divulgação
O Ministério da Saúde segue ampliando o atendimento básico e de urgências e emergências em todo o país. Em visita ao Paraná nesta quinta-feira (9), a ministra Nísia Trindade conheceu as futuras instalações do novo Hospital Municipal e Maternidade de São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba.
Acompanhada da deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR), lideranças locais e estaduais, ela confirmou investimentos de R$ 153 milhões para a obra, via PAC.
Para Gleisi, isso reafirma o compromisso firme do presidente Lula com a saúde dos paranaenses. “Importante destacar o esforço conjunto do governo federal, governo estadual e prefeitura para viabilizar esse projeto, mas tudo isso está sendo possível porque houve uma decisão política do Governo Lula de voltar a investir em obras e equipamentos de saúde. Além desse hospital, o presidente lançou o PAC Saúde, que vai contemplar São José dos Pinhais com mais duas unidades básicas de saúde. Com o comprometimento de Lula, continuaremos a fortalecer o Sistema Único de Saúde, garantindo acesso universal e igualitário à saúde para todos os brasileiros”, destacou a deputada.
A expectativa é que a unidade permita ampliar o atendimento para os 334,6 mil habitantes do município e seja um apoio para as demais cidades da região.
Somente na ala da maternidade serão nove leitos PPP (pré-parto, parto e pós-parto), três leitos em Sala de Recuperação Pós-Anestésica (SRPA), 32 leitos UTI e 50 leitos de alojamento conjunto. Outros setores ainda contarão com serviços como internação psiquiátrica, 40 leitos de UTI adulto, 10 leitos de UTI neonatal e 20 leitos de Unidades de Cuidado Intermediário (UCI) neonatal.
Há ainda uma ampla lista de serviços de apoio, incluindo lactário, banco do leite humano, agência transfusional, pronto atendimento geral e obstétrico, internação pediátrica, internação geral (cirúrgica e clínica médica), internação psiquiátrica, isolamentos, mãe canguru, laboratório de emergência, centro de diagnóstico por imagem (ressonância magnética, tomografia, mamografia, raios-X, USG), endoscopia e colonoscopia, centro cirúrgico e fisioterapia.
Com informações do Ministério da Saúde
A oficina terá duração de duas horas e se propõe a ser um momento de…
Por promover cidadania, literatura e diálogo entre adolescentes em privação de liberdade, ação venceu na…
As empresas terão seus artigos exibidos em uma vitrine especial dentro do site da gigante…
Todas foram contempladas com subsídios do Programa Casa Fácil Paraná para redução do valor de…
Estado recebeu 37.120 doses quarta-feira (3), as quais já foram distribuídas para as 22 Regionais…
Em 2025, o Estado investiu R$ 54 milhões na aquisição de produtos livres de agrotóxicos…