O Grupo Boticário anuncia as empresas selecionadas para a 4ª edição do Programa Grupo Boticário Startups, iniciativa que conecta empreendedores a um dos maiores grupos de beleza do mundo com objetivo de desenvolver e reinventar a indústria da beleza por meio da tecnologia e da troca de experiências entre as companhias.
Das 402 interessadas em participar do ciclo de aceleração, 10 startups foram selecionadas: B2Mamy, Belong Be, Curly Care, Dita Cuja, Gloss Express, Gloria Beauty, Gofind, Instanteaser, Price Survey e Wecare Skin. Dessas, a maioria foi fundada por mulheres. Além de empresas com algum aspecto de diversidade, a maturidade das soluções foi muito elevada, todas as selecionadas estão em fase de escala e tiveram faturamento anual acima de R$1 milhão nos últimos dois anos, e as de beleza com foco maior em B2C possuem comunidades engajadas, com alto volume de vendas e fãs do produto.
Ao longo dos próximos cinco meses, entre maio e setembro, as startups estarão imersas no ecossistema de beleza e varejo do Grupo Boticário, recebendo auxílio para explorar novos mercados a partir da experiência adquirida pela companhia. Por meio de trilhas de conhecimento direcionadas para os segmentos de cada startup – beleza ou varejo -, as aceleradas terão acesso a palestras e conteúdos com especialistas e executivos do Grupo e convidados externos, bem como mentorias personalizadas conforme a necessidade de cada empresa. O projeto conta ainda com acompanhamento especializado com o time de aceleração.
Raio X das startups
Com recorde de inscritos, o Grupo Boticário Startups teve 402 empresas do Brasil e exterior interessadas em participar do programa – aumento de 89% quando comparado ao ano anterior. Desse total, 44,3% eram startups de varejo, 39,8% de produtos de beleza e 15,9% de tecnologia específica para o mercado de beleza. Do ponto de vista de maturidade das empresas inscritas, 48,8% estavam em fase de tração/operação; 21,1% MVP com clientes pagantes e 13,2% em fase de escala. Em relação à diversidade, 43% das startups tinham pelo menos uma sócia mulher e 17% tinham pelo menos um sócio(a) negro(a). Os dados apontam que a iniciativa tem se mostrado resiliente ao longo dos anos, atraindo cada vez mais startups com um alto nível de maturidade, além de pessoas de grupos de diversidade.
Entre as selecionadas para o programa estão startups de tecnologia e de beleza que vão atender às necessidades de diferentes segmentos, como empresas com soluções para o pequeno e médio varejo, soluções digitais de experiência para o consumidor, revendedora e outros stakeholders da cadeia. No segmento de beleza o enfoque fica em cabelos, pele, cosméticos, saúde íntima da mulher e mães.
Confira um pouco mais sobre cada empresa selecionada:
“O Grupo Boticário Startups representa uma oportunidade mútua, na qual o Grupo contribui no desenvolvimento das empresas, impulsionando seu crescimento e abrindo portas para novas oportunidades de negócios. Com os aprendizados que adquirimos nesses mais de 40 anos de existência, temos muito a compartilhar, mas também muito a aprender e crescer a partir dessas trocas. Queremos estar cada vez mais ao lado de empreendedores com mentes inquietas como a nossa para construir soluções que atendam às necessidades reais do consumidor”, destaca Paulo Braga, diretor de Corporate Venture do Grupo Boticário. “Estamos muito felizes com o crescimento no número de empresas interessadas em participar da iniciativa. Isso se dá pela estrutura de como o programa foi pensado, desde o relacionamento de duas vias onde ambas as empresas ganham até o foco nos empreendedores. Entendemos que ajudando estas empresas a evoluírem, fortalecemos também o nosso ecossistema e atraímos os melhores empreendedores e empresas para o programa. Acreditamos que o melhor marketing para a iniciativa são dos próprios empreendedores que já passaram pela aceleração”, destaca.
Critérios analisados na seleção
Com objetivo de avaliar a qualidade das startups e a sinergia estratégica com o Grupo Boticário, o processo de seleção contou com cinco etapas, com duração de dois meses e meio, em que foi analisado e avaliado uma série de questões como o fit da empresa com o Grupo e o programa de aceleração, ou seja, se a startup estava dentro das verticais que buscavam no projeto e se atingia o nível de maturidade mínimo – ter produto validado e clientes pagantes. Na segunda fase, a avaliação da maturidade e modelo do negócio e solução que a startup entrega foram critérios analisados antes de seguir para o próximo momento. Já na terceira e quarta etapas, as empresas passaram pela fase de entrevistas com o time do programa de aceleração e especialistas do Grupo Boticário.
A ópera vai tomar conta de Curitiba a partir de 28 de novembro (quinta-feira), quando…
Pronta para receber milhares de turistas na temporada de verão 24/25, a cidade de Guaratuba…
A Prefeitura de Curitiba convida a população para participar da campanha Curitiba Solidária - Campanha…
O Governo do Paraná, por meio da Secretaria da Educação (Seed), destina 9.458 notebooks para…
A Ambev realizará a 7º edição do De Portas Abertas, evento voltado para profissionais negros,…
Uma equipe de 3 médicos e 25 estudantes de medicina de Campo Mourão (PR) vão…