Empreendedorismo

Grupo Boticário inicia testes de protótipos de embalagens alternativas ao plástico derivado do petróleo

O Grupo Boticário tem direcionado esforços para ampliação de sua área de Pesquisa e Desenvolvimento em busca de soluções que unam tecnologia e inovação com o objetivo de neutralizar cada vez mais os impactos de suas atividades no meio ambiente.

Tais esforços têm gerado resultados verdadeiramente positivos.

A exemplo disso, testes realizados com novas tecnologias que possibilitam a descoberta de materiais com menor impacto ambiental para embalagens cosméticas, como alternativa aos materiais derivados do petróleo, tornando toda a cadeia da beleza mais sustentável.

“O investimento em tecnologia e inovação é uma constante do Grupo Boticário. Mapear e solucionar os resíduos gerados por embalagens é um dos nossos maiores desafios. Por isso, o time de Pesquisa e Desenvolvimento, junto com parceiros do ecossistema de inovação, está estudando oito novas tecnologias pioneiras relacionadas à sustentabilidade em cosméticos”, afirma Gustavo Dieamant, Diretor Executivo de P&D.

As novas tecnologias desenvolvidas pela área de Pesquisa e Desenvolvimento e validadas por Performance de Produtos do Grupo Boticário passarão a ser testadas já em protótipos, são embalagens feitas de madeira e liga natural, batata doce, óleo descartado em restaurantes, PVA, subproduto biodegradável e mandioca.

Ainda no primeiro semestre de 2022, na fase de testes com consumidores, serão avaliadas de acordo com desempenho e aparência. Ao final da avaliação, as embalagens com melhores resultados devem ser adotadas em produtos das marcas do Grupo Boticário.

“O Grupo Boticário assumiu compromissos ambiciosos em ESG que visam mapear e solucionar 150% dos resíduos da nossa cadeia. Com isso, estamos concentrando esforços em inovação para encontrar soluções que gerem impactos verdadeiramente positivos. Esta é uma das missões da nossa área, que tem se debruçado em análises e estudos para transformar o nosso ecossistema, de fornecedores, consumidores a cooperativas e trabalhadores da área de reciclagem”, afirma Juliana Canellas, Diretora de Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Performance de Produtos.

Descarte de resíduos no Brasil

Tornar o cotidiano das pessoas mais sustentável é um desafio que tem sido trabalhado por muitas organizações nos últimos anos, mas a realidade do país ainda é alarmante.

A maior parte dos resíduos sólidos urbanos coletados ainda são descartados de forma inadequada, sem qualquer processo de reciclagem.

Dados da Abrelpe (Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais) apontam que, em uma década, houve um aumento de 10 milhões de toneladas de resíduos descartados de forma inadequada, passando de 33 milhões para 43 milhões.

E a quantidade de resíduos destinados para lixões e aterros também cresceu, passando de 25 milhões de toneladas por ano para pouco mais 29 milhões de toneladas por ano, o que representa 40,5 % do volume de resíduos sólidos descartado em lixões.

 

Sobre o Grupo Boticário

Um dos maiores conglomerados de beleza do mundo, o Grupo Boticário é uma empresa brasileira multicanal e multimarcas presente em 15 países. É dona de marcas O Boticário, Eudora, Quem Disse, Berenice?; BeautyBox, Multi B, Vult, Beleza na Web e O.u.i, que juntas atuam com o propósito de transformar o mundo por meio da beleza. São mais de 13 mil colaboradores diretos, além de outras 40 mil pessoas que trabalham na rede de franquia, considerada hoje a maior franquia de beleza do mundo, com mais de 4 mil pontos de venda em 1.780 cidades brasileiras.

Pautada por uma atuação responsável com o planeta, a sociedade e os consumidores, a empresa tem a sustentabilidade embutida em seu modelo de negócios. Até 2030, o grupo prevê ampliar o impacto positivo para a sociedade por meio da gestão de resíduos com a plataforma “Uma Beleza de Futuro, que reúne compromissos socioambientais ambiciosos.
A história do Grupo Boticário começou em 1977 em uma pequena farmácia de manipulação no Paraná e hoje agrega laboratório, fábrica, inovação, tecnologia, logística, marketing e varejo, em um ecossistema de 40 mil pontos de venda no varejo, parceiros e fornecedores.

Redação JBA Notícias

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