fbpx
Empreendedorismo

Grupo HEINEKEN investe em agenda de equidade de gênero e alcança 43% de mulheres em cargos de liderança

A companhia celebra os avanços com o início da segunda edição do programa de aceleração de carreira ‘Elas que Brilham’

São Paulo, 01 de novembro de 2024 – O Grupo HEINEKEN, comprometido em ter 50% das posições de liderança ocupadas por mulheres até 2026, atingiu a marca de 43% de mulheres em cargos de liderança, um salto de 6% em relação ao ano anterior. Entre as iniciativas que proporcionaram esse avanço está o programa “Elas que Brilham” – que tem como foco a aceleração de carreira para mulheres que atuam em áreas majoritariamente ocupadas por homens, a fim de capacitá-las e torná-las líderes dentro do período de 12 meses.

A primeira edição do Elas que Brilham teve início em setembro de 2023 e contou com a participação de 11 colaboradoras de áreas de produção, das quais 90% foram aprovadas no programa e promovidas. A nova turma terá 15 participantes de diversas regiões do Brasil e, para esta edição, além da área de Produção, o programa também será focado em Vendas e Distribuição.

Segundo o último censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 51,5% da população brasileira é composta por mulheres, no entanto, de acordo com a Confederação Nacional da Indústria (CNI), apenas 29% dos cargos de liderança nas indústrias no Brasil são ocupados por pessoas deste gênero. Esses dados reforçaram a necessidade de empresas, como o Grupo HEINEKEN, implementarem políticas que intensifiquem suas ações em prol da equidade. Os resultados das iniciativas já são percebidos: o projeto Elas que Brilham, por exemplo, representou um complemento de 4% em representatividade feminina dentro da área de Produção da companhia, que hoje conta com 33,3% de mulheres líderes.

“Participar da primeira turma do Elas que Brilham mudou minha vida. Foi uma aceleração profissional e pessoal, com treinamentos técnicos e de liderança. Hoje, como Coordenadora de Packaging na cervejaria de Jacareí, posso aplicar o que aprendi, impulsionando o desenvolvimento e a felicidade do meu time. Quero ser uma referência para outras mulheres que desejam ocupar seu espaço também na produção”, afirma Ana Karolinne Nascimento.

Além de investir no desenvolvimento das mulheres que já atuam na organização por meio de um mapa de sucessão sólido e de um plano de desenvolvimento pessoal robusto que prevê mentorias e treinamentos, a companhia também tem como estratégia a criação de vagas afirmativas – ou seja, a intencionalidade. “Desde 2021, estamos comprometidos em ampliar a presença de mulheres líderes no mercado cervejeiro brasileiro. Com nossas iniciativas, reforçamos a liderança feminina, especialmente em áreas predominantemente masculinas. Já atingimos 43% da meta, mas nossas ações de atração, retenção, promoção e desenvolvimento de mulheres continuam. Ainda temos dois anos para alcançar os 50%”, destaca Andrea Bianchi, Diretora de Pessoas do Grupo HEINEKEN.

Para marcar a segunda edição do Elas que Brilham, que teve início nesta semana, foi realizado um evento exclusivo em São Paulo, com a presença de lideranças da companhia e um painel conduzido pela experiente árbitra Edina Batista, que discutiu os desafios de carreira para mulheres em áreas historicamente ocupadas por homens.

Compromisso integral e constante

O compromisso do Grupo HEINEKEN com a equidade de gênero se estende a todos os níveis hierárquicos da empresa. Atualmente, 44,4% dos cargos de liderança em vice-presidência são ocupados por mulheres, a exemplo, Raquel Zagui, Vice-Presidente de Pessoas, foi recentemente anunciada como nova Head Global de Diversidade, Equidade e Inclusão da companhia, um reconhecimento ao trabalho liderado por ela com os avanços da agenda de diversidade no Brasil.

Além disso, em março deste ano, o Grupo HEINEKEN, por meio da campanha “Verdades Difíceis de Engolir”, convidou o mercado para uma reflexão sobre a realidade da equidade de gênero no ambiente de trabalho. A companhia convidou executivos e executivas do mercado, inclusive de seu time, para experimentar uma bebida sem álcool desenvolvida exclusivamente para essa ação. A “Lidera”, como foi nomeada, possuía um sabor que refletia a experiência das mulheres no mercado de trabalho: desagradável.

Após sentir o sabor, os participantes puderam ver no rótulo a lista de ingredientes que representam as verdades ainda difíceis de engolir pelas mulheres, com informações cruciais, como o fato de que apenas 29% dos cargos de liderança são ocupados por mulheres, incentivando os consumidores e empresas a se envolverem na mudança desse cenário.

Confira a campanha na íntegra por meio do Link

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo