fbpx
Cultura

Grupo Fato inicia turnê pelo Mercosul com o show Claro_Movimento

Depois de um período necessário de pausa nas apresentações presenciais – por conta das medidas sanitárias causadas pela pandemia – O Grupo Fato dá início à turnê pelo Mercosul com “Claro Movimento”. O espetáculo é uma construção assinada pelo diretor teatral, iluminador, compositor e professor Márcio Mattana, que trabalhou com o Grupo Fato em “Lembra?”, show que marcou os 25 anos do Fato, em 2019.

Para compor o espetáculo, Mattana brinca que o grupo o deixou “angustiantemente livre”. “Eles me mostraram o repertório e a partir daí fui construindo uma narrativa imagética com as canções e letras das músicas. Já estava tudo ali”.

O repertório do show, com cerca de 75 minutos de duração, tem 11 canções do álbum Claro_Movimento, outras quatro das mais marcantes da trajetória do grupo e ainda uma inédita, que reverencia os índios Nambiquara.

Os elementos cênicos escolhidos remetem às canções do grupo, que abordam temas e questões como movimento, transformação, paisagens, distâncias e passagem do tempo. A ideia é compor uma estética que remete aos viajantes exploradores e que se acentua pela luz e sombra ao longo do espetáculo. A iluminação, portanto, é o cenário do show, o que facilita o show itinerante.

Bagagem

Os figurinos têm assinatura da H-AL – Alexandre Linhares e Thifany F., dupla que veste o Fato desde 2011 e que trabalhou também com Elza Soares e outros artistas.

Para este trabalho eles se inspiraram no viajante e na viagem. “O que estamos fazendo nesses figurinos é resgatar a ideia do viajante. Tanto de quem passa por lugares desconhecidos, ainda não habitados, como de quem passa por lugares habitáveis e levam souvenirs consigo”, conta Alexandre. Para ele essa é uma referência aos caminhos percorridos e bagagens que as pessoas costumam carregar.

Neste trabalho, a dupla reforça o trabalho de reaproveitamento de materiais que marcam a pesquisa dos artistas. A H-AL produz Arte Têxtil desde 2007, com parâmetros de ecodesign e retalhos de confecções.  Com uma linguagem autoral intuitiva com propostas inesperadas, a marca registrada da dupla se mantém com valores e processos cada vez mais inegociáveis no sistema da moda, como upcycling, redesign, zero waste, localvore e economia circular, que estão presentes no figurino do show. “Para o figurino do fato vamos aproveitar peças antigas da marca Gôra e fazer um upcycling improvável. Será um trabalho individual e exclusivo”, acrescenta Thifany.

O show

No show, todos os integrantes do grupo cantam e tocam, com os pés, os tamancos de fandango caiçara e a Tamancalha, instrumento batedor manual de tamancos criado especialmente para o grupo em 2002, já que sonoridades percussivas são bastante presentes nos arranjos.

No espetáculo, Grace Torres está nos teclados; Ulisses Galetto no baixo e violão; Priscila Graciano na bateria e percussão; Daniel Fagundes na guitarra, baixo e percussão e Andrezza Prodóssimo, a mais nova integrante do grupo, no acordeon, teclados e percussão corporal.

O show é vivo e dinâmico, todos os integrantes mudam de posição com frequência para cantar em solos, vocais e para trocar de instrumentos.

O Projeto é realizado com recursos do Programa de Apoio e Incentivo à Cultura: Fundação cultural de Curitiba e Prefeitura Municipal de Curitiba, com incentivo da Ademicon e do Shopping Mueller. Para as apresentações de Curitiba, o espetáculo conta com o apoio do Sesi Cultura Paraná, por meio do Edital Espetáculos e da cessão da sala Black Box do Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri, no centro de Curitiba. No show do dia 9, haverá transmissão ao vivo pelo Canal do YouTube do Sesi Cultura Paraná.

O álbum está à venda no link: https://tratore.com.br/smartlink/claromovimento

Ficha Técnica

Arranjos e Concepção Musical: Grupo FATO

Direção cênica: Márcio Mattana

Figurinos: H-AL – Alexandre Linhares e Thifany Faria

Concepção de Luz: Márcio Mattana

Técnico de Som: Valderval de Oliveira Filho

Fotos divulgação: Elis Ribeirete

Projeto Gráfico: Zeh Henrique Rodrigues

Registros fotográficos show: Manu Fuzaro

Coordenação Geral de Projeto: OQ Produções

Produção Executiva: Grace Torres e Ulisses Galetto

Assistência de Produção Executiva: Elis Ribeirete

 

SERVIÇO

 

CURITIBA

QUANDO: 7, 8 e 9 de abril às 19h

ONDE: sala BLACK BOX – Centro Cultural Sistema Fiep – Unidade Dr. Celso Charuri – Rua Paula Gomes, 270 – São Francisco – Curitiba PR

Entrada franca. Bilheteria abre 1 hora antes do espetáculo para a retirada de ingressos.

Comprovante de vacinação contra COVID-19 será solicitado na entrada.

BUENOS AIRES

QUANDO: 20 de abril às 20h30min

ONDE:  Dumont 4040 – https://www.instagram.com/dumont4040/

Santos Dumont 4040 – Capital Federal – Buenos Aires – Argentina

Ingressos: http://www.alternativateatral.com.ar/

MONTEVIDEO

QUANDO – 24 de abril às 20h

ONDE: Sala Camacuá – https://www.instagram.com/salacamacua/

Camacuá 575, 11000 Montevideo, Departamento de Montevideo, Uruguai

Ingressos: https://redtickets.uy/evento/Grupo-Fato-presenta-Claro_Movimiento/6817

PORTO ALEGRE

QUANDO: 27 de abril às 20h

ONDE: Teatro CHC Santa Casa – https://www.instagram.com/chcsantacasa/

Avenida Independência, 75 – Independência – Porto Alegre, RS

Ingressos: https://www.sympla.com.br/evento/grupo-fato-show-claro-movimento-turne-mercosul/1515497

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo