Grupo Carrefour Brasil encerra segundo trimestre finalizando, com antecedência de seis meses, as conversões de lojas da bandeira BIG
Companhia apresentou vendas brutas de R$29 bilhões e crescimento de 30% no GMV
São Paulo, julho de 2023 – O Grupo Carrefour Brasil, maior varejista e empregador privado do país, encerrou o segundo trimestre de 2023 finalizando, antes do previsto, as conversões das lojas que operavam com a bandeira BIG. No total, 129 lojas foram convertidas, das quais 76 tornaram-se lojas Atacadão, 48 hipermercados Carrefour e 5 Sam’s Club. As conversões ampliaram a presença do Grupo no território nacional, especialmente nas regiões Nordeste e Sul. O hipermercado Carrefour, por exemplo, chegou pela primeira vez nos estados de Santa Catarina, Alagoas, Bahia e Piauí.
As vendas brutas do Grupo Carrefour Brasil totalizaram R$29 bilhões no 2T23, representando um crescimento total de 10% quando comparado com o mesmo período do ano anterior. O GMV total cresceu 30%, impulsionado, principalmente, por um aumento de 54% no 1P alimentar, e a expansão da margem bruta (+67 bps vs 2T22) alavancou-se em ganhos de escala na negociação com os fornecedores, fruto de sinergias que vieram com a integração com o BIG. A disciplina de custo manteve a rentabilidade do negócio legado em linha com patamares históricos, sendo a margem EBITDA ex-BIG de 7.0% contra 7.2% quando comparado com o segundo trimestre de 2022. Destaque, ainda, para a redução da alavancagem se comparado ao trimestre passado (2,44x no 12T22 para 2,17x no 2T22), em função da forte geração de caixa do trimestre, que somou R$ 4bi. Houve a conclusão da rolagem de ⅔ da dívida com vencimento em 2023 com linhas mais longas e fontes diversificadas: R$6,5 bilhões com Carrefour França e R$930 milhões em emissão de CRA. Além disso, concluímos, conforme a estratégia de cristalização de valor em ativos maduros, a operação de sale-leaseback de 5 lojas e 4 centros de distribuição, totalizando R$1,2 bilhão.
“Estamos começando um novo capítulo, concentrando nossos esforços em aumentar a eficiência e impulsionar o crescimento e a rentabilidade dos negócios, à medida que as lojas convertidas aumentam seu desempenho. O Grupo Carrefour Brasil está bem posicionado para se beneficiar de um ambiente macro que deve apresentar queda gradual das taxas de juros e recuperação do consumo. Com sua diversidade de formatos, ecossistema de serviços e oferta competitiva de produtos, estou certo que temos capacidade única para atender todas as necessidades dos clientes no mercado brasileiro,” enfatiza Stephane Maquaire, CEO do Grupo Carrefour Brasil.
Destaques das unidades de negócios
O Cash & Carry registrou vendas brutas de R$20,1 bilhões, sendo 6% maiores ao comparar com o mesmo período do ano passado. As lojas convertidas representaram crescimento de LfL de 12,8% no trimestre.
Já o Varejo cresceu 6,4% comparado com o 2T22 nas vendas brutas, totalizando R$7,5 bilhões no segundo trimestre de 2023. As Marcas Próprias Carrefour bateram recorde de vendas e representaram mais de 21% dos resultados.
O Sam’s Club apresentou receita líquida de R$1,3 bilhão no trimestre, com crescimento de vendas de 4,2% na base de mesmas lojas e de 8,4% na base de sócios ativos.
E, por fim, a receita trimestral do Banco Carrefour foi de R$1,3 bilhão, +19% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Expansão e abertura de lojas
O plano de expansão do Grupo Carrefour Brasil também segue e a previsão para o segundo semestre é abrir mais três unidades orgânicas do Atacadão, totalizando 15 inaugurações somente em 2023. Além disso, três novas lojas do Sam’s Club serão inauguradas no modelo de lojas combo – duas lojas de bandeiras diferentes em um mesmo espaço comercial. O Grupo está avançando no projeto de lojas “combo” envolvendo suas unidades de negócios com o intuito de explorar áreas de vendas e tráfego de clientes e apostando na sinergia de seus negócios. Hipermercados Carrefour e lojas do Atacadão, líder no setor de atacarejo no país, passarão a receber em seus terrenos lojas do Sam’s Club. As primeiras unidades com esse perfil vão sair do papel ainda este ano, no Rio de Janeiro e em Porto Alegre.
Estratégia de ESG
O Grupo Carrefour baseia a sua estratégia em 3 pilares principais: Combate à fome e desigualdades, diversidade e inclusão e Proteção do Planeta e Biodiversidade.
No pilar combate à fome e desigualdades, o Grupo Carrefour Brasil vem fortalecendo o exitoso projeto da Escola Social do Varejo (ESV). No último trimestre, o programa foi lançado no Morro do Caju (Rio de Janeiro) em parceria com a Fundação Gol de Letra, com o objetivo de preparar os jovens em condições de vulnerabilidade social para o mercado de trabalho. Ainda nesta frente, firmamos uma importante parceria com o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, para empregar 6 mil beneficiários do Programa Bolsa Família. Essa iniciativa já começou com contratações nos estados do Piauí, Pará e Ceará.
No que se refere à diversidade e inclusão, o Grupo vem desenvolvendo uma estratégia de gestão inclusiva e investindo no desenvolvimento e crescimento profissional dos colaboradores. Entre as medidas adotadas, no último trimestre foi lançado a nova turma do ELLAs – programa de aceleração de carreira feminina que já alcançou mais de mil colaboradoras – além do programa P.O.D.E.R – voltado para o desenvolvimento pessoal e profissional de 500 colaboradores negros e negras de todo o País.
No pilar de proteção de florestas e biodiversidade, temos implementado um plano rigoroso de monitoramento e controle de toda carne comprada pelo Grupo, pelas diferentes unidades de negócio. Todos os 20 fornecedores frigorificos atualmente ativos estão em conformidade com os processos, realizando o monitoramento da carne e submetidos a uma dupla checagem realizada a cada lote enviado ao Grupo. Neste trimestre, foram analisados mais de 8,7 milhões de hectares relacionados a 8.099 fazendas originárias de gado e que venderam animais aos frigoríficos, representando 100% do volume comprado no mesmo período. Atualmente, 8 frigoríficos fornecedores estão bloqueados por não atenderem os critérios de compra do Grupo.
Stephane Maquaire, CEO da Companhia, reforça a importância dos avanços nessa agenda tanto na frente de diversidade e inclusão quanto em questões ambientais: “Acreditamos no poder de transformação que esses programas têm tanto internamente quanto externamente, por isso as iniciativas de ESG estão no centro da nossa maneira de fazer negócio. Temos ciência do nosso compromisso e responsabilidade com a sociedade, clientes e com nossos 150 mil colaboradores”.
Relatório de Sustentabilidade 2022
A transparência com os compromissos e resultados da ESG é uma das premissas do Grupo Carrefour. Assim, destacamos que também publicamos esse mês nosso relatório de sustentabilidade com avaliação sobre a performance dos nossos resultados econômicos e socioambientais referente ao ano de 2022. O relatório pode ser consultado de forma integral por meio do link: Link
Sobre o Grupo Carrefour Brasil
Há 47 anos no país, o Grupo Carrefour Brasil é líder do varejo alimentar. A partir de uma plataforma omnicanal e multiformato, reúne operações de varejo e Cash & Carry, o clube de compras com o Sam’s Club, além do Banco Carrefour e de sua divisão imobiliária, o Carrefour Property. Atualmente, conta com os formatos Carrefour (hipermercado), Carrefour Bairro, Carrefour Market (supermercado), Carrefour Express (proximidade), Carrefour.com (e-commerce), Atacadão (atacado e atacado de autosserviço), Sam´s Club (Clube de compras), TodoDia (supermercado de descontos), Bom Preço e Nacional (supermercados), além de postos de combustíveis e drogarias. Presente em todos os Estados e Distrito Federal, sua operação já abrange mais de mil pontos de vendas. Maior empregadora privada do país, a empresa é a segunda maior operação dentre os países nos quais o Grupo Carrefour opera e uma das 20 maiores empresas listadas na bolsa brasileira (B3). Clique aqui e conheça mais sobre o Grupo.