Cidadania

Grupo Boticário distribui gratuitamente, em Curitiba, acessórios inclusivos em projeto inédito no mercado de beleza

Projeto piloto com itens para atender pessoas com limitação motora nos membros superiores distribuirá acessórios com agendamento prévio em lojas da marca O Boticário e Quem Disse, Berenice? Shopping Mueller; iniciativa reforça a trajetória da companhia em prol da diversidade e inclusão

Em mais um passo na sua jornada para impulsionar diversidade e inclusão, o Grupo Boticário anuncia a distribuição gratuita de acessórios de beleza inclusivos. Projetados em parceria com a Mercur, os acessórios foram especialmente desenvolvidos para pessoas com limitação motora nos membros superiores, como deficiência física ou fraqueza muscular. Além de representar um movimento inédito no mercado da beleza, a ação reafirma o compromisso do Grupo em gerar impacto positivo, agindo de dentro para fora e envolvendo todo seu ecossistema nesta jornada

O projeto piloto, que começou a ser desenvolvido há cerca de dois anos, disponibilizará aos consumidores dois tipos de acessórios: uma Base Aderente e um Engrossador Multiuso, que podem ser utilizados para a abertura, manuseio e aplicação de diversos produtos. O Engrossador Multiuso permite facilitar a usabilidade de produtos, como batons, máscara de cílios, pincéis, creme para mãos, entre outros, de modo a facilitar o movimento de pega das pessoas que possuem limitação nos membros superiores. Já a Base Aderente, proporciona fricção para facilitar a abertura de embalagens de perfumes, cremes corporais, loções, produtos de cabelo e outros, evitando que os produtos escorreguem.

Para garantir a precisão e usabilidade de cada um dos itens, membros da Comunidade Beleza Livre – a primeira comunidade de co-criação de produtos composta exclusivamente por representantes de grupos minorizados do Grupo Boticário, realizaram testes em cada um dos acessórios. Os testes foram realizados por integrantes da comunidade com limitações nos membros superiores, que avaliaram seu manuseio e uso, resultando em insights para que os produtos fossem realmente ergonômicos e que oferecessem acessibilidade.

Rony Santos, Gerente Sênior de Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário, conta que a empresa tem entre seus pilares o impulsionamento da diversidade e inclusão. “Sabemos que diversidade, e inclusão é uma jornada com muitos desafios. Por isso, temos uma atuação plural e ampla nesse tema, com iniciativas em diferentes frentes. Há cerca de dois anos nos debruçamos neste projeto, que representa uma oportunidade de proporcionar soluções de equidade ao mercado da beleza. Trabalhamos de dentro para fora com levantamentos e contato contínuos com nossos colaboradores e desenvolvedores, o que nos possibilita uma melhor compreensão de nossos consumidores diversos em escala cada vez mais ampla e mais profunda, respondendo com agilidade aos seus desejos e necessidades. Isso fez com que nos apoiássemos nos insights gerados por pessoas com limitações nos membros superiores, por meio da comunidade Beleza Livre, o que gerou trocas construtivas e entendimento das preferências, necessidades reais e expectativas dos consumidores. Essas ações evidenciam que beleza é plural e queremos transformar o mundo por meio dela.”, conta.

O projeto foi idealizado pela agência interna de Design do Grupo Boticário – a DSGN in-house -, e desenvolvido em parceria com a Mercur – empresa fabricante de produtos inclusivos nas áreas de saúde e educação. Os times de Pesquisa e Desenvolvimento e Diversidade e Inclusão do Grupo Boticário somando forças à Mercur trabalharam em conjunto para a criação de acessórios que atendessem às necessidades identificadas durante sessões de cocriação, compostas por um time multidisciplinar de fisiotetapeutas, designers, engenheiros, terapeutas ocupacionais, pessoas com deficiência e limitação motora.

“No Grupo Boticário apoiamos, valorizamos e respeitamos as diferenças, e acreditamos que tais elementos são as maiores alavancas do crescimento e da inovação. Por isso, esse projeto piloto destaca o papel crucial que a indústria da beleza desempenha na promoção da diversidade e na criação de produtos acessíveis aos consumidores, que ocupam posição decisória central em nosso modelo de negócio. Nosso time se dedicou neste projeto, trabalhando de forma atenta e cuidadosa para a criação dos acessórios, de modo a garantir maior praticidade para nossos consumidores que tenham limitação nos membros superiores”, diz Gustavo Dieamant, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D).

“A Mercur tornou-se parceira do Grupo Boticário neste projeto piloto por focar a acessibilidade para as pessoas com deficiência. Ficamos muito felizes com a parceria. A Mercur, há mais de 10 anos, trabalha com produtos voltados para pessoas com deficiência. Nossa forma de desenvolver produtos é a cocriação com pessoas que precisam dos nossos produtos, entendendo melhor suas reais necessidades. No processo com o Grupo Boticário, trabalhamos com oficinas híbridas, simultâneas, nas duas empresas. Os resultados são produtos inovadores que possibilitarão maior autonomia para o cuidado pessoal e que tornará o dia a dia mais funcional para as pessoas com deficiência”, afirma Dayani Rodrigues Rabuske, Especialista em Projetos na Mercur.

Para retirar gratuitamente os acessórios nas lojas selecionadas os interessados deverão acessar o site do Grupo Boticário a partir do dia 05 de Fevereiro e realizar um cadastro, além de escolher a data, a loja e horário desejado. Na ocasião, terapeutas ocupacionais estarão disponíveis recebendo o público para orientações de uso. Os acessórios também serão distribuídos gratuitamente para os colaboradores com limitações nos membros superiores do Grupo Boticário e de empresas parceiras, como a Mercur e Antilhas – empresa responsável pelo serviço logístico de entrega dos acessórios.

Serviço

Cadastro

 

Lojas de O Boticário e QDB para retirada dos acessórios

  • Data: 18 de março a 24 de março

 

Endereços

  • Loja Quem Disse, Berenice? em Curitiba (PR): Shopping Mueller: Av. Cândido de Abreu, 127 – Centro Cívico, Curitiba – PR, 80530-000
Redação JBA Notícias

Recent Posts

Neste final de semana e feriado o Grand Plaza recebe o festival gastronômico Taurus de Assadores e Churrasqueiros BBQ

São Paulo, julho de 2024 – Nada combina mais com o clima de inverno do que…

2 horas ago

Gerdau é a única produtora de aço eleita entre as vinte empresas mais inovadoras do Brasil pela MIT Technology Review

São Paulo, 05 de julho de 2024 - A Gerdau é a única empresa do setor…

6 horas ago

Horta comunitária do programa Cultivar Energia em Maringá recebe comitiva peruana

A horta comunitária implantada sob linhas de alta tensão da Copel na Vila Esperança, em…

7 horas ago

Marcopolo exporta 19 Paradiso G8 1800 DD para o Equador

A Cooperativa de Transportes Loja, da cidade de Loja, no Equador, acaba de adquirir 19…

7 horas ago

Decolar prorroga até 31 de julho campanha de pacotes em até 12 vezes sem juros

A Decolar – empresa líder em tecnologia de viagens na América Latina – anuncia a prorrogação, até…

7 horas ago

Samsung inicia as vendas oficiais da Music Frame no Brasil

SÃO PAULO, 5 de julho de 2024 – Anunciada durante o lançamento oficial das novas AI…

7 horas ago