fbpx
Cidadania

Grupo Risotolândia fecha parceria com ONU e Exército Brasileiro e contrata refugiados venezuelanos

A Operação Acolhida é uma iniciativa do governo brasileiro para atender às exigências da ONU no apoio ao alto fluxo migratório de venezuelanos. Desde abril de 2018 mais de 5.600 refugiados já chegaram ao Brasil e foram interiorizados em diferentes cidades do PR e SC, conforme determinação de agentes da ONU. No entanto, ainda existem mais de 30 mil refugiados na fronteira seca do Brasil (Boa Vista x Venezuela).

O que muitos não sabem é que tal como os brasileiros os refugiados também podem trabalhar regularmente, inclusive com CTPS. De acordo com a Convenção das Nações Unidas de 1951, da qual o Brasil é signatário da Lei. 9.474/97, é garantido o acesso aos direitos trabalhistas a pessoas em condições de refúgio. A ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) é quem faz essa ponte com as empresas.

“Nós fizemos um pacto com a ONU. O Exército providencia a moradia e alimentação, para o primeiro mês, nós fazemos entrevistas on-line e os exames admissionais, que são feitos em Boa Vista, e promovemos a inserção laboral. Com isso, asseguramos que os refugiados cheguem ao país com ocupação, salário e todos os benefícios de um colaborador”, explica Kamille Dantas – gerente de RH do Grupo Risotolândia.

Entre os benefícios ofertados pelo Grupo Risotolândia estão: ambiente de aprendizagem, alimentação no local de trabalho, biblioteca, campanhas de incentivo, cartão farmácia, desconto em universidades e escolas de idiomas, estacionamento gratuito, plano de saúde e odontológico, seguro de vida, universidade corporativa com cursos 100% online e gratuitos, vale alimentação e transporte.

Os seis profissionais já contratados pelo Grupo iniciaram na empresa no final de junho e, mesmo em fase de adaptação com o país e o ambiente de trabalho, a experiência já mostra resultados enriquecedores. “Os refugiados ainda estão se acostumando com a nova vida. Em pouco tempo já vimos que são profissionais que enriquecem o ambiente, têm domínio de outro idioma e promovem a diversidade”. Kamille falou ainda sobre a responsabilidade social das empresas nesse importante projeto da ONU. “É um compromisso com a sociedade e nós precisamos colaborar. Por isso, a nossa preocupação é sempre promover oportunidades de trabalho digno e justamente remunerados a todos”, complementa Kamille.

A Risotolândia já contratou seis profissionais venezuelanos que foram alocados em vagas operacionais da matriz da empresa, localizada em Araucária – PR. Eles estão trabalhando no setor de massas, preservação e meio ambiente. Outras grandes empresas também já firmaram o mesmo acordo com a ONU.

Sobre o Grupo Risotolândia

A Risotolândia vai completar 70 anos de mercado em 2023 e é a maior do sul do país no setor de refeições coletivas, além de estar entre as 8 maiores do país. Atende diariamente, com mais de 500 mil refeições e suas diferentes marcas, escolas públicas e particulares, hospitais, empresas e presídios.

Site: www.risotolandia.com.br

Artigos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo