Empreendedorismo

Gerdau prevê 40 anos de produção de minério de ferro em Minas Gerais

São Paulo, 9 de agosto de 2023 – A Gerdau, maior empresa brasileira produtora de aço, anuncia, hoje (9), nova certificação das reservas minerais na mina de Miguel Burnier, distrito de Ouro Preto (MG), de 476 milhões de toneladas de minério de ferro, que asseguram a produção de minério com teor de ferro de 65% por 40 anos.

A certificação das reservas provadas e prováveis de minério de ferro na mina de Miguel Burnier é um marco importante para o investimento, anunciado pela Companhia em junho, de R$ 3,2 bilhões em uma nova plataforma de mineração sustentável em Minas Gerais entre 2023 e 2026.

“Considerando o patamar de produção anual previsto em Miguel Burnier de 5,5 milhões de toneladas de minério de ferro, as reservas certificadas garantem uma vida útil de 40 anos ao investimento, reforçando o compromisso da Gerdau com o desenvolvimento socioeconômico do estado de Minas Gerais hoje e no futuro”, afirma Gustavo Werneck, diretor-presidente (CEO) da Gerdau.

O minério extraído em Miguel Burnier, com teores de ferro entre 35% e 37%, passará por processamento e será enriquecido. “Com a elevação do teor de ferro do minério na mina dos atuais 62% para 65%, as emissões de gases de efeito estufa serão reduzidas em 200 mil toneladas de COao ano”, afirma Rafael Japur, CFO da Gerdau.

 

O projeto de mineração sustentável, cuja nova capacidade está prevista para entrar em operação no final de 2025, permitirá à empresa aumentar a competitividade de suas operações e ampliar futuramente sua produção de aço em Minas Gerais.

 

O relatório foi elaborado pela certificadora independente SRK Consulting de acordo com o as exigências da Securities and Exchange Commission – SEC, observando o padrão de relatório técnico estabelecido e conforme as boas práticas da indústria.

Sobre a Gerdau

Com 122 anos de história, a Gerdau é a maior empresa brasileira produtora de aço e uma das principais fornecedoras de aços longos nas Américas e de aços especiais no mundo. No Brasil, também produz aços planos, além de minério de ferro para consumo próprio. Além disso, possui uma divisão de novos negócios, a Gerdau Next, com o objetivo de empreender em segmentos adjacentes ao aço. Com o propósito de empoderar pessoas que constroem o futuro, a companhia está presente em 9 países e conta com mais de 36 mil colaboradores diretos e indiretos em todas as suas operações. Maior recicladora da América Latina, a Gerdau tem na sucata uma importante matéria-prima: 71% do aço que produz é feito a partir desse material. Todo ano, 11 milhões de toneladas de sucata são transformadas em diversos produtos de aço. A companhia também é a maior produtora de carvão vegetal do mundo, com mais de 250 mil hectares de base florestal no estado de Minas Gerais. Como resultado de sua matriz produtiva sustentável, a Gerdau possui, atualmente, uma das menores médias de emissão de gases de efeito estufa (CO₂e), de 0,89 t de CO₂e por tonelada de aço, o que representa aproximadamente a metade da média global do setor, de 1,91 t de CO₂e por tonelada de aço (worldsteel). Para 2031, a meta da Gerdau é diminuir as emissões de carbono para 0,83 t de CO₂e por tonelada de aço. As ações da Gerdau estão listadas nas bolsas de valores de São Paulo (B3), Nova Iorque (NYSE) e Madri (Latibex).

Redação JBA Notícias

Recent Posts

MON oferece oficina de bordado em dezembro inspirada na exposição “Através”

A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…

15 horas ago

Clube de leitura da socioeducação do Paraná ganha prêmio nacional de direitos humanos

Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…

15 horas ago

Parceria do Paraná com a Shopee tem 30 novos produtores capacitados

As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…

15 horas ago

Com recursos estaduais, 16 famílias de Irati conquistam a casa própria

Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…

15 horas ago

Paraná inicia vacinação contra Vírus Sincicial Respiratório 48 horas após receber doses

Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…

15 horas ago

Estado adquiriu 5 mil toneladas de alimentos orgânicos para a merenda escolar em 2025

Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…

15 horas ago