Greca assina Ordem de Serviço para implantação da Pirâmide Solar do Caximba

Considerado um dos maiores símbolos da inovação de Curitiba, a implantação da Pirâmide Solar do Caximba começa a sair do papel na próxima semana.
A ordem de serviço para execução do projeto foi assinada na manhã desta sexta-feira (18/2) pelo prefeito Rafael Greca, em solenidade híbrida (presencial e on-line) no Palácio 29 de Março.
Greca também autorizou na ocasião, a licitação para implantação dos painéis para geração de energia solar em três terminais de ônibus da cidade.
“Queremos acordar o Brasil para a importância das novas energias”, disse o prefeito ao lado da secretária municipal do Meio Ambiente, Marilza do Carmo Oliveira Dias, e do diretor da empresa vencedora da licitação da Pirâmide Solar, Marcelo Abuhamad Filho.
Para Greca, situações como a que vive o município fluminense de Petrópolis, confirmam a urgência de ações de incremento da sustentabilidade, como a implementação de energias renováveis e de menor impacto no meio ambiente.
Investimento
O município vai investir R$ 28,7 milhões na obra, que tem início com visitas para elaboração do projeto executivo.
O valor representa uma economia de 24% em relação ao valor do orçamento do projeto.
Com mais de 10,5 mil painéis fotovoltaicos, a usina do Caximba terá potência de 4,55 MWp de geração.
Trata-se do primeiro projeto de grande porte desta área erguido sobre um aterro sanitário na América Latina.
As placas solares serão instaladas no aterro sanitário que foi desativado em 2010, após receber resíduo doméstico domiciliar por 20 anos.
De acordo com a secretária Marilza, a geração de energia no local deve começar em até 12 meses, prazo previsto para execução do projeto.
Ainda segundo a secretária do Meio Ambiente, a iniciativa tem impacto positivo em duas grandes questões.
“Com esse projeto, transformamos um passivo ambiental em usina geradora de energia renovável. E, ainda, estimulamos a população a buscar fontes menos poluentes de energia”, ressaltou.
Mudanças climáticas
A Pirâmide faz parte de um conjunto de iniciativas do Curitiba Mais Energia, uma das estratégias da cidade para combater e mitigar as mudanças climáticas.
O programa inclui, ainda, a instalação de painéis no Palácio 29 de Março, no Salão de Atos do Parque Barigui e na Galeria das Quatro Estações, do Jardim Botânico.
Além da CGH Nicolau Klüppel, que gera energia a partir da queda d’água do Parque Barigui.
Parceria internacional
A concretização da Pirâmide – concepção do prefeito Rafael Greca que remonta a 2012 – foi elogiada pelos entes internacionais que fizeram parte do financiamento do projeto.
Para o vice-diretor regional da C40 para a América Latina, Ilan Cuperstein, o mérito do município é grande por ter enfrentado todos os desafios para transformar a ideia em realidade.
O C40 é um grupo internacional que reúne iniciativas de combate aos efeitos do aquecimento global.