O vice-governador de São Paulo, Felício Ramuth, recebeu nesta terça-feira (9), a vice-ministra das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália, Maria Tripodi, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo do encontro, articulado pela Secretaria de Negócios Internacionais, foi fortalecer as relações comerciais e empresariais em setores como infraestrutura, transporte sustentável, infraestrutura de segurança, cidades inteligentes, agroindústria e energia renovável.
Atualmente, São Paulo detém 29,6% de todo o comércio bilateral entre o Brasil e a Itália, sendo o Estado brasileiro que mais importa do país, seguido por Minas Gerais. Já os municípios paulistas que mais exportam para a Itália são: Jacareí, São Paulo, Lençóis Paulistas, Guarulhos e Franca.
“São Paulo tem enormes oportunidades em termos da transição energética, que é uma demanda da população mundial. Vivemos hoje um momento de reconfiguração das cadeias de valor. Aqui em São Paulo temos o nosso etanol. Somos os principais produtores e exportadores de etanol no mundo, e a partir dele podemos produzir uma enorme gama de bioenergéticos e biocombustíveis”, explicou Lucas Ferraz, secretário de Negócios Internacionais.
Ainda durante a reunião, que também contou com a presença do secretário executivo de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística, Anderson Oliveira; do presidente da Investe SP, Rui Gomes; do prefeito de Veneza, Luigi Brugnaro, e o cônsul-geral da Itália em São Paulo, Domenico Fornara, foram apresentados à comitiva italiana o portfólio paulista de leilões e PPP’s, como a malha ferroviária e a Sabesp.
“Devemos aproveitar este momento para fortalecer nossa relação entre a Itália e o Estado de São Paulo, e avançar ainda mais na construção de um futuro promissor em nossos relacionamentos. Entendo que a história italiana no Brasil passa por São Paulo. Estaremos junto do Estado paulista para aproveitar as melhores oportunidades para estreitarmos ainda mais nossos laços”, completou Maria Tripodi.
O vice-governador de São Paulo reiterou a importância da parceria e cooperação mútua com a Itália em setores estratégicos para a agenda paulista.
“Quero agradecer a visita da vice-ministra Maria Tripodi. Aproveito a oportunidade para destacar as relações que temos com a Itália, nossa história e as parcerias com diversas empresas italianas no Estado de São Paulo. Sua presença reforça nosso compromisso em fortalecer nossos laços de cooperação mútua”, afirmou o vice-governador, Felício Ramuth.
Imigração Italiana
Em 2024 é comemorado o 150º aniversário da imigração italiana no Brasil. Diversas ações conjuntas vêm sendo feitas entre o Consulado Geral da Itália em São Paulo e as Secretarias do Governo do Estado. Em fevereiro, diversos prédios públicos, incluindo o Palácio dos Bandeirantes, foram iluminados nas cores da Itália para a celebração do aniversário. Atualmente, São Paulo abriga uma comunidade de mais de 300 mil italianos, tornando o Estado o terceiro local com a maior população italiana fora do país.
A Itaipu Binacional participou no último dia 13, no Largo da Ordem, em Curitiba, do…
O Programa Melhor em Casa (PMeC), criado em 2011 pelo Ministério da Saúde e integrado…
“O pacote de ajuste fiscal, que chamo de pacotinho, é claramente insuficiente e deve passar…
A Prefeitura de Pinhais, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semas), realizou nesta…
Após uma década de expectativa, a emblemática Ponte Hercílio Luz, símbolo maior de Santa Catarina,…
As obras do Projeto Moradias, iniciativa da Itaipu Binacional em parceria com o Itaipu Parquetec,…