Empreendedorismo

Grupo BMW seleciona AWS para impulsionar plataforma de direção automatizada da próxima geração

Montadora líder de automóveis de luxo está desenvolvendo veículos com a AWS e também com a plataforma Snapdragon Ride Vision da Qualcomm para acelerar o tempo de lançamento no mercado e aumentar a eficiência

SEATTLE e MUNIQUE – 5 de setembro de 2023 – A Amazon Web Services (AWS) anunciou hoje que o Grupo BMW a escolheu como a provedora de nuvem preferencial para sua plataforma de direção automatizada. O Grupo BMW desenvolverá seu sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS) utilizando a AWS para ajudar a inovar os recursos da próxima geração de veículos, o “Neue Klasse”, com lançamento previsto para 2025. O novo sistema baseado em nuvem aproveitará o Cloud Data Hub pré-existente da BMW na AWS e usará os recursos de computação, inteligência artificial generativa (IA generativa), Internet das Coisas (IoT), aprendizado de máquina e armazenamento da AWS para ajudar a acelerar a entrega de veículos BMW altamente automatizados.

“Na próxima década, os hábitos e as expectativas dos consumidores impulsionarão mais mudanças no setor automotivo do que vimos nos últimos 30 anos”, diz Dr. Nicolai Martin, vice-presidente sênior de Experiência de Direção do Grupo BMW. “Este é apenas o começo de uma nova era de direção altamente automatizada, impulsionada por inovações em tecnologia e engenharia. Ao colaborar com a AWS, o Grupo BMW, juntamente com nosso parceiro, a Qualcomm Technologies, está construindo a nova plataforma de direção automatizada na infraestrutura escalável, segura e confiável da AWS. Estamos aproveitando a capacidade da AWS para ajudar a capacitar a próxima geração de funções de estacionamento e direção automatizada da BMW”.

O ADAS oferece suporte aos motoristas com sistemas de alerta antecipado e recursos que tornam a direção mais segura e confortável. Esses sistemas usam software avançado e sensores integrados para fornecer avisos ao motorista, frenagem automatizada e funções de direção projetadas para ajudar a melhorar o desempenho do veículo na estrada. Ao desenvolver a plataforma ADAS de próxima geração na AWS, os engenheiros do Grupo BMW podem responder mais rapidamente às demandas dos clientes e fornecer novos recursos para ajudar a melhorar a experiência de direção. Essa eficiência, apoiada pela nuvem, ajudará a BMW a continuar a inovar os recursos de seus veículos Neue Klasse e a manter os motoristas focados na experiência na estrada.

O Grupo BMW também se uniu à Qualcomm Technologies, Inc., para co-desenvolver sistemas de direção automatizada baseados na plataforma aberta e modular Snapdragon Ride. Os sistemas apresentam uma pilha de software Ride Vision integrada para permitir uma percepção de 360 graus para o veículo. Juntamente com a AWS e a Qualcomm Technologies, os engenheiros têm acesso aos principais recursos de hardware, software e nuvem em uma plataforma de desenvolvimento de direção automatizada de ponta a ponta. Colocar a plataforma de direção automatizada do Grupo BMW na nuvem ajuda a quebrar os pontos isolados de desenvolvimento dentro das equipes de software de veículos da montadora e a promover uma maior colaboração global com os fornecedores para acelerar a inovação da direção automatizada.

“À medida que a indústria automotiva evolui em direção a uma nova arquitetura de veículo definida por software de alto desempenho, baixo consumo de energia e altamente escalável, estamos orgulhosos de continuar nossa cooperação estratégica de longa data com o Grupo BMW para desenvolver tecnologias em escala de assistência ao motorista mais seguras e protegidas por IA”, comenta Nakul Duggal, vice-presidente sênior e gerente-geral de Automotivo e Computação em Nuvem da Qualcomm Technologies, Inc. “A solução Qualcomm® Cloud AI 100 e as plataformas Snapdragon Ride ajudam a fornecer inovação automotiva para o Grupo BMW e marcas líderes em todo o mundo. Esse relacionamento estratégico com a AWS e a BMW reúne tecnologias de ponta de nossos respectivos setores para fornecer um ambiente moderno de desenvolvimento de software nativo da nuvem.”

O Grupo BMW também usará a nuvem da AWS para ajudar a dimensionar sua capacidade de lidar com grandes aumentos na criação e no uso de dados no desenvolvimento de recursos de direção automatizada. À medida que as montadoras implementam funções de direção automatizada de alto nível como controle de cruzeiro adaptativo, assistência de estacionamento e direção pilotada, os veículos criam mais dados para as equipes de engenharia analisarem e utilizarem no desenvolvimento de recursos futuros. Essa infraestrutura baseada em nuvem ajudará a fornecer a base para que a montadora desenvolva novas funções para seus veículos, como assistência à saída de faixa, mudança de faixa automatizada ou funções de direção com as mãos livres, ainda mais rapidamente.

Os serviços da AWS ajudarão a alimentar essa nova plataforma de direção automatizada e dimensionável com base em uma arquitetura de referência comum, acelerando o ciclo de vida do desenvolvimento e ampliando-o nos modelos da BMW. Por exemplo, a plataforma fornece a estrutura necessária para processar, catalogar e armazenar milhões de quilômetros de dados de direção em tempo real no Amazon Simple Storage Service (Amazon S3). Os engenheiros e cientistas de dados podem, então, pesquisar, identificar e visualizar cenas de direção relevantes para desenvolver e treinar modelos usando o Amazon SageMaker, o serviço da AWS para criar, treinar e implantar modelos de aprendizado de máquina na nuvem e na borda. Os engenheiros também podem desenvolver simulações em grande escala em instâncias de computação da AWS para verificação. Com essa abordagem, a empresa pode testar e validar novas versões de software com mais eficiência, ajudando a garantir a segurança do sistema e reduzindo o tempo de lançamento no mercado.

“A direção automatizada é mais do que apenas conveniência; ela também tem como objetivo fornecer tecnologia de assistência ao motorista que ajuda a evitar lesões e salvar vidas”, diz Wendy Bauer, gerente-geral de Automotivo e Manufatura da Amazon Web Services. “A implementação desses sistemas na escala internacional do Grupo BMW requer uma abordagem que possa processar e analisar grandes quantidades de dados, além de aprender e inovar, para que as montadoras possam desenvolver sistemas automatizados e ADAS mais seguros e confiáveis. Trabalhando com a AWS e a Qualcomm Technologies, o Grupo BMW tem as ferramentas necessárias para ajudar a tornar realidade sua visão de fornecer funções de direção seguras, de qualidade premium, de alto desempenho e automatizadas para seus clientes.”

Sobre a Amazon Web Services

Desde 2006, a Amazon Web Services tem sido a oferta de nuvem mais abrangente e amplamente adotada do mundo. A AWS vem expandindo continuamente seus serviços para oferecer suporte a praticamente qualquer carga de trabalho na nuvem e agora tem mais de 240 serviços completos para computação, armazenamento, bancos de dados, redes, análises, aprendizado de máquina e inteligência artificial (IA), Internet das Coisas (IoT), dispositivos móveis, segurança, híbridos, virtuais e realidade aumentada (VR e AR), mídia, desenvolvimento, implantação e gerenciamento de mídia e aplicativos a partir de 102 zonas de disponibilidade em 32 regiões geográficas, com planos anunciados para mais 12 zonas de disponibilidade e mais quatro regiões da AWS no Canadá, Malásia, Nova Zelândia e Tailândia. Milhões de clientes, incluindo as startups que mais crescem, as maiores empresas e as principais agências governamentais, confiam na AWS para potencializarem sua infraestrutura, tornarem-se mais ágeis e reduzirem custos. Para saber mais sobre a AWS, visite o site.

 

Sobre a Amazon

A Amazon é guiada por quatro princípios: obsessão do cliente em vez de foco no concorrente, paixão pela invenção, compromisso com a excelência operacional e pensamento de longo prazo. A Amazon se esforça para ser a empresa mais centrada no cliente da Terra, o melhor empregador da Terra e o lugar mais seguro para trabalhar da Terra. Avaliações de clientes, compras com 1 clique, recomendações personalizadas, Prime, Logística pela Amazon, AWS, Kindle Direct Publishing, Kindle, Career Choice, tablets Fire, Fire TV, Amazon Echo, Alexa, tecnologia Just Walk Out, Amazon Studios e The Climate Pledge são algumas das coisas pioneiras da Amazon. Para obter mais informações, visite o site e siga AmazonNews.
Sobre o Grupo BMW

Com suas quatro marcas BMW, MINI, Rolls-Royce e BMW Motorrad, o Grupo BMW é o principal fabricante mundial de automóveis e motocicletas premium e também fornece serviços financeiros e de mobilidade premium. A rede de produção do BMW Group compreende mais de 30 locais de produção em todo o mundo; a empresa tem uma rede global de vendas em mais de 140 países.

Em 2022, o Grupo BMW vendeu quase 2,4 milhões de veículos de passageiros e mais de 202.000 motocicletas em todo o mundo. O lucro antes dos impostos no ano fiscal de 2022 foi de € 23,5 bilhões sobre receitas no valor de € 142,6 bilhões. Em 31 de dezembro de 2022, o Grupo BMW tinha uma força de trabalho de 149.475 funcionários.

O sucesso do Grupo BMW sempre foi baseado em pensamento de longo prazo e ação responsável. A empresa definiu o curso para o futuro em um estágio inicial e consistentemente torna a sustentabilidade e o gerenciamento eficiente de recursos centrais para sua direção estratégica, desde a cadeia de suprimentos, passando pela produção até o final da fase de uso de todos os produtos.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Parque Nacional do Iguaçu terá horário ampliado, novo passeio de bicicleta pela Mata Atlântica e programação especial em julho

O Parque Nacional do Iguaçu, que abriga as maravilhosas Cataratas do Iguaçu e com gestão da…

3 minutos ago

Fiep defende planejamento da infraestrutura em reunião com embarcadores, secretários e deputados

O Paraná adicionaria cerca de R$ 1,6 bilhão a sua economia anualmente se as condições…

12 minutos ago

Ministério das Comunicações vai entregar chips de celular para 22 mil alunos da rede pública do Rio Grande do Norte

O Ministério das Comunicações irá entregar 22 mil chips de telefonia móvel do programa Internet…

14 minutos ago

Obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando

As obras do Novo Hospital de Pinhais seguem avançando em sua superestrutura. O atual estágio…

24 minutos ago

Eduardo Pimentel lidera intenção de votos para Curitiba

Os três cenários pesquisados indicam liderança de Eduardo Pimentel para a prefeitura de Curitiba, fora…

27 minutos ago

Auxiliar que sofreu assédio sexual aos 17 anos consegue aumentar valor da indenização

8/7/2024 - A Sétima Turma do Tribunal Superior do Trabalho julgou recentemente dois casos de…

30 minutos ago