Geadas e temperaturas negativas em todo o Paraná

PUBLICIDADE

As temperaturas negativas impressionam em diversas cidades do Paraná, com a formação de geadas em diversos locais, permitindo imagens muito bonitas. Mas a região norte do Estado foi surpreendida por temperaturas negativas que destruíram lavouras de hortaliças.
Assim, após as reações positivas virão as avaliações negativas dos estragos nas lavouras e os preços de alfaces, acelgas, repolhos e couves certamente serão aumentados.

Avanço de massa de ar frio de origem polar deve provocou formação de geadas na maior parte do estado, aponta Simepar.

 

Em algumas cidades, a  geada negra foi observada nos campos.

 

A geada negra congela a seiva das plantas.
Alguns produtores perceberam a formação de geadas no começo da noite e tiveram que decidir entre gastar valores elevados para a proteção ou esperar para registrar temperaturas menos agressivas, até quatro graus: as temperaturas abaixo deste índice são destruidoras.A geada foi mais destruidora do que muitos esperaram.
 O Simepar explica que o avanço de uma rigorosa massa de ar frio de origem polar sobre o território paranaense favorece o predomínio de céu limpo e a redução gradual da velocidade dos ventos a partir do setor oeste.

O conceito de geada está relacionado ao orvalho que se congela sobre as superfícies. O orvalho é a condensação do vapor em líquido, ou seja, fenômeno físico contrário ao da evaporação.

Luis_Batista_Fotografia__Banner JBA

Mais recentes

PUBLICIDADE

Rolar para cima