer um esforço para dar conta do curso em período integral. “Estou dormindo pouco, mesmo assim está valendo a pena”, avalia. Ele não tinha experiência prévia com o setor elétrico, e diz estar gostando da nova experiência: “Tenho expectativas de conquistar um emprego e me especializar ainda mais. Achei a área de eletrotécnica muito interessante, já que oferece diversas oportunidades”, almeja.

Outro estudante da primeira turma da formação básica de eletricistas de distribuição em Londrina é Reginaldo Duarte Fernandes. Ele soube do curso ouvindo o noticiário em uma rádio da cidade. Assim como Moisés, ele é trabalhador noturno e atualmente opera máquinas industriais. O curso gratuito ofertado pela Copel veio como uma oportunidade de ampliar sua qualificação, e ele não descarta uma mudança de carreira. Reginaldo ressalta o companheirismo da turma e o profissionalismo dos instrutores: “Os professores dão bastante atenção e ensinam muito bem. Na nossa turma todos somos companheiros, um ajudando o outro”, descreve.

O curso é ministrado por profissionais da Copel e instrutores do mercado. Em Londrina, um dos professores é Gilberto Alves Silva, aposentado na Copel desde 2018. Durante seu tempo na empresa, ele se dedicou à realização de treinamentos, e hoje comemora a dedicação da primeira turma, que está na fase final do curso. “Eu vejo que aqui temos muitas pessoas esforçadas, realmente dispostas a aprender. Estamos passando o melhor de nosso conhecimento para eles. Acredito que essa turma vai sair muito bem preparada”, afirma, com a concordância do colega Gesualdo Palizer. Com experiência na área de manutenção de linhas e aposentado da Copel há 12 anos, Gesualdo também ressalta o interesse dos participantes: “Mesmo quem nunca teve experiência na área está com vontade de aprender, o que é muito positivo”.

NOVAS TURMAS — Nesta semana, a primeira turma iniciada na capital paranaense concluiu suas atividades, e outras 19 seguem em formação, em todas as regiões do Estado. Há ainda a previsão de abertura de pelo menos dez novas turmas, e os interessados podem fazer sua inscrição diretamente nas Agências do Trabalhador de Cascavel, Curitiba, Londrina, Maringá e Ponta Grossa.

Os participantes passam por avaliação ao final do período de estudos, e os aprovados recebem certificado no momento da conclusão, estando então aptos a atuar em empresas no setor de distribuição de energia.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Exposição de cerâmica artística encerra temporada de mostras da Academia Alfredo Andersen

Mostra “TERRATECIDA” abre nesta terça-feira (09), a partir das 19h. Em cartaz até o dia…

7 horas ago

Ciclone extratropical no Rio Grande do Sul traz tempestades ao Paraná nesta semana

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), mesmo não…

7 horas ago

Com ingressos esgotados, “O Quebra-Nozes” chega ao Teatro Guaíra nesta semana

A tradicional produção natalina do Centro Cultural Teatro Guaíra reúne quase 150 artistas, envolvendo os…

7 horas ago

Paraná tem melhor Indicador Previdenciário do Brasil pelo quarto ano consecutivo

A classificação, a melhor na graduação do Indicador de Situação Previdenciária (ISP) dos Regimes Próprios…

7 horas ago

Primeira casa erguida pelo Estado já está na fase de acabamento em Rio Bonito do Iguaçu

As obras foram iniciadas na última quarta-feira (3) com a fundação rasa, momento em que…

7 horas ago

Moradora de Laranjeiras do Sul é a ganhadora de R$ 1 milhão do Nota Paraná

O segundo prêmio, de R$ 100 mil, foi para uma residente do bairro Campo Comprido,…

7 horas ago