fbpx
Geral

Golpistas criam site falso de leilão em nome da Setran-PR e Helcio Kronberg

No site falso são oferecidos veículos, motocicletas, sucatas e alguns materiais automotivos

O leiloeiro Helcio Kronberg alerta para um golpe aplicado por criminosos no estado do Paraná. Foram recebidas denúncias a respeito de um site que se diz da Secretaria Municipal de Trânsito (Setran-PR) e que divulga uma série de leilões de veículos. O endereço na internet é falso e não representa leilões oficiais do órgão. Além do nome da Setran, os bandidos também usam o nome de Helcio Kronberg, leiloeiro da Prefeitura de Curitiba e o mais famoso da área do Sul do país, apenas para gerar credibilidade. O site, que deveria terminar em “.com.br“, termina em “.com/br”, para enganar os mais desavisados. No endereço falso (https://setranleiloes-gov.org/br/) são oferecidos veículos, motocicletas, sucatas e alguns materiais automotivos. 

É importante ficar atento ao endereço do site e aos dados bancários informados quando pedem para fazer o pagamento. Jamais um leiloeiro vai pedir o depósito em nome de terceiros. Muitas vezes os falsários fornecem os dados de uma conta corrente com CPF ou CNPJ diferentes, colocando o nome do leiloeiro apenas como beneficiário. O arrematante desatento acaba inserindo as informações na TED , DOC ou Pix e o dinheiro é creditado na conta dos golpistas“, explica Kronberg. 

Kronberg ainda alerta que essas contas normalmente são abertas por usuários especializados em bancos digitais ou bancos físicos e o dinheiro é usado em troca de drogas. “Já há alguns casos de prisão de quadrilhas, mas elas  se proliferam. A Delegacia de Estelionatos recebe de 5 a 10 vítimas diariamente. O Núcleo de Combate aos Cibercrime (Nuciber) já rastreou vários sites , mas os golpistas normalmente estão fora do país, utilizando telefonia IP. Por isso, todo cuidado é pouco“, informa.

 

A Setran destaca que todas as informações e a indicação de leilões oficiais (com os editais publicados) têm publicação no site (https://transito.curitiba.pr.gov.br/patio/leilao-eletronico-de-veiculos/52) com domínio do município (sempre com a extensão .curitiba.pr.gov.br), que então direciona para o endereço correto.

A última edição do leilão do órgão municipal foi realizada no fim de 2020.

Veja como proceder diante da situação

1) Para assegurar que está consultando o site correto do Setran-PR, verifique que o endereço (URL), assim como todos os sites governamentais, termina com a extensão “.pr.gov.br”;

2) Não acione links para endereços da Internet (mesmo que esteja escrito o nome do Setran-PR);

4) Se por acaso recebeu alguma mensagem sobre este site, exclua imediatamente a mensagem e denuncie no número 156.

Sobre Helcio Kronberg

Leiloeiro público oficial com 21 anos de experiência na área. É autor do livro “Leilões Judiciais e Extrajudiciais”, lançado pela Editora Hemus. É autor de vários livros e docente, além de jurisconsulto com várias titulações acadêmicas. Para mais informações basta acessar: https://www.kronbergleiloes.com.br/

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Botão Voltar ao topo