Turismo

Grupo Prima anuncia maior investimento privado no turismo brasileiro

Cerimonial da Pedra Fundamental marcou o início das obras no litoral norte da Bahia, que terá três resorts de altíssimo luxo e aeródromo

Em uma emocionante celebração, foram feitos anúncios importantes relacionados à infraestrutura da região, como: licitação para a ampliação do sistema de abastecimento de água e para implantação do sistema de esgotamento sanitário com entroncamento à ETE (Estação de Tratamento de Efluentes) já construída pelo Grupo Prima; licitação para implantação de ciclovia com urbanização no acesso à orla da praia de Baixio; convênio com o município de Esplanada para requalificação da Praça de Palame; e pavimentação para o município de Esplanada.

O evento contou com a presença dos principais executivos da companhia, como o CEO Rubén Escartín, sócios e diretores, além do governador do estado da Bahia, Jerônimo Rodrigues, e importantes autoridades, tais como a embaixadora da Espanha no Brasil, Maria Del Mar Fernandez Palacios, o consul-geral da Espanha para o Nordeste, Ignácio Perez Cãmbra, e o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, além de outras autoridades.

A cerimônia representou um marco importante para o projeto do Grupo Prima, que vem sendo cuidadosamente planejado desde 2008. “Estamos muito entusiasmados em dar início a este projeto que, há anos, é um sonho nosso. Desde 2008, nossa equipe tem trabalhado incansavelmente para transformar essa visão em realidade, que é desenvolver nesse local o mais novo destino turístico e imobiliário com relevância internacional que se destaca pelo alto nível de sofisticação e conforto. Para isso se tornar realidade, o investimento de R$ 5.6 bilhões será o maior já aplicado para desenvolver um destino turístico no Brasil, num período de dez anos”, afirmou o CEO Rubén Escartín.

Além dos resorts e branded residences, o Grupo Prima construirá um aeródromo com capacidade de receber aviões comerciais de grande porte, heliporto, resorts de alto luxo, glamping e infraestrutura autossustentável com sua própria produção e tratamento de água e de energia renovável (solar e biogás). Isso porque a sustentabilidade e a responsabilidade social são os maiores compromissos do Grupo Prima. “Todas as etapas da construção respeitam o meio ambiente local e beneficiam as comunidades no entorno. Cada detalhe está sendo cuidadosamente planejado para preservar a beleza natural do local, criando um ambiente que promove a conexão com a natureza e a sustentabilidade. As acomodações de luxo e os serviços personalizados serão construídos para garantir que cada visitante tenha uma estada inesquecível, onde o bem-estar e a sustentabilidade são prioridades.” afirma Escartín.

Hoje, estão em operação em Baixio o Hotel Boutique & SPA Ponta de Inhambupe e a Pousada de charme Aldeola, ambos de propriedade do Grupo Prima e geridos pela Slaviero, além do Condomínio Ponta de Inhambupe e o Centro Comercial, onde ficam as sedes do Instituto VOAR e da Baixio Turismo.

Segundo o governador do Estado, “a Bahia se consolida cada vez mais e reafirma seu lugar de destaque no turismo nacional e internacional. Este é um setor em franco crescimento e isso representa também uma via de desenvolvimento para o estado, dinamizando a nossa economia e gerando emprego e renda para milhares de baianos e baianas. A promoção do turismo de forma sustentável, com o grande aporte de infraestrutura que temos feito em toda a Bahia, atrai investimentos e traz importantes benefícios tanto para quem vive aqui como para aqueles que nos visitam”, afirmou Jerônimo Rodrigues.

“O Governo do Estado preparou a Bahia para receber investimentos privados sustentáveis, em um ambiente com segurança jurídica e ações estruturantes. No caso do turismo em Baixio, temos feito a promoção desse atrativo da Costa dos Coqueiros, em feiras nacionais e internacionais, capacitação de mão de obra e apoio a eventos que atraem visitantes à região, uma das mais procuradas do Brasil. Esse novo empreendimento do Grupo Prima qualifica o destino Bahia, incrementa o nosso fluxo turístico e abre muitas vagas de trabalho para os baianos”, disse Maurício Bacelar, secretário de Turismo da Bahia

Instituto VOAR impulsiona o desenvolvimento socioeconômico da região

Com ações sérias para Baixio ser um verdadeiro destino sustentável, o Grupo Prima criou em 2008 o Instituto VOAR, visando desenvolver a capacidade profissional dos habitantes da região, profissionalizar trabalhadores nativos e incentivar o comércio local.

VOAR é uma abreviação dos quatro pilares que sustentam o plano de sustentabilidade para Baixio: Valor, Oportunidade, Aprendizado e Responsabilidade. O instituto é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos que atua em Baixio e seu entorno com ações e projetos que têm beneficiado diretamente mais de 1.500 pessoas desde o início das atividades.

O Instituto VOAR lidera uma parceria de longo prazo com Fecomércio-BA; SESC-BA; SENAC-BA, SEBRAE-BA e a SETRE – Secretaria Estadual do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte e suas instituições, oferecendo cursos profissionalizantes que já formaram mais de 800 pessoas. Somente em 2023, foram oferecidas mais de 250 vagas para as áreas de turismo, hotelaria, gastronomia, empreendedorismo e construção civil.

Para conhecer melhor as atividades do VOAR, basta seguir o perfil do instituto no Instagram, @institutovoar

Sobre o Grupo Prima

O Grupo Prima, estabelecido em 2005 em Salvador, Bahia, é reconhecido por seus empreendimentos que se destacam nos mercados turístico e imobiliário pela tecnologia, sustentabilidade, sofisticação e luxo. Um exemplo é o Hotel Fasano Salvador, empreendimento de sua propriedade, localizado na Praça Castro Alves, e inaugurado em dezembro de 2018 após retrofit; assim como projetos emblemáticos como o residencial Horto Barcelona e o Horto Parque Barcelona, ambos no Horto Florestal; o Torre Barcelona, no Corredor da Vitória, e o Morro Ipiranga Residence, na Barra. Comprometida com questões sociais e ambientais, a companhia foca seus investimentos em desenvolver um destino turístico e imobiliário com reconhecimento internacional em Baixio.

Durante sua jornada, o Grupo Prima conquistou reconhecimentos importantes: a Comenda 2 de Julho para o CEO Rubén Escartín; o Prêmio ADEMI-BA de Empresa Revelação 2019 e Empresa do Ano 2023; o Prêmio Master Imobiliário 2023 na categoria “Empreendimento/Retrofit”, com o case “Retrofit Edifício A Tarde”, e o Prêmio Internacional de Arquitetura TILE 2023, pelo projeto Horto Parque Barcelona. Além do selo LEED Platinum, certificação de alto nível concedida pela Green Building Council a edifícios ou projetos que atendem a rigorosos critérios de sustentabilidade, pelo empreendimento Sublime Horto House, em Salvador.

Redação JBA Notícias

Recent Posts

Boxe Brasileiro com melhor equipe da Copa do Mundo

O boxe brasileiro terminou a última etapa da Copa do Mundo da modalidade, em Sheffield,…

7 minutos ago

IBEF-PR promove debate sobre a Reforma Tributária com Executivos de Finanças do Paraná

O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças realizou, em novembro, o IBEF Talks, um encontro…

9 minutos ago

Apras Experience Foz do Iguaçu comemora conquistas do setor supermercadista de 2024

Entre os dias 22 e 24 de novembro, o Hotel Bourbon Cataratas do Iguaçu Thermas…

15 horas ago

1º Encontro de Veículos Antigos do Sudeste prossegue neste domingo com entrada franca em São Roque (SP)

Uma verdadeira viagem ao passado, que encanta e emociona apaixonados de todas as idades. O…

15 horas ago

Em ação historica AMSTEL e MAGAZINE LUIZA unem forças

São Paulo, novembro de 2024 - A Amstel, patrocinadora oficial das competições oficiais da CONMEBOL, incluindo…

18 horas ago

PCPR prende 134 pessoas por crimes de exploração e abuso infantil

A Polícia Civil do Paraná (PCPR) prendeu 134 pessoas por crimes de exploração e abuso…

18 horas ago