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Empreendedorismo

Grupo Boticário anuncia investimentos em celebração aos 40 anos de sua primeira fábrica no Paraná

O Grupo Boticário celebra, neste mês de abril, 40 anos da inauguração de sua primeira fábrica, em São José dos Pinhais, no Paraná. Para comemorar sua importante presença na região, anuncia aporte de R$ 200 milhões no Polo da Beleza paranaense. O objetivo é aumentar a capacidade produtiva sustentável até 2023 em até 25% e fomentar o desenvolvimento socioeconômico da região.

A tradição do Grupo com o estado do Paraná é de longa data. Até o momento, a empresa já investiu mais de R$ 700 milhões para a construção do centro industrial, batizado de Polo da Beleza, que hoje reúne mais de 830 fornecedores locais envolvidos diretamente na cadeia produtiva do ecossistema da beleza. O Polo concentra a produção nas frentes de perfumaria, cuidados (cremes e hidratantes), maquiagens e estojos ou kits para presente. Só em 2021, a fábrica foi responsável pela produção de 160 milhões de peças.

Com o investimento anunciado, e o incremento em 25% da sua produtividade, o Grupo Boticário pretende atingir o potencial produtivo total da fábrica. A expectativa é de ampliação de oportunidades de emprego para a população paranaense, com a geração de mais de 500 novas vagas nos próximos dois anos. Atualmente, a rede de colaboradores do Grupo e dos parceiros do Polo da Beleza já corresponde a mais de 6 mil postos de emprego ativos no Paraná.

“Nosso compromisso com o Paraná é de longa data. Ao longo desses últimos anos, em que investimos no desenvolvimento da região, fortalecemos a indústria de beleza e conectamos centenas de parceiros, que juntos compõem um sustentável e inovador Polo da Beleza. Os novos investimentos fomentam ainda mais o crescimento e desenvolvimento desse ecossistema, e amplia as oportunidades para os paranaenses”, destaca Sérgio Sampaio, vice-presidente de operações do Grupo Boticário.

Recém-inaugurado, em 2021, o moderno Centro de Distribuição de Campina Grande do Sul, espaço com mais de 20 mil m², é mais um investimento na região em que a companhia nasceu. O complexo reúne centros de distribuição das marcas do Grupo, do ecommerce da empresa e da operação para toda a região Sul. Priorizando a sustentabilidade também na logística, a empresa implantou um projeto piloto de frota de veículos elétricos. Já são 23 veículos elétricos (caminhões, carros e motos) no Paraná, Rio Grande do Sul e em São Paulo.

Sustentabilidade no DNA do Grupo Boticário

Na busca por alcançar até 2030 compromissos socioambientais ambiciosos, o Grupo Boticário já prevê destinar, ainda em 2022, cerca de R$14 milhões apenas para a gestão sustentável dos recursos hídricos da fábrica de São José dos Pinhais. Atualmente, 22% dos recursos hídricos utilizados são de água de reúso, e a principal meta é chegar a 50% até 2023, zerando assim o balanço hídrico industrial.

“Além das ações de sustentabilidade na fábrica, vale destacar o trabalho feito pela Fundação Grupo Boticário juntamente com a população local e outros atores estratégicos da região. O movimento Viva Água visa a promoção da segurança hídrica por meio da conservação da natureza e da alavancagem do empreendedorismo sustentável na Bacia do Rio Miringuava, que

beneficia diretamente cerca de 600 mil pessoas na Grande Curitiba. A Fundação, mantida pelo Grupo, é uma grande aliada do meio ambiente e está comprometida com a preservação da qualidade e disponibilidade da água como recurso natural essencial para a vida. Projetos e ações como essa, realizadas por todo o ecossistema de beleza do Grupo, demonstram a nossa preocupação com o impacto positivo do nosso negócio, reforçando o nosso posicionamento de que a mudança só será possível se for coletiva, com a colaboração de todos”, reforça Sampaio.

Com foco no pilar socioambiental, a empresa já reduziu a emissão de gases do Efeito Estufa em 45% por peça produzida e trabalha constantemente para priorizar a gestão de resíduos sólidos. Como prova disso, somente em 2021, foram mais de 3 mil toneladas de resíduos descartados de maneira correta, sendo que 98% do material foi reaproveitado a partir da reciclagem. O Grupo Boticário obteve a certificação “LIFE” conferida para a fábrica de São José dos Pinhais, selo verde que avalia os impactos à biodiversidade e todas as medidas que a empresa toma para mitigá-los. Tais ações representam o esforço da empresa em minimizar ainda mais o impacto das atividades industriais no meio ambiente.

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras. Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos. A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores. A empresa atua ainda nas frentes ambientais, sociais e culturais por meio da Fundação Grupo Boticário e Instituto Grupo Boticário.

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