Com vereadores, administradores das Regionais do Cajuru e Matriz, prefeito e vice inspecionam obras foto ricardo marajó- SMCS
A moradora Maria do Rosário de Oliveira Pinto, há 50 anos residente no Cajuru, comemora o conjunto de obras.
“Estou com grande expectativa de melhoria para nosso dia a dia. Vai facilitar o uso do transporte coletivo”, disse.
Participaram da visita os administradores regionais Rafaela Lupion, da Matriz; Narciso Doro, do Cajuru; equipes da Secretaria Municipal de Obras Públicas (Smop); da Unidade Técnica Administrativa de Gerenciamento (Utag); da supervisora de obras e da empreiteira, além do deputado federal Pedro Lupion e dos vereadores Serginho do Posto, Mauro Bobato, Beto Morais e Bruno Pessuti.
As obras serão feitas na pista exclusiva de ônibus e no entorno das estações-tubo Antônio Meireles, Cajuru, Teófilo Otoni e Catulo da Paixão Cearense.
Na última sexta-feira (26/1) foi desativada a estação-tubo Antônio Meireles. No trecho de obras, haverá desvio do transporte coletivo para a pista da via local, com a abertura das agulhas na rua Desembargador Mercer Júnior.
Em outro ponto, na rua Ceilão e Cap. Guilherme Bianchi, os serviços também começam nesta semana, com escavação para drenagem e pavimentação.
As atividades são fiscalizadas pela Smop, com apoio da Utag, área que gerencia os contratos multilaterais do município.
Além da requalificação viária em 5.400 metros na Av. Maurício Freut, a partir da esquina com a Rua Olga Balster, seguindo pelas ruas Mercer Júnior, Eng. Costa Barros, Terminal Oficinas, Filipinas, Lourival Wendler, Ceilão, Nagib da Silva, Cap. Guilherme Bianco e Niterói (entre Ceilão e Costa Barros), também serão feitas reformas nos terminais Vila Oficinas e Centenário.
Nos terminais, estão previstas a troca dos pavimentos por concreto, correções geométricas em pistas e plataformas, substituições de coberturas, calçamento e paisagismo dos entornos. O terminal do Centenário vai receber ainda uma estação-tubo dupla no lugar da plataforma 1, para a operação simultânea de dois biarticulados. Com custo de R$ 64 milhões, as intervenções devem ser concluídas em 24 meses.
“Aqui faremos a mesma obra que foi feita no Ligeirão Norte Sul, com pontos de ultrapassagem nas estações para permitir a operação mais eficiente do Leste Oeste, reduzindo o tempo de percurso de ponta a ponta. Transporte mais eficiente pra nossa Curitiba”, explicou o vice Eduardo Pimentel.
As obras dos lotes 4.1 e 4.2 fazem parte do Programa de Aumento da Capacidade e Velocidade do Ligeirão Leste-Oeste, financiado pelo NDB.
No total, serão investidos U$ 75 milhões, além de contrapartidas do município para a readequação de 22,5 km de canaletas exclusivas para o transporte coletivo, entre Pinhais e o CIC Norte, em Curitiba.
As intervenções incluem ainda cinco terminais, incluindo o novo equipamento do Capão da Imbuia, e a revitalização de 34 estações-tubo.
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