Política

Governador faz balanço administrativo na reabertura dos trabalhos na Assembleia Legislativa

A Assembleia Legislativa do Paraná retoma nesta quarta-feira os trabalhos em Plenário

O presidente da Casa, deputado Ademar Traiano (PSDB), fará a instalação da quarta Sessão Legislativa da 19ª Legislatura. Na ocasião, o governador do Estado, Carlos Massa Ratinho Junior,  fará aos 54 deputados a apresentação da mensagem e o plano de governo do Poder Executivo, expondo a situação econômica e administrativa do Estado, em cumprimento ao disposto no artigo 87, inciso X, da Constituição do Estado do Paraná.

O dispositivo constitucional estabelece, entre outras competências privativas do governador, a de “remeter mensagem e plano de governo à Assembleia Legislativa, por ocasião da abertura da Sessão Legislativa, expondo a situação do Estado”.

Modelo híbrido

As sessões plenárias da Assembleia serão por meio do Sistema de Deliberação Misto, seguindo o protocolo adotado pela Comissão Executiva para minimizar os riscos de contaminação pelo coronavírus, a partir da segunda-feira, dia 7 de fevereiro.

Dessa forma, os sistemas do Plenário funcionarão em conjunto com soluções tecnológicas que dispensam a presença física de parte dos deputados no Plenário. O Sistema de Deliberação Misto foi utilizado durante todo o ano de 2021.

“As estatísticas nos mostram que ainda não é o momento de afrouxar as medidas de controle. O número de novos casos continua aumentando significativamente. Por isso, decidimos por manter as atividades de Plenário de forma híbrida, com parte dos deputados participando de forma remota”, explica o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB).

Controle de acesso

Desde o dia 19, a Assembleia Legislativa vem funcionando com controle de acesso, monitoramento de casos suspeitos entre servidores e com parte dos funcionários em teletrabalho.

“A vacina reduziu a gravidade das infecções e salvou muitas vidas, mas os cuidados sanitários não podem ser esquecidos, pelo contrário, precisam ser redobrados”, alertou o deputado Luiz Claudio Romanelli (PSB), primeiro secretário da Assembleia.

Por determinação da Comissão Executiva, também está proibida a realização de eventos coletivos ou sessões solenes que não tenham relação direta com as atividades legislativas de Plenário.

Os profissionais da imprensa que precisarem fazer a cobertura da sessão de forma presencial devem informar à Diretoria de Comunicação com antecedência os nomes dos profissionais para que seja providenciada a autorização de acesso.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Goura recebe homenagens por ações em defesa da causa animal e vegetarianismo

Por conta do seu compromisso com a promoção de políticas públicas que incentivem uma alimentação…

3 minutos ago

Eduardo anuncia novo hospital veterinário

O candidato Eduardo Pimentel (PSD), da coligação Curitiba Amor e Inovação, recebeu o apoio e…

6 minutos ago

TCP registra crescimento superior a 2.000% nas exportações de cargas refrigeradas com origem no Paraguai

Entre janeiro e agosto de 2024, a empresa que administra o Terminal de Contêineres de…

23 horas ago

Rock in Rio Academy transforma a Cidade do Rock em sala de aula, promove imersão intensiva, visita guiada e palestra no Palco Mundo

Rio de Janeiro, 20 de setembro de 2024 – Os bastidores da Cidade do Rock viraram…

24 horas ago

Greenpeace Brasil lança minissérie que apresenta iniciativas comunitárias para enfrentar desigualdades sociais e a crise climática

São Paulo, setembro de 2024 –  O Greenpeace Brasil lança a minissérie documental Eu Mais Um Mais,…

1 dia ago

Resultados do Circuito Universitário de Skate 2024 Inbox

Após passagem pela tradicional quadra da Prafinha (SP) em setembro, a segunda e última etapa…

1 dia ago