fbpx
Empreendedorismo

Floripa Conecta recebe o Primeiro Encontro Brasileiro Cidades Criativas Unesco da gastronomia e atrai visitantes de todo o Brasil

Eleita a maior produtora de ostras do Brasil e detentora do selo de qualidade e diferenciação no cultivo, Florianópolis recebe através do Floripa Conecta, o Primeiro Encontro Brasileiro Cidades Criativas UNESCO e proporciona experiências gastronômicas aos participantes. Além disso, nesta edição, o movimento contará com mais de 150 eventos em toda a capital durante o mês de agosto

Brasil, agosto de 2023: A região da Grande Florianópolis, em Santa Catarina, recebeu um selo de reconhecimento pelo cultivo de ostras, em 2022. As cidades foram reconhecidas, oficialmente, como área geográfica do cultivo das Ostras de Floripa. 

Neste ano, com o Floripa Conecta, a cidade recebe o primeiro encontro das Cidades Criativas Unesco da gastronomia, que acontece com o objetivo de conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos.

Além de Florianópolis, o evento contará com a participação de representantes de comitivas de oito Estados – Rio de Janeiro, Pará, Minas Gerais, Paraná, Roraima, Amazonas, Ceará e Paraíba – e do Distrito Federal, além de Santa Catarina. Entre os públicos estão profissionais do setor gastronômico, membros do trade turístico, estudantes, instituições de ensino, produtores locais, cozinheiros e também consumidores e empresários interessados na rica cultura gastronômica dessas cidades e em seu potencial econômico.

Uma oportunidade para Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo, com aulas show, representada por chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais. Com economia vantajosa e cultura empreendedora forte, SC tem sido fonte de inovação e criação de novos negócios.

Com isso, a 3ª edição do Floripa Conecta triplicou sua duração – o que no ano passado se estendia apenas por 10 dias, este ano serão 31 dias de eventos por toda a capital.

“O principal objetivo de todo o movimento é estimular a mistura de segmentos, potencializar oportunidades de desenvolvimento, e sobretudo, ampliar as conexões entre a população local, e por consequência, atrair turistas de todo o país. Venderemos o que a cidade tem de melhor: o turismo, a inovação, a tecnologia e a gastronomia”, afirma Thaynan Mariano, diretor executivo do Floripa Conecta.

A expectativa é que ao menos 100 mil pessoas passem pelos eventos em 2023, em uma agenda diversa que vai do Maior evento de Videogames, Campeonato de Cerveja, Maratona com 25 km à Maior Orquestra de Baterias – tudo rolando sinergicamente na região.

 

Segue a programação principal do Floripa Conecta em 2023:

 

Dia 3/08 – Inova+Ação

Inova+Ação é a maior imersão em empreendedorismo na Capital catarinense, oferecendo 10 horas ininterruptas de palestras, mentorias e painéis com mais de 15 palestrantes, além de uma Feira de Negócios com diversas Startups para fomentar a rede de relacionamento, com os mais diversos temas como vendas, alta performance, varejo, marketing, tecnologia, inovação, startups, inteligência artificial, gestão financeira, empreendedorismo feminino, planejamento, saúde e bem-estar, entre outros.

 

Dia 3-5/08 – Encontro Brasileiro de Cidades Criativas UNESCO da Gastronomia

O primeiro encontro das Cidades Criativas Unesco da gastronomia acontece com o objetivo de conectar a cadeia produtiva, promover o intercâmbio de experiências, conhecimentos, ideias e projetos.

Uma oportunidade para Florianópolis mostrar as suas riquezas gastronômicas e culturais para pessoas do país todo, com aulas show, representada por chefs de cada uma das cidades chanceladas, atrações culturais, shows e participação de restaurantes locais.

 

Dia 8-10/08 – Encatho & Exprotel

O Encontro Catarinense de Hoteleiros – Encatho & Exprotel reunirá em sua 34ª edição, os grandes nomes da hotelaria nacional, oportunizando negócios, qualificação, conhecimento das novidades em produtos e serviços, atualização na operação, networking e divulgação das potencialidades do turismo nacional, com o objetivo de apresentar as inovações, tendências e perspectivas para a hotelaria e o turismo, sem esquecer que a principal ferramenta de hospitalidade continua sendo o ser humano.

 

Dia 12-13/08 – Expo Tattoo

Serão 02 dias de muita arte na pele, show de bandas, comércio de artesanatos, exposições artísticas e culturais, Miss e Mister Tattoo, sorteio de brindes, praça de alimentação especial.

 

Dia 19-20/08 – Stun Game Festival

Uma mostra de games independentes, que poderão ser jogados pelo público, campeonatos de e-sports, entre eles, Free Fire, League of Legends, Valorant e FIFA, além de um jogo multiplayer de arena, em Realidade Virtual, e uma Game Jam. Além dos jogos, palestras com profissionais da área e momentos de networking. O evento vai oferecer pura diversão com concurso de cosplay, batalha de k-pop, desafio de Escape Room e uma balada de temática gamer, que acontecerá no sábado às 22h, com um line-up especial de DJs, para maiores de 18 anos.

 

Dia 20/08 – Orquestra de Baterias

A Orquestra de Baterias de Florianópolis celebra a 10ª edição no dia 20 de agosto de 2023, sendo considerada o maior encontro de bateristas das Américas. O evento deverá reunir 350 bateristas no Largo da Catedral. Convidados internacionais, mistura de estilos musicais e repertório inédito estão entre as novidades da edição. O evento é gratuito ao público.

 

Dia 21-24/08 – Brasil Beer Cup

Florianópolis será palco de concurso, congresso e festival de cerveja que conta com a realização e curadoria técnica do Science of Beer Institute. O concurso de cervejas nasceu com o compromisso de contribuir com o desenvolvimento da qualidade sensorial do esfuziante e emergente mercado cervejeiro nacional, através da análise e avaliação criteriosa das amostras recebidas, de forma ética e responsável através de Ciência, Tecnologia, Inovação, Expertise, Metodologia, Tecnicidade, Credibilidade e Equidade que são as diretrizes para a realização dos eventos. O concurso BBC abrangerá cervejarias do mundo todo nas categorias comercial e experimental.

 

Dia 23-25/08 – Startup Summit

O evento contará com mais de 200 palestrantes e são esperadas 10.000 pessoas para um encontro entre startups, investidores e grandes nomes do ecossistema em 3 dias de evento com atividades, auditórios com conteúdo, área de negócios com as principais empresas do setor e a presença dos principais formadores de opinião e tendências do mercado nacional e internacional.

 

Dia 26-27/08 – Maratona Internacional de Florianópolis

A MARATONA INTERNACIONAL DE FLORIPA 2023 espera superar a marca dos 17 mil participantes, com um percurso praticamente em sua totalidade plano e ao nível do mar, é perfeita para obter as melhores marcas pessoais. Em 2018 foi considerada a maratona mais rápida do Brasil, pela revista Contra Relógio. É uma das maiores provas de corrida de rua do Brasil. Com visual incrível das avenidas Beiramar Norte e Via Expressa Sul, já é destaque no calendário nacional de corridas. Por suas características de percurso é muito utilizada como classificatória para a Boston Marathon.

Haverá a Maratona (42Km), a Meia Maratona (21Km), a Corrida de 5Km e a Maratoninha de Floripa (Kids). As novidades de 2023 ficam por conta da Corrida de 5Km, que retorna ao evento e será realizada na sexta-feira (25.08), em uma prova noturna, e da Meia Maratona que será realizada no sábado (26.08), fazendo com que cada modalidade do evento seja realizada de maneira única, sem a sobreposição com outra distância.

 

Site – floripaconecta.com.br

Instagram – @floripa.conecta

 

Sobre o Diretor do Evento

Thaynan Mariano é Empreendedor, Consultor e Palestrante, especialista em Gamificação, Marketing Estratégico e Liderança. É Diretor Executivo do Floripa Conecta, maior semana de eventos do sul do Brasil. Foi Vice-Presidente Mundial da JCI, Vice-Diretor da Vertical de Games da ACATE e CEO da Jogos do Rei.

 

Sobre o Evento

Floripa Conecta é um movimento de conexão entre iniciativas públicas e privadas na cidade de Florianópolis e criado com o propósito de fortalecer o desenvolvimento econômico regional bem como unir os atores da tecnologia, do turismo e da economia criativa.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo