O prefeito Rafael Greca apresentou nesta sexta-feira (28/4), em Denver (EUA), propostas de cooperação com o governo estadunidense para que a Curitiba avance nas medidas de descarbonização previstas no Plano de Ação Climática.
A apresentação foi feita em reunião com embaixadora Nina Hachigian, representante especial para Diplomacia de Cidades e Estados do Departamento de Estado dos EUA, e fechou a participação de Greca na Cúpula das Cidades das Américas 2023, organizada pelo governo norte-americano.
Participaram da reunião com Greca, o prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes; a vice-prefeita de Salvador, Ana Paula Matos; a prefeita de Bogotá, Claudia López; o ex-prefeito de Toronto e diretor do Centro de Políticas Climáticas e Economia da C40, David Miller; e o diretor Regional da C40 para a América Latina, David Cuperstein.
“Os recursos são um suporte necessário, porque quem pode promover a ação pelo clima são as cidades. Governos nacionais muito pouco podem fazer pelo mundo. Nesse contexto, também é importante a troca de experiências com Bogotá, Rio de Janeiro, Salvador e todas as que tiverem um movimento em busca da descarbonização”, afirmou Greca.
O prefeito de Curitiba elencou cinco pontos principais, entre eles a cooperação e capacitação técnico-institucional para o desenvolvimento de projetos de ação climática; acesso a linhas de financiamento de baixo custo ou subsidiado para implantação desses projetos; disponibilização de recursos a fundo perdido para estudos de viabilidade e desenvolvimento de projetos-piloto de ações inovadoras; apoio à atração de investimentos de empresas norte-americanas aos setores de mobilidade, energia e resíduos; troca de experiências e boas práticas entre cidades dos Estados Unidos e a capital paranaense.
O próximo compromisso do prefeito Rafael Greca nos Estados Unidos será na segunda-feira (1º/5), quando cumprirá uma agenda de reuniões técnicas na Prefeitura de Chicago para conhecer os programas de combate às mudanças climáticas daquela cidade. O retorno de Greca está marcado para terça-feira (2/5).
A Fomento Paraná, instituição financeira do Governo do Estado, fecha 2024 com um aumento de…
Dados sobre raios ultravioleta, umidade do ar, aproximação de chuvas e temperatura estão acessíveis para…
O verão começa com água limpa no Paraná. O primeiro boletim de balneabilidade da temporada de verão…
O Instituto Água e Terra (IAT) registrou em 2024 um aumento de 9% no número…
O curitibano Pablo Mórbis é apontado pela revista especializada PANROTAS como um dos cem mais…
O espírito de solidariedade do Natal de Curitiba – Luz dos Pinhais 2024 foi celebrado…