fbpx
Empreendedorismo

Instituto Legado inaugura espaço de trabalho colaborativo e lança movimento Impacta CWB

Com o intuito de expandir o ecossistema de impacto em Curitiba (PR) e região, o Instituto Legado de Empreendedorismo Social inaugurou, no último dia 17 de novembro, o Espaço Legado. O Espaço, onde funcionava o Legado Socialworking, foi reformado e agora será endereço dos 11 negócios de impacto que fazem parte do recém-criado movimento ImpactaCWB.

O movimento ImpactaCWB é um projeto colaborativo e que reúne empresas, buscando dinamizar o ecossistema de impacto da região. Por meio de ações conjuntas com as 11 participantes, um dos principais objetivos é fomentar, fortalecer e acelerar o desenvolvimento sustentável da cidade. O lançamento é de extrema importância para a região e também marca os 10 anos do Instituto Legado. “Será um espaço de colaboração para a busca de mudanças sistêmicas no ecossistema de impacto do território, especialmente por meio do fomento a projetos que integrem poder público, iniciativa privada e universidade atuando ao lado de negócios sociais e da filantropia empreendedora de nossa região”, comenta James Marins, presidente do Instituto Legado.

Dentre as organizações que fazem parte do movimento ImpactaCWB estão: All Impact Mobilização de Recursos Socioambientais, Capitalismo Consciente, DePropósito Comunicação de Causas, Impactability, Impacta Mundi – Estratégias de Impacto, Invest Responsa, Instituto Legado, com o Campus Legado e o Espaço Legado, RedVolution 21, Sistema B, Instituto Talanoa e WeFlow – ESG, Impacto Social e Liderança Consciente.

“Nos tempos atuais, percebemos que os velhos paradigmas de mercado estão caindo, ao mesmo tempo que uma nova realidade está emergindo. A lógica tradicional de pensar e agir, baseada na concorrência e competição, já não cabe mais. É vital para a saúde das pessoas, organizações e do planeta atuar a partir da colaboração, cocriação e regeneração. E, por isso, o ImpactaCWB faz tanto sentido. Para que o ecossistema de impacto de Curitiba se mantenha vivo, é preciso estar ‘em movimento’: tanto no significado literal de mover-se quanto na ideia de atuar de forma coletiva”, comenta Flávia Feliz, co fundadora da We.Flow, empresa que faz parte do ImpactaCWB e tem atuação global, especializada em consultoria e treinamento em ESG, avaliação de impacto, liderança e cultura consciente.

Espaço Legado será referência em organizações de impacto

O espaço fica localizado no bairro Cabral, em Curitiba, possui três andares e contabiliza 300m², com possibilidades de ampliação. O conceito do local também passou por uma reforma. Pensando na relação entre as pessoas, ao entrar no prédio, os visitantes se deparam com uma pintura repleta de flores e inspirada num jardim, que foi feita a mão pela artista Nicole Schraiber, da Parede Incomum. Além disso, o layout e a configuração do espaço com cores claras trazem uma leveza ao ambiente.

A arte é um tema bastante presente no local, que possui no último andar a “Sala da Vaca Amarela”, destinado a quem busca silêncio e concentração. A área conta com a escultura do animal, que está na posição de lótus, do yoga, sentada em uma panela, feita pelo artista plástico Nelson Bonfim do Prado. Ainda, o Espaço é integrado ao Café Cultura – anexo ao prédio – que é uma ótima alternativa para o networking.

“Já a muito tempo a casa onde está o Espaço Legado é um ponto de referência quando o assunto é impacto social, a situação da pandemia fez com que não pudéssemos dar continuidade aos trabalhos presenciais, mas ela estava nos aguardando, e agora, reformada, moderna e acolhedora será novamente espaço de trocas e de fortalecimento do ecossistema de impacto, estamos muito felizes em reabrir as portas.” Daniela Nunes, coordenadora acadêmica do Instituto Legado.

Sobre o Instituto Legado

O Instituto Legado acredita que o Empreendedorismo Social é uma ferramenta eficaz para a transformação do mundo. Acredita no Movimento Transformador Massivo e no poder exponencial da inovação, entendendo que pessoas empoderadas têm poder de mudança e que o trabalho em conjunto produz mais e melhores resultados. Oferece educação formal, programas de aceleração e oportunidades estratégicas para fortalecer, desenvolver e conectar agentes de transformação com atuação socioambiental. Tem o propósito de impulsionar o Movimento Transformador Massivo, apoiar e criar condições de trabalho em rede para que o impacto socioambiental do mundo cresça. Saiba mais em  www.institutolegado.org.

Sobre o ImpactaCWB

O Impacta CWB é um movimento colaborativo que dinamiza o ecossistema de impacto em Curitiba e região. Acreditamos no Movimento Transformador Massivo e na união de esforços em prol de causas relevantes para a sociedade. Para isso, realizamos ações conjuntas por meio de negócios de impacto e filantropia empreendedora e estratégica. Somos um grupo multidisciplinar que atua de forma complementar com ações de advocacy, projetos, comunicação de causas, práticas de ESG (Ambiental, Social e de Governança), investimento social público e privado. Nosso propósito é fomentar, fortalecer e acelerar o desenvolvimento sustentável da região, para que seja referência internacional em impacto socioambiental positivo. Confira mais sobre o movimento em https://impactacwb.com/.

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo