Empreendedorismo

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

Maior empresa brasileira produtora de aço destacou o case da implantação da tecnologia 5G na unidade de Ouro Branco (MG) ao receber o selo Innovative Workplaces Brasil 2024

São Paulo, 05 de julho de 2024 – A Gerdau é a única empresa do setor de produção de aço entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil, segundo a terceira edição do ranking da MIT Technology Review Brasil. A maior empresa brasileira produtora de aço recebeu o selo “Innovative Workplaces Brasil 2024”, concedido pela plataforma de conteúdo do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), em evento ocorrido ontem (4), em São Paulo (SP).

A Gerdau é uma empresa com 123 anos de história, que sempre promoveu a inovação como parte essencial de sua cultura e estratégia para criar valor para todos os seus. stakeholders. Além disso, a produtora de aço é uma organização ambidestra, capaz de definir a melhor combinação do novo com o tradicional, gerando mais valor para nossos clientes e ganhos para os negócios da companhia frente a seus desafios.

“Receber o selo Innovative Workplaces de um dos principais veículos de fomento à inovação é um reconhecimento dos esforços dos nossos mais de 30 mil colaboradores e colaboradoras. Hoje, somos uma empresa com um mindset ágil, capaz de inovar e de se transformar continuamente. Para moldar o mundo que queremos, vamos continuar investindo em tecnologia e empoderando pessoas que constroem o futuro”, afirmou Gustavo França, diretor global de TI e digital Gerdau.

O case de destaque inscrito pela Gerdau na premiação foi sobre a implementação da tecnologia 5G, por meio de uma rede privativa dedicada, na unidade de Ouro Branco (MG), a maior da companhia no mundo. O projeto desenvolvido em parceria com a Embratel criou uma infraestrutura digital habilitadora para o desenvolvimento da indústria de aço do futuro, incluindo a instalação de diversas torres para cobrir mais de 8.300.000 m2 da planta da Gerdau. Essa estrutura de tecnologia permitiu à Gerdau acelerar em Ouro Branco a implementação dos conceitos da indústria 4.0, alavancando automatização, produtividade, flexibilidade, visibilidade, rastreabilidade, uso de dados e segurança nos processos, incluindo planejamento, produção e logística.

A MIT Technology Review reconhece as empresas que se destacaram no ecossistema de inovação do país por meio da análise de ações e iniciativas em áreas como gestão, produtos e serviços, marketing e processos. Além disso, são realizadas entrevistas com os executivos de cada uma delas. Essa edição avaliou duas mil empresas de todos os tamanhos e segmentos, desde startups até multinacionais.

Lançada no Brasil em outubro de 2020 com uma proposta inovadora no cenário editorial nacional, a MIT Technology Review é reconhecida pelo jornalismo de autoridade em tecnologia. Sua reputação deriva de 121 anos de tradição em relatórios sobre novas tecnologias e de sua ligação exclusiva com a principal universidade mundial em pesquisa e inovação.

Sobre a Gerdau

Com 123 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em vários países e conta com mais de 30 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,86 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,82 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3) e Nova Iorque (NYSE).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Fomento Paraná libera R$ 717 milhões em crédito em um ano em todo o Estado

A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…

16 horas ago

Simepar disponibiliza informações meteorológicas em painéis digitais no Litoral

Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…

17 horas ago

92% das praias do Paraná estão aptas para banho

O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…

17 horas ago

Paraná aumenta em 9% número de licenças ambientais para novos negócios em 2024

O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…

17 horas ago

Curitibano é um dos principais líderes do turismo brasileiro

O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…

17 horas ago

Almoço Solidário para 300 pessoas

O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…

17 horas ago