Google apresenta novas funcionalidades de segurança e privacidade na Busca e apps de navegação
São Paulo, 31 de julho de 2024 — Hoje, em um evento realizado em Nova York (EUA), o Google apresentou melhorias na Busca para ajudar as pessoas a manter o controle de suas informações, aumentar sua privacidade e segurança on-line e obter mais informações sobre o que vê na internet. Disponível globalmente e em português, as novidades consistem em duas melhorias: mais proteção contra deep fakes e mais contexto sobre qualquer imagem da internet usando o Circule para Pesquisar e o Google Lens. Confira detalhes.
O Google está lançando uma série de proteções contra deep fakes e melhorias no ranqueamento para proteger melhor as pessoas afetadas por esse tipo de conteúdo. A empresa vem investindo em políticas e sistemas de longa data para ajudar as pessoas a obter mais controle sobre esse conteúdo e agora, sistemas para tornar o processo de remoção foi melhorado para torná-lo mais fácil, ajudando as pessoas a lidar com essa questão em grande escala.
Quando alguém solicita com sucesso a remoção de conteúdo falso explícito não consensual que está retratado na Busca, os sistemas do Google também tentarão filtrar todos os resultados explícitos em buscas semelhantes sobre essa pessoa. Além disso, quando alguém removeu com sucesso uma imagem da Busca, de acordo com nossas políticas, nossos sistemas buscarão e removerão quaisquer duplicatas dessa imagem que encontrarmos.
Veja mais detalhes nesta publicação no blog do Google.
O recurso “Sobre esta Imagem” agora será ativado usando o Circule para Pesquisar – para Androids selecionados – ou o Google Lens em dispositivos móveis. A funcionalidade funciona para qualquer imagem da internet, seja nas redes sociais, aplicativos de chat ou mensagens de texto. Mesmo que uma imagem não esteja indexada pelo Google, o recurso buscará imagens similares para ajudar as pessoas a encontrar contexto adicional na web.
Usar “Sobre esta Imagem” pode ajudar a obter mais informações sobre como outros sites usam e descrevem a imagem, ter metadados de uma imagem – o que pode fornecer mais detalhes sobre quem é o criador da imagem e algumas informações sobre como essa imagem pode ter sido criada ou identificar a marca d’água digital, caso a imagem tenha sido gerada utilizando IA (desde que contenha Marca d’água SynthID do Google DeepMind embutido em seus pixels). O “Sobre esta Imagem” está disponível em 40 idiomas no mundo todo, incluindo francês, alemão, hindi, italiano, japonês, coreano, português, espanhol e vietnamita. O Google Lens, disponível no aplicativo do Google (Android e iOS).
Veja mais detalhes nesta publicação no blog do Google.
O Google também apresentou novidades de segurança para seus aplicativos de navegação. Para contribuir com a locomoção de seus usuários, agora o Google Maps conta com um novo recurso para facilitar o relato de incidentes e informações úteis na estrada, como obras próximas, fechamento de faixas, objetos e presença policial. Outros motoristas podem confirmar o incidente com apenas um toque para ajudar a comunidade de motoristas que passam pelo mesmo local. Esses relatos vêm das comunidades do Maps e do Waze, e será possível ver de qual aplicativo o relato veio. A ideia é ajudar motoristas a compartilharem mais informações em tempo real. Além disso, para ajudar na segurança da locomoção entre o carro estacionado e a chegada ao destino final, o Google Maps desenvolveu melhorias na orientação de chegada. Agora, a nova orientação de destino do Maps iluminará automaticamente o destino e a entrada do prédio de destino conforme a pessoa se aproxima dele e mostrará os estacionamentos próximos.
O Waze também ganhou novidades: agora o app tem novos alertas. Com eles é possível ver novos tipos de câmeras – incluindo aquelas que monitoram avanço de sinal vermelho e excesso de velocidade – e ver as faixas de carona e ônibus, com alertas sendo exibidos com antecedência. Esses alertas são adicionados por membros da comunidade do Waze, que usam uma combinação de informações rodoviárias do mundo real e dados disponíveis publicamente de autoridades locais para atualizar o mapa. A ideia é ajudar os motoristas a cumprirem com a legislação local.
Agora o Waze também irá alertar sobre eventos que perturbam o trânsito como por exemplo, desfiles e eventos esportivos. A app irá mostrar detalhes úteis, como a causa do evento, se há fechamento de estradas e condições de trânsito em tempo real. Já na tela de bloqueio do Waze, agora é possível acessar direções passo a passo, atualizações de tráfego em tempo real e alertas de perigo diretamente na tela de bloqueio. Preocupado com a segurança dos motoristas, o Waze permite que os usuários mantenham seus telefones bloqueados enquanto navegam.
Veja mais detalhes nesta publicação no blog do Google.
Com estas novas funcionalidades, o Google reforça seu compromisso de proteger a segurança de seus usuários tanto online quanto em suas jornadas diárias. As atualizações de hoje representam um passo em sua missão de tornar a internet e as ruas mais seguras para todos.