Cultura
Globo e Telecine não vão deixar de exibir filme polêmico de Gentili e Porchat
O Ministério da Justiça determinou que Globopay , Telecine e outros canais de estreaming retirem da programação o filme “Como se tornar o pior aluno da escola”, de Danilo Gentili, com participação de Fábio Porchat, por cenas de estímulo à pedofilia.
A multa diária é de 50 mil reais por desobediência.
A Globo e o Telecine se recusam e alegam censura.
As empresas dizem que “estão atentas às críticas de indivíduos e famílias que consideraram inadequados ou de mau gosto trechos do filme ‘Como se tornar o pior aluno da escola’ mas entendem que a decisão administrativa do ministério da Justiça de mandar suspender a sua disponibilização é censura. A decisão ofende o princípio da liberdade de expressão”
A determinação do Ministério foi comemorada pelo ministro da Pasta, Anderson Torres, nas redes sociais.
Como justificativa para a medida, consta “necessária proteção à criança e ao adolescente consumerista”.
A classificação indicativa do filme é 14 anos, apesar de o livro que deu origem à obra ser recomendado para maiores de idade.
A indicação etária foi definida por uma comissão do próprio Ministério da Justiça, em 2017, à época do lançamento nos cinemas, sustentando que a produção tinha um “contexto cômico e caricato”.
Na cena criticada, o personagem de Porchat, no papel de pedagogo de uma escola, instiga dois garotos menores de idade a pararem de discutir e pede que o masturbem.
As crianças reagem com surpresa, negando o pedido.