Gastronomia japonesa de inverno chega a Curitiba
A gastronomia japonesa de inverno chegou a Curitiba, trazendo pratos e sabores que já são apreciados no mundo todo. Ao contrário das iguarias já famosas por aqui da culinária nipônica, como o sushi e o temaki, seus pratos quentes estão se popularizando cada vez mais e conquistando o paladar do público, especialmente na estação mais fria do ano.
Inaugurado recentemente no Spot Compact Mall – centro de gastronomia, moda e beleza da capital paranaense, localizado na esquina das ruas Vicente Machado com a Brigadeiro Franco – cardápio do Ba-Chan (nome inspirado na tradução de avó em japonês, que é obāchan ou bāchan) – segue essa tendência.
O proprietário do SPOT, Pedro Francisco Bonato Neto, explica que a comida japonesa quente tem feito muito sucesso no Brasil, devido às suas características únicas, baseada em itens como arroz, vegetais, carne, frangos, macarrões e outros.
“Buscamos para o SPOT a gastronomia original de diversos países como Líbano, Brasil, Estados Unidos, Coréia e, agora, Japão”, explica. “Temos opções que marcam a memória das pessoas devido a sua tradição e o Ba-Chan surge com a mesma proposta”, completa.
O Ba-Chan traz receitas tradicionais do Japão, muitas das quais são seguidas pela avó dos proprietários.
“Depois de perder nossa mãe muito cedo, eu e meu irmão fomos criados por nossa avó, nascida no Japão, e crescemos saboreando pratos bem tradicionais da culinária japonesa, como os tempurás. Esse tipo de comida nos inspirou na criação do cardápio do Ba-Chan”, explica Gerson Watanabe, um dos sócios do restaurante.
Um pouco do cardápio
Entre os pratos, destaca-se o Ramen (ou Lamen), uma sopa quente e encorpada com um macarrão especial imerso. No Japão, existem diversas variações de ramen e todos levam basicamente 3 componentes. O mais importante é a sopa, à base de missô ou shoyu, encorpada com caldos de peixe, frango e algas; o segundo item é o macarrão (noodles), preparado com apenas três ingredientes: farinha de trigo, sal e Kansui, que confere elasticidade e textura únicas à massa; e por cima de tudo, são adicionados os chamados toppings, que complementam o prato com diversas opções de sabor, como o chashu (porco), ovos, narutô (pasta de peixe), entre outros.
No Ba-chan, para os clientes mais exigentes, é possível customizar o ramen, adicionando porções extras de toppings.
Outro prato muito pedido no restaurante são os Donburis, que são bowls de arroz japonês cobertos com muito Karaage, o popular frango marinado e frito japonês, ou Tempurás. No Japão, é sinônimo de praticidade e conforto (confort food) e pode ser encontrado em todo lugar.
Novidade
Uma novidade que o Ba-chan traz é o Onigirazu, um tipo de sanduíche de arroz japonês, que até lembra o famoso onigiri, mas ganha em tamanho e recheio.
Por fora, vai o arroz e alga nori, mas por dentro, a criatividade é que conta. Entre os recheios disponíveis no cardápio, estão o Karaage, Salmão fresco, Camarão ou Tofu empanados. Há ainda um ingrediente especial que dá o toque todo especial: a maionese importada japonesa Kewpie.
“Para os japoneses, o onigirazu é uma ótima opção de lanche rápido, saudável e prático e que pode ser consumido em várias refeições, até mesmo no café da manhã”, conta Gerson.
O Ba-Chan está aberto de segunda-feira a sábado, das 11h às 21h, sem intervalo, no Spot Compact Mall e também no Ifood.
Serviço
O Ban-Chan fica no Spot Compact Mal
Endereço: R. Vicente Machado, 520 – Centro
Horário de funcionamento: das 11 às 21h